(Lançamento) Novo Mercedes CLA Coupé vira eletrificado e estreia em duas versões
Logo depois de mexer na linha A, com a Nova Classe A200, a Mercedes-Benz traz ao Brasil o sedan CLA também com mudanças. Feito também sobre a base modular MFA2, o CLA é mais ou menos como um “irmão caçula” do CLS, com três volumes e quatro portas, mas apostando numa carroceria de linhas esportivas e queda acentuada do teto, como num coupé. Essa é a sua segunda geração, e, segundo a marca, o modelo é “pioneiro no segmento dos modelos compactos de luxo”.
Nessa nova linha 2024, o CLA chega em duas versões: AMG Line, de salgados R$347 mil, e AMG 35 4Matic, de R$497 mil. A primeira configuração é urbana, com foco no luxo e conforto, e, por mais estranho que possa parecer, é R$17 mil mais cara que um Classe C, sedan de categoria superior. Já a segunda é esportiva de sangue, com direito a tração integral. Em comum, as duas trazem um sistema híbrido-leve de 48 Volts, além de novos parachoques, grade dianteira, difusor traseiro, rodas, e, como sempre, conjunto óptico retocado. Ambos modelos ganham ainda reforços importantes nos itens de série.
O CLA AMG Line é movido pelo pequeno 1.3 turbo de quatro cilindros em linha e injeção direta, desenvolvido em parceria com a Renault (mesmo que move os nossos Duster, Oroch e Captur). Nos Mercedes ele bebe só gasolina, e entrega 163 cv de potência com cerca de 27,5 mkgf de torque. Sua transmissão é a DCT-7, de dupla embreagem com sete velocidades, enquanto o conjunto híbrido-leve, formado pela união do motor de arranque com alternador, promete render até 14 cv extras nas melhores situações, garantindo também bastante economia de combustível.
O esportivo AMG 35 tem outro powertrain: ele é movido pelo 2.0 turbo a gasolina, também de quatro cilindros e com injeção direta, e conta com o mesmo auxílio elétrico de 48V do 1.3 turbo. Nesse caso, falamos de um carro com 306 cv de potência e mais de 40 mkgf de torque, administrados por uma transmissão especial de dupla embreagem com oito velocidades. Preparado para o desempenho, esse AMG pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, alcançando os 250 km/h de velocidade máxima.
Além do peso (maior no AMG), os dois tipos de CLA tem outras diferenças pontuais: os pneus do esportivo são mais largos e baixos (245/35R19, ante 225/45R18 da versão “civil”), a carroceria do AMG é cerca de 2 cm mais baixa (1,40 m, ante 1,42 m do 1.3 turbo), e, curiosamente, o esportivo ganha nas capacidades do porta-malas (460 litros, contra 440 da AMG Line), e tanque de combustível (são 51 litros, versus 43 da versão 1.3 turbo).
A versão AMG Line, de motor 1.3 turbo, passa a trazer de série um pacote de adereços esportivos pela carroceria, rodas de desenho esportivo com aro 18, adições no pacote de assistentes de condução e sistema de chave presencial aperfeiçoado. A esportiva AMG 35 estreia um novo volante, e um sistema de som assinado com função tridimensional.
Está incluso também no pacote das duas versões o par de telas de 10,2” (painel de instrumentos e multimídia unificados), conexões sem fio com smartphone, comandos de voz via MBUX (“Olá, Mercedes”), bancos e volante em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória de posição, interior com iluminação ambiente, carregador de celular por indução, teto-solar panorâmico, conjunto óptico full LED, ar-condicionado automático digital, diversos assistentes de condução e mais.
Como diferenciais, a versão esportiva AMG oferece bancos esportivos, duas zonas de temperatura no ar-condicionado digital, sistema de som assinado pela Burmester (710 Watts), cintos de segurança na cor vermelha, rodas 19” pintadas de preto fosco, fora as suspensões e freios especiais AMG. A dupla, CLA AMG Line e AMG 35, já está disponível para encomenda em toda a rede de concessionárias da MB.