(Avaliação) Fiat 500e é um pequeno notável

O 500e, pequeno Cinquecento em sua variação elétrica, é um carrinho que pouca gente lembra. Talvez seja pelo preço salgado dessa versão única Icon, R$215 mil, ou pelas poucas unidades em estoque (todas modelo 2022, o que abre espaço pra pechinchar na hora da compra), mas o fato é que o pequeno notável da Fiat tem vendas tímidas.

Com esse charme, difícil achar outro elétrico igual. Já com tanta história pra contar, é impossível: em sua primeira fase, chamada de “Topolino”, o Fiat 500 iniciou a produção em 1936, seguida da segunda geração, que durou de 1957 até 1975. Renasceu em 2007 modernizado, mas com design retrô, e trocou de geração em 2020, seguindo com a mesma pegada charmosa do carro dos anos 60. Querendo ou não, são 87 anos de estrada, mérito só dele, praticamente.

O pequeno carrinho, mesmo que seja tão delicado e simpático, ainda é mais longo e largo que um Mobi, e supera o Fiat nacional também no entre-eixos. Mas não se engane: dentro do 500e, italiano legítimo, cabem mais de dois ocupantes só com aperto. O ideal é ter motorista e passageiro dianteiro lado a lado, e com espaço suficiente (com 1,88 m de altura e mais de 120 kg, me senti mais folgado nele do que no Mobi, por exemplo), enquanto no banco traseiro o vão para pernas e cabeça é muito limitado, ideal para criancinhas. Sem falar no acesso complicado.

Para o porta-malas sobra menos ainda, só 185 litros, em um compartimento que se beneficia pela profundidade, mas com abertura mínima. Quem quiser mais espaço, vai precisar baixar o banco traseiro, chegando assim em interessantes 550 litros. Mas o chame é ter um carrinho pequeno, ágil pra passar em qualquer vão e caber em qualquer vaga, especialmente na loucura do trânsito paulistano, por exemplo. Se chama a atenção? Pouca, o tanto quanto um 500 de geração anterior, aquele feito no México.

Na hora de guiar, um dos pontos que conquista nesse Fiat é a esperteza e agilidade. Além do tamanho todo citadino, faz parte do conjunto do 500 elétrico uma direção bastante precisa e direta, que é um tanto controversa com o enorme volante de dois raios, remetendo ao carro de 1957. Mesmo com diâmetro e estilo que remete a um timão (aro fino), logo se acostuma a comandar o carrinho com o enorme volante. Uma tocadinha pra cá, alguns graus pra lá, e o charmoso hatch já segue a trajetória comandada, e a mesma calibração fina está no sistema de freios, tirando o pecado dos tambores na traseira.

E um enorme detalhe: são quase 120 cv de potência e mais de 22 mkgf de torque imediato que saem do seu motor elétrico dianteiro. A cavalaria, por exemplo, supera SUVs como Nissan Kicks, Chevrolet Tracker 1.0 turbo e muitos hatches compactos por aí, enquanto a força é digna de sedans médios. Pra quem olha seu porte e analisa os números de ficha técnica, logo fica com a mente “poluída” por pensamentos mirabolantes do quanto o carrinho elétrico deve acelerar e o quão curto deve ser seu tempo de 0 a 100 km/h, por exemplo. Mas…

Solidez é uma das coisas que esse 500e transpira. Basta analisar melhor suas linhas (e, principalmente, dar uma voltinha) que ele parece, inclusive, ser mais robusto que os pequenos da JAC, Renault e Caoa-Chery. Pudera, mais de 1.350 kg em ordem de marcha pra esse tamanhinho de carro é bastante coisa, mas não há muito o que fazer em um elétrico como ele, que precisa levar pra todo canto um conjunto de baterias de 42 kWh que beira, sozinho, os 300 kg. Consumo, alcance e recarga vamos falar mais pra frente.

Olhando com mais atenção, ele transparece solidez e tem aparência robusta, apesar do tamanho pequenininho (Foto: Lucca Mendonça)

Voltando ao desempenho, aquelas ideias doidas de o quanto ele pode acelerar ficaram para trás depois de saber da relação peso/potência tímida, certamente. Só que, como o torque dele é imediato, e a proposta não é ter um carro que faça as melhores arrancadas com as maiores velocidades, saiba que os tais cv de potência e mkgf de força surpreendem no Fiat.

Dos três modos de condução, nenhum aguça a esportividade ou coisa do tipo, mas no Normal, que o deixa mais forte, é nítido o pique do 500e pra acelerar, especialmente até os 70 ou 80 km/h. São nas arrancadas e retomadas de baixas velocidades que ele tira sorrisos de quem está ao volante, e nem mesmo o peso excessivo do carrinho o deixam lento. Superando os 9 segundos que a Fiat declara oficialmente, em um bom momento conseguimos cumprir a prova de 0 a 100 km/h em pouco mais de 8,8 segundos. É bastante ágil.

O indicado é que ele não vá muito além das avenidas rápidas, só que, durante a semana de testes, o subcompacto elétrico enfrentou, pelo menos, 400 km de rodovias. A velocidade máxima de 150 km/h não faz ninguém correr perigo de “ser atropelado por um Scania”, mas seu tamanho compacto não impõe muito respeito, digamos assim. Chamaram a atenção, positivamente, a estabilidade direcional mesmo nas maiores velocidades, e o quão “no chão” ele é aos tais 150 por hora.

Na hora das curvas, parece um kart: quase sempre “na mão”, o Fiatzinho se beneficia pelo centro de gravidade baixo e carroceria próxima do solo, contornando com segurança mesmo os trechos de ângulo mais fechado, onde o menor entre-eixos ajuda. Os pneus de perfil alto que ele usa, próprios para elétricos, cantam um pouco, mas sua dinâmica apurada não faz feio frente a um esportivo ou coisa do tipo. A calibração durinha das molas e amortecedores servem pra isso, mesmo tirando um pouco do nível de conforto dos ocupantes, que, ainda assim, pode ser colocado como “bom”.

Há outros dois modos pra quem não quer desempenho. O Range foca no maior alcance, reduzindo o poderio do trem-de-força, economizando no ar-condicionado e aumentando a regeneração automática de energia (ela funciona sempre, vale falar, mas varia de acordo com o modo de condução). Já o Sherpa, apesar do nome estranho, tem missão nobre: levar o 500e mais longe ainda, e, de quebra, regenera a ponto de o motorista não precisar usar o pedal do freio. No Sherpa, aliás, ele não passa de 80 km/h, mantendo, ao menos, a agilidade não muito distante do modo Normal.

Loucura, ou não, saindo de Sorocaba com 100% de carga, enfrentei quase 100 km de viagem até São Paulo capital, pra logo em seguida retornar ao meu ponto de partida no interior. Ida e volta no modo Sherpa, sofrendo com alguns buzinaços de caminhões na traseira do 500e, terminei o “bate e volta” de cerca de 220 km com mais 75 km de alcance indicado no painel. No final da semana de testes, após 660 km, a média era de 7,5 km/kWh. Significa que ele conseguiria rodar 280 km com uma carga completa naquelas condições, mesclando os três modos, mas com uso maior do Sherpa.

Mescla de cores internas é muito bem pensada, mas tons claros mostram sujeira com mais facilidade (Foto: Lucca Mendonça)

Fica abaixo dos 320 km de autonomia que diz a Fiat pelo ciclo WLTP, o que não é novidade falando dos elétricos numa maneira geral. Pra um carrinho urbano do seu nível de desempenho e agilidade, e com essa carroceria “massuda”, está só um pouco aquém do esperado. Lado bom é que os contidos 37 kWh de capacidade útil da bateria são logo recuperados nos wallbox ou eletropostos, em especial nos ultrarrápidos. No kit, além do reparador de pneus, o 500e traz um carregador portátil para tomadas residenciais de 220V.

Sentado em posição ereta, lembrando a sensação de estar em uma poltrona da sala de casa, quem dirige o 500e precisa se acostumar com algumas particularidades: uma porta enorme e pesada, bancos em altura mediana (não tão baixos, nem altos demais), volante levemente torto e inclinado (detalhes do projeto, fazendo com que um braço esquerdo vá mais esticado que o direito), as chaves de seta pequenas (ficam “escondidas” atrás do enorme volante e um pouco longes do alcance das mãos), sem falar na maçaneta interna que dá lugar a um botão (calma: se der problema, na parte de baixo da porta há um sistema mecânico de abertura das portas). Fora que, por ser pequeno, sistemas como o ar-condicionado/ar-quente cumprem sua função em tempo recorde, e a cabine é privilegiada com uma bela acústica. Peculiaridades típicas de um carro italiano histórico, e que caem bem no 500e.

Gostou e quer um? Basta procurar alguma concessionária que tenha em estoque, e negocie seu preço final, até porque os carros 0 km ainda são do ano passado. Um novo lote não deve demorar para chegar. Ah, e pode escolher qual cor quiser: todas são inclusas no preço final, mesmo esse verde metálico.

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Ficha técnica:

Concepção de motor: elétrico, dianteiro, refrigeração líquida de baterias e propulsor, conjunto de baterias de íon-lítio instaladas no assoalho, capacidade de energia de 42 kWh
Carregamento: entrada Tipo 2, recarga via eletropostos (de cerca de 50min. até 06h30min., dependendo da força), wallbox (cerca de 6h30min.) e tomadas 220V (cerca de 24h00min). Regeneração de energia durante condução e modo One Pedal
Potência: 118 cv a 4.200 rpm
Torque: 22,4 mkgf
Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo de torção com molas helicoidais
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
Pneus e rodas: Goodyear Efficientgrip Electric Drive, medidas 195/55 e rodas de liga-leve aro 16
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 3,63 m/1,68 m/1,53 m/2,32 m
Porta-malas: 185 litros
Alcance: 320 km (ciclo WLTP) ou 227 km (ciclo PBEV)
Peso em ordem de marcha: 1.352 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,0 segundos
Velocidade máxima: 150 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$214.990

Itens de série:

Cabo de carregamento padrão – 1,8 kW monofásico, Carregamento Wireless para Smartphone (até 15W) com luz indicadora de uso, Central multimídia Uconnect com tela 10,25″ sensível ao toque (Rádio AM/FM; Bluetooth; Conexão sem fio Android Auto e Apple Carplay; Entradas USB no painel frontal e console central; Comandos da climatização; Reconhecimento de voz), CONNECT////ME (assinatura opcional) – APP mobile; SOS call; Assistente de condução; Alerta manutenção; Notificação antifurto; Monitoramento de performance e eficiência; atualizações; Localização remota; 4G Wi-Fi e hotspot, Keyless entry full eletric (sistema elétrico de abertura e fechamento das portas), Keyless go (Sistema de partida do motor por botão), Lane centering (Alerta com auxílio para detecção de faixa), Lane control (alerta para identificação de faixas), Monitoramento de ponto cego no retrovisor externo, Parking assist com sensores de estacionamento 360°, Quadro de Instrumentos com visor 7″ full digital de alta resolução personalizável com monitoramento das funções do veículo e  integração com multimídia, Sistema de ajuste modo de condução (NORMAL; RANGE; SHERPA), Teto Solar panorâmico em vidro fixo, Transmissão automática com comando por botões no painel(Estacionar, Dirigir, Ré,Neutro), ACC (Piloto automático adaptativo com sistema Traffic Jam para controle automático de frenagem e aceleração em congestionamentos e trânsito lento), Alarme antifurto, Ar condicionado automático digital com agendamento para pré-climatização, AVAS – alerta sonoro de pedestres (Ativo em velocidade abaixo de 20 km/h), Aviso visual e sonoro para uso de cinto de segurança para todos os passageiros, Banco do motorista com ajustes de altura (4 posições) e sistema “easy entry” para o banco traseiro, Banco traseiro bi-partido (50/50), Bancos em couro bicolor ecológico com grafia exclusiva e logo 500-e, Brake-light, Câmera de ré com linhas dinâmicas, Controle eletrônico de tração e estabilidade (TC + ESC), Direção elétrica, Espelho Retrovisor interno eletrocrômico, Faróis dianteiros com sistema Welcome Animation., Freio de mão eletromecânico com Hill Holder (assistente de partida em aclives), Frenagem de emergência por detecção de obstáculos, Gancho universal para fixação cadeira criança (ISOFIX) dois atrás e um no banco do passageiro dianteiro, Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, Luzes de neblina traseiras, Reconhecimento de sinalização em via para limite de velocidade, Retrovisores externos com ajustes elétricos, Rodas de liga leve 16″ (pneus 195/55 R16) com acabamento escurecido (+ kit de reparação), Sensor crepuscular e de chuva, Sistema de ajuste automático para farol alto, Sistema de navegação inteligente ON BOARD (Mapas by TOM TOM), Sistema de som com 6 alto falantes, TPMS (sistema de monitoramento da pressão dos pneus), Vidros elétricos com sistema one touch, Volante bicolor em couro multifuncional (controle de Multimídia, assistente de condução e funções do quadro de instrumentos), Volante com ajuste de altura e profundidade, 6 Air bags (2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina)

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.