Ram 3500: maior picape do Brasil já garante seu sucesso nas vendas

Uma das estratégias da Stellantis que mais deu certo foi investir na marca Ram para o mercado brasileiro. As tradicionais picapes Dodge Ram já eram vendidas por aqui há muito tempo: praticamente desde a abertura das importações em 1990, ainda que trazidas independentemente. De forma oficial, a marca Ram, já desvinculada da Dodge, chegou ao Brasil no final de 2011, praticamente 2012, mas comercializava só o modelo intermediário 2500.

Importadas de forma independente, as Ram já estão no Brasil desde a década de 90 (Foto: Ram/divulgação)

Foi no final de 2020, já sob guarda da Stellantis, que a Ram aumentou seu portfólio com a menor e luxuosa 1500 Rebel, um sucesso absoluto de vendas no segmento. Agora foi a vez da grandalhona 3500, muito esperada pelos consumidores, desembarcar por aqui custando a partir de R$485 mil. E nem seu preço na casa do meio milhão impediu o espantoso número de 1.109 unidades da 3500 vendidas nas cinco primeiras horas após o lançamento!

Nova 3500: mais de 1.100 unidades vendidas em cinco horas (Foto: Ram/divulgação)

Gigante no tamanho e poderosa na mecânica, ela tem nada menos que 6,06 m de comprimento e passa dos 2,00 m de altura, enquanto garante muita força graças a um motor turbodiesel de 6,7 litros fornecido pela Cummins, com seis cilindros em linha, 377 cv de potência e mais de 117 mkgf de torque máximo. No conjunto da obra está uma generosa turbina de geometria variável (VGT), injeção direta de altíssima pressão Common Rail e ferro fundido na composição do bloco do motor, garantindo maior resistência.

Motor Cummins turbodiesel de 6,7 litros é de série (Foto: Ram/divulgação)

Além disso, a Ram 3500 conta com uma transmissão automática de 6 marchas e, claro, tração 4×4 com reduzida e opção de bloqueio do diferencial traseiro. Vale lembrar que essa grandalhona, apesar de ter quase 100% do seu DNA Made in USA, é fabricada no México, na planta de Saltillo.

E com todo esse tamanho e força, a 3500 brilha também quando o assunto é transportar coisas, carregar peso ou puxar reboques. Não é pra menos, afinal sua caçamba enorme comporta até 1.628 litros, e sua capacidade de carga supera os 1.700 kg. E, nesse caso, esqueça aquelas carretinhas pequenas puxadas por carros de passeio: o colosso da Ram traciona, sem problemas, mais de 9 toneladas, o equivalente a uma cegonha com oito Fiat Mobi. Coisa de gente grande…

Ela é capaz de puxar uma cegonha com aproximadamente oito Fiat Mobi. Um caminhão… (Foto: Ram/divulgação)

Luxo de carro premium

Apesar do tamanho de caminhão, que inclusive exige habilitação tipo C para o condutor e limite de 90 km/h nas rodovias, a Ram 3500 conta com luxo e sofisticação típicos de carros premium. O acabamento interno é feito em couro e madeira de verdade (e não as imitações, como geralmente acontece), e quase todos os sistemas de acesso e ajuste tem acionamento elétrico, desde o estribo lateral até bancos e pedais.

Mesmo assim, a 3500 é repleta de luxos e modernidades (Foto: Ram/divulgação)

Outras tecnologias chamam a atenção, como os faróis full-LED Matrix, como o dos carros mais caros da Audi, pacote completo de tecnologias de assistência à condução (acelera e freia sozinha, avisa sobre colisões, evita saída de faixa e tudo mais), tem sistema de som assinado pela Alpine ou Harman Kardon, dependendo da versão, multimídia vertical de 12”, câmera 360º, monitoramento da caçamba através da multimídia e muito mais.

Ao todo são duas versões e uma série especial de lançamento, Laramie, Laramie Night Edition e Limited Longhorn (veja abaixo preço e conteúdo de cada uma), todas já disponíveis na rede de concessionárias da marca espalhadas pelo Brasil, que já conta com 55 pontos de venda. São três anos de garantia sem limite de quilometragem para toda a linha Ram oferecida no Brasil, incluindo a novidade 3500.

Por dentro: muito luxo, sofisticação e tecnologia (Foto: Ram/divulgação)

3500 Laramie – R$484.990

Sistema multimídia Uconnect com tela de 12 polegadas, Câmera 360°, Câmera de caçamba, Retrovisor eletrocrômico, Som premium Alpine de 10 alto-falantes e 1 subwoofer, Cancelamento ativo de ruído, Estribos laterais de porta a porta (dão acessos extras à caçamba), Controle eletrônico de freio do reboque, Faróis Full LED, Comutação automática dos faróis, Controle de velocidade de cruzeiro, Monitoramento de pontos cegos, Bancos em couro e Alcantara, Console central modular com 39 litros de volume, Sobretapetes de borda elevada.

São duas versões e uma série especial (Foto: Ram/divulgação)

3500 Laramie Night Edition – R$509.990

Itens da Laramie + Retrovisor interno digital, Som premium Harman Kardon de 17 alto-falantes e 1 subwoofer, Estribos elétricos (se recolhem com as portas fechadas), Controle adaptativo de velocidade, Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, Sistema de permanência na faixa de rodagem, Faróis e lanternas com máscara negra, Para-choques e molduras dianteiras na cor da carroceria, Grade, rodas e emblemas escuros, Interior preto, Cab lights (luzes na capota, logo acima do para-brisa), Bancos traseiros laterais aquecidos.

3500 Limited Longhorn – R$529.990

Itens da Laramie Night Edition + Faróis Full LED Matrix (direcionais), Grade e rodas com desenho exclusivo, Ganchos de reboque e molduras das janelas com acabamento cromado, Revestimento marrom e preto em couro Natura Plus, Acabamentos internos com madeira legítima, Tapetes especiais, Emblema da versão no console central, Opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.