(Lançamento) Mitsubishi L200 Savana 2024 de cara nova por R$310 mil


Terceira picape cabine dupla turbodiesel mais vendida de 2022 no mercado nacional, a Mitsubishi L200 tem uma história com diversas versões emblemáticas, em especial a Savana: lançada há quase 20 anos, ela é a mais preparada para o off-road da linha, com direito a rodas menores e pneus lameiros, pacote de adereços aventureiros pela carroceria, simplicidade para encarar o fora-de-estrada e, claro, a icônica cor amarela da carroceria, presente na Savana desde sua estreia.
Agora na linha 2024, a L200 Savana passa por algumas melhorias, e finalmente se alinha ao visual mais recente da picape da Mitsubishi, lançado no Brasil em 2021. As novidades incluem nova frente, com faróis divididos e luzes diurnas em LED, novo parachoque com detalhes pretos e cinzas, além da traseira com lanternas de novo arranjo interno. As rodas 17”, até então de liga-leve com desenho raiado, agora são em aço pintadas de preto, calçadas sempre com pneus lameiros.
Pela carroceria estão diversos acessórios, como snorkel, caçamba com caixa organizadora e protetor plástico, estribos laterais e um bagageiro metálico fixado no teto. Os adesivos alusivos à versão, nas laterais e traseira, também são de série. Lembrando que, até a linha 2023, a Savana adotava o estilo da L200 2016, mais arredondado e casual. A picape continua sendo produzida na planta da HPE em Catalão (GO), e não sai por menos de R$309.990.

A parte interna, com assoalho emborrachado, mudou alguns detalhes de acabamento, volante, instrumentação e equipamentos, afinal seu conteúdo de série cresceu bastante (agora há luxos como faróis e lanternas em LED, ar-condicionado automático digital, tela colorida multifuncional no painel de instrumentos ou comandos de som no volante, por exemplo). A Savana, para se ter uma ideia, passou a ser posicionada como uma das versões mais caras e completas da linha L200, e hoje está a apenas um degrau abaixo da topo HPE-S.
Debaixo do capô ainda está o motor 2.4 (na realidade 2.44, quase 2.5), turbodiesel intercooler com Common Rail e duplo comando variável (DOHC), que rende 190 cv de potência, 44 mkgf de torque, e lida com uma inédita transmissão automática de 6 marchas (até então, eram 5 velocidades). A tração é sempre 4×4 com reduzida, como pede uma caminhonete turbodiesel off-road. Como a Mitsubishi prefere não tratar de dados de desempenho, fica a relação peso X potência: são 10,6 kg para cada cv.
E, curiosamente, a Mitsubishi passou a trata-la como série especial nessa nova linha 2024, mas não deu detalhes de quanto tempo ela ficará em produção, nem tampouco a expectativa de unidades fabricadas. A certeza é que a Nova Savana já chegou às concessionárias da marca em todo o Brasil, e já pode ser comprada pelo grande público. São quatro cores no catálogo: Amarelo Rally, Verde Floresta, Bege Jizan e Branco Fuji.