(Lançamento) Mitsubishi L200 Savana 2024 de cara nova por R$310 mil

Terceira picape cabine dupla turbodiesel mais vendida de 2022 no mercado nacional, a Mitsubishi L200 tem uma história com diversas versões emblemáticas, em especial a Savana: lançada há quase 20 anos, ela é a mais preparada para o off-road da linha, com direito a rodas menores e pneus lameiros, pacote de adereços aventureiros pela carroceria, simplicidade para encarar o fora-de-estrada e, claro, a icônica cor amarela da carroceria, presente na Savana desde sua estreia.

Agora na linha 2024, a L200 Savana passa por algumas melhorias, e finalmente se alinha ao visual mais recente da picape da Mitsubishi, lançado no Brasil em 2021. As novidades incluem nova frente, com faróis divididos e luzes diurnas em LED, novo parachoque com detalhes pretos e cinzas, além da traseira com lanternas de novo arranjo interno. As rodas 17”, até então de liga-leve com desenho raiado, agora são em aço pintadas de preto, calçadas sempre com pneus lameiros.

Pela carroceria estão diversos acessórios, como snorkel, caçamba com caixa organizadora e protetor plástico, estribos laterais e um bagageiro metálico fixado no teto. Os adesivos alusivos à versão, nas laterais e traseira, também são de série. Lembrando que, até a linha 2023, a Savana adotava o estilo da L200 2016, mais arredondado e casual. A picape continua sendo produzida na planta da HPE em Catalão (GO), e não sai por menos de R$309.990.

Foto: Mitsubishi/divulgação

A parte interna, com assoalho emborrachado, mudou alguns detalhes de acabamento, volante, instrumentação e equipamentos, afinal seu conteúdo de série cresceu bastante (agora há luxos como faróis e lanternas em LED, ar-condicionado automático digital, tela colorida multifuncional no painel de instrumentos ou comandos de som no volante, por exemplo). A Savana, para se ter uma ideia, passou a ser posicionada como uma das versões mais caras e completas da linha L200, e hoje está a apenas um degrau abaixo da topo HPE-S.

Debaixo do capô ainda está o motor 2.4 (na realidade 2.44, quase 2.5), turbodiesel intercooler com Common Rail e duplo comando variável (DOHC), que rende 190 cv de potência, 44 mkgf de torque, e lida com uma inédita transmissão automática de 6 marchas (até então, eram 5 velocidades). A tração é sempre 4×4 com reduzida, como pede uma caminhonete turbodiesel off-road. Como a Mitsubishi prefere não tratar de dados de desempenho, fica a relação peso X potência: são 10,6 kg para cada cv.

E, curiosamente, a Mitsubishi passou a trata-la como série especial nessa nova linha 2024, mas não deu detalhes de quanto tempo ela ficará em produção, nem tampouco a expectativa de unidades fabricadas. A certeza é que a Nova Savana já chegou às concessionárias da marca em todo o Brasil, e já pode ser comprada pelo grande público. São quatro cores no catálogo: Amarelo Rally, Verde Floresta, Bege Jizan e Branco Fuji.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.