(Lançamento) Range Rover Velar agora é só eletrificado e começa em R$625 mil

SUV grande todo futurista da Range Rover, o Velar linha 2023 já está no Brasil. Apesar de manter praticamente o mesmo design, ainda moderno, desde 2017, o modelo passa agora por boas melhorias mecânicas. O motivo é simples: leis de emissão de poluentes, eficiência energética e redução de consumo de combustível.

Foto: Range Rover/divulgação

A escolha da fabricante inglesa foi adotar propulsão mista de combustão e eletricidade em toda a linha, composta por três versões de acabamento: R-Dynamic S, de R$624.900, R-Dynamic HSE P404, de R$653.510, e R-Dynamic HSE P340, topo de linha tabelada em R$681.950. Valores, em média, R$80 mil mais caros do que os da linha 2022! As duas primeiras versões são híbridas plug-in (PHEV), enquanto a mais cara usa o sistema semi-híbrido 48V (MHEV), através da união de motor de arranque com alternador (BSG).

Foto: Range Rover/divulgação

Com as versões PHEV, recarregáveis em eletropostos ou wallbox num tempo que varia de 45 minutos a 3 horas, dependendo da força da fonte de eletricidade, o Velar consegue alcance totalmente elétrico de até 53 km. Para isso, além de um motor elétrico traseiro, o conjunto híbrido conta com baterias de íon-lítio instaladas sob o assoalho do porta-malas. São 17,1 kWh de capacidade de carga.

Foto: Range Rover/divulgação

Queimando gasolina aqui está um 2.0 16v turbo de quatro cilindros em linha e injeção direta, que trabalha em conjunto com a propulsão elétrica. A Range Rover não entrou em detalhes dos números de cada motor separadamente, mas divulga 404 cv de potência e 65,2 mkgf de torque combinados. Bem como 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos e velocidade máxima na casa dos 210 km/h pelos dados da fabricante. O consumo declarado é animador: apenas 2,2 litros/100 km, o que dá mais de 45 km/l nas melhores condições da propulsão híbrida.

Foto: Range Rover/divulgação

Já a versão mais cara também tem tração integral, mas um 3.0 turbo a gasolina, com seis cilindros em linha e injeção direta. São 340 cv de potência e 49 mkgf de torque num conjunto já utilizado no jipão moderno Defender. O BSG atua como “parceiro” do 3.0 durante a condução, fornecendo força extra. Vale falar que, tanto nos carros 2.0 turbo quanto nos 3.0 turbo existe o mesmo câmbio automático de oito velocidades. É mais lento que os PHEV P404: vai de 0 a 100 km/h em cerca de 6,5 segundos, mesmo cravando maior velocidade máxima.

Foto: Range Rover/divulgação

As novas versões PHEV, plug-in, tem como destaques os detalhes em preto brilhante pela carroceria, teto-solar panorâmico, generosa multimídia de 10”, comandos do ar-condicionado automático por tela touchscreen, head-up display, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e por aí vai. Agora existe ainda conexão do carro com o smartphone do proprietário através do sistema InControl Telematics, que permite comandos e funcionalidades à distância via aplicativo.

Rivalizando com Mercedes-Benz GLC Coupé, Audi Q8, Porsche Cayenne Coupé e cia, o Range Rover Velar tem design fluído e esportivo. Não é coupé, mas aposta nas janelas estreitas e vidro traseiro com caimento generoso para um SUV tão grande de 4,80 m de comprimento por 1,93 m de largura e quase 1,70 m de altura. Como suprassumo estão a distância entre-eixos de mais de 2,87 m e o enorme porta-malas, com quase 680 litros de capacidade.

Foto: Range Rover/divulgação

O Range Rover Velar 2023 já começa a surgir na rede de concessionárias da marca ainda em dezembro. Como padrão há garantia de três anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.