(Lançamento) Range Rover Velar agora é só eletrificado e começa em R$625 mil
SUV grande todo futurista da Range Rover, o Velar linha 2023 já está no Brasil. Apesar de manter praticamente o mesmo design, ainda moderno, desde 2017, o modelo passa agora por boas melhorias mecânicas. O motivo é simples: leis de emissão de poluentes, eficiência energética e redução de consumo de combustível.
A escolha da fabricante inglesa foi adotar propulsão mista de combustão e eletricidade em toda a linha, composta por três versões de acabamento: R-Dynamic S, de R$624.900, R-Dynamic HSE P404, de R$653.510, e R-Dynamic HSE P340, topo de linha tabelada em R$681.950. Valores, em média, R$80 mil mais caros do que os da linha 2022! As duas primeiras versões são híbridas plug-in (PHEV), enquanto a mais cara usa o sistema semi-híbrido 48V (MHEV), através da união de motor de arranque com alternador (BSG).
Com as versões PHEV, recarregáveis em eletropostos ou wallbox num tempo que varia de 45 minutos a 3 horas, dependendo da força da fonte de eletricidade, o Velar consegue alcance totalmente elétrico de até 53 km. Para isso, além de um motor elétrico traseiro, o conjunto híbrido conta com baterias de íon-lítio instaladas sob o assoalho do porta-malas. São 17,1 kWh de capacidade de carga.
Queimando gasolina aqui está um 2.0 16v turbo de quatro cilindros em linha e injeção direta, que trabalha em conjunto com a propulsão elétrica. A Range Rover não entrou em detalhes dos números de cada motor separadamente, mas divulga 404 cv de potência e 65,2 mkgf de torque combinados. Bem como 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e velocidade máxima na casa dos 210 km/h pelos dados da fabricante. O consumo declarado é animador: apenas 2,2 litros/100 km, o que dá mais de 45 km/l nas melhores condições da propulsão híbrida.
Já a versão mais cara também tem tração integral, mas um 3.0 turbo a gasolina, com seis cilindros em linha e injeção direta. São 340 cv de potência e 49 mkgf de torque num conjunto já utilizado no jipão moderno Defender. O BSG atua como “parceiro” do 3.0 durante a condução, fornecendo força extra. Vale falar que, tanto nos carros 2.0 turbo quanto nos 3.0 turbo existe o mesmo câmbio automático de oito velocidades. É mais lento que os PHEV P404: vai de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos, mesmo cravando maior velocidade máxima.
As novas versões PHEV, plug-in, tem como destaques os detalhes em preto brilhante pela carroceria, teto-solar panorâmico, generosa multimídia de 10”, comandos do ar-condicionado automático por tela touchscreen, head-up display, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e por aí vai. Agora existe ainda conexão do carro com o smartphone do proprietário através do sistema InControl Telematics, que permite comandos e funcionalidades à distância via aplicativo.
Rivalizando com Mercedes-Benz GLC Coupé, Audi Q8, Porsche Cayenne Coupé e cia, o Range Rover Velar tem design fluído e esportivo. Não é coupé, mas aposta nas janelas estreitas e vidro traseiro com caimento generoso para um SUV tão grande de 4,80 m de comprimento por 1,93 m de largura e quase 1,70 m de altura. Como suprassumo estão a distância entre-eixos de mais de 2,87 m e o enorme porta-malas, com quase 680 litros de capacidade.
O Range Rover Velar 2023 já começa a surgir na rede de concessionárias da marca ainda em dezembro. Como padrão há garantia de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.