(Lançamento) Ram Classic mira mercado das picapes médias com bom custo X benefício

Grande por preço de média. Esse é o mote da nova Ram Classic, que aposta no bom custo X benefício para bater de frente com as badaladas Toyota Hilux, Ford Ranger e VW Amarok, por exemplo, em suas versões mais caras. Essa Classic, na realidade, é a geração antiga da atual 1500, e está em produção desde 2008. Apesar disso, ainda é oferecida nas Américas como opção mais em conta dentro da gama Ram.

Foto: Ram/divulgação

Fabricada no México, a novidade vem equipada com o maior motor da categoria: um V8 de 5.7 litros, aspiração natural e que só bebe gasolina, rendendo nada menos que 400 cv de potência com 56,7 mkgf de torque. A usina de força carrega o famoso nome HEMI (que remete às suas câmaras de combustão hemisféricas), bastante cultuado entre os fãs de caminhonetes mundo afora. Uma caixa de câmbio automática de oito velocidades e tração 4×4 com reduzida estão no pacote.

Foto: Ram/divulgação

Mesmo não sendo dos projetos mais recentes, esse V8 HEMI da Ram Classic faz dela a picape mais potente do Brasil e conta com desativação de quatro de seus oito cilindros em V quando não é muito exigido. Isso, claro, poupa até 20% de combustível, segundo a marca. Outro destaque é o característico som de um V8, que só ela tem dentro da categoria, além do design que remete às picapes Ram (ainda modelos da Dodge) do início dos anos 90.

Foto: Ram/divulgação

Mesmo sem declarar, ainda, sobre os preços do modelo, o que vai acontecer só no dia 15 de setembro, assim que suas vendas se iniciarem, a Ram já garantiu duas versões para o Brasil: Laramie, repleta de cromados e mais chamativa, e Laramie Night Edition, que troca os adereços brilhantes pelo black piano para ficar mais esportiva. Mecanicamente, os dois carros serão iguais, e deverão custar menos de R$350 mil.

Foto: Ram/divulgação

Para se ter uma ideia, uma Toyota Hilux GR-S 2023 vai além dos tais R$350 mil, enquanto uma VW Amarok Highline V6 passa dos R$330 mil. Essas serão as principais rivais da Classic, que é bem maior nas dimensões (tem porte de uma Ram 1500 atual), e ainda uma generosa caçamba de mais de 1.420 litros. Os mais de 3.500 kg de capacidade de reboque surpreendem, mas sua capacidade de carga é menor até que a de uma Fiat Strada: 531 kg, ou metade das rivais turbodiesel.

Foto: Ram/divulgação

A nova caminhonete oferece itens como bancos e volante em couro, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos e resfriamento, multimídia de 8,4” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, chave presencial, painel de instrumentos com tela multifuncional de 7”, piloto automático, pedais com ajustes elétricos, sistema de som Alpine com 9 alto-falantes e subwoofer (506 W), conjunto óptico em LED, 6 airbags etc. Mais de 20 acessórios também estão disponíveis.

Foto: Ram/divulgação

Com as três primeiras revisões gratuitas (12 mil km, 24 mil km e 36 mil km) e garantia de três anos que pode ser estendida para cinco, a Ram Classic será distribuída para as 58 concessionárias da marca em meados de setembro, quando se iniciarão suas vendas. Preto Diamond, Branco Bright, Azul Patriot, Cinza Granito e Vermelho Delmonico são opções de cores disponíveis para as duas versões da novidade, enquanto o Vermelho Flame é exclusivo da Laramie Night Edition.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.