(Avaliação) Fiat Toro Ranch diesel: Alma de caipira com tecnologias de cidade grande

Essa Toro Ranch sempre chamou a atenção. Não pelo seu visual enfeitado, cheio de detalhes e acessórios espalhados pela carroceria (grade exclusiva, rack de teto, estribos laterais, santantônio, contornos plásticos das caixas de roda e por aí vai), nem tampouco pelo jeitão parrudo, pra parecer maior e mais bruta, mas sim da sua vontade de ser uma picape grandona no melhor estilo “carroceria sobre chassis”.

Caso você ainda não tenha percebido, a missão dela é clara: bater de frente com as maiores, como Chevrolet S10, Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier e cia ltda. Por isso é a segunda versão mais cara da linha, custando R$205.390 sem opcionais. Mas, calma lá: Essa “Toro caipira” tem seus motivos pra ser tão cara, e isso inclui uma mecânica refinada, muita tecnologia de série e luxos exclusivos, como os bancos em couro marrom, detalhes imitando madeira ou plaqueta com a sigla Ranch fixada no painel.

Dona de um visual mais parrudo, ela quer roubar clientes das picapes maiores (Foto: Lucca Mendonça)

Pode falar o que for, mas ela combina com qualquer cenário interiorano que envolva mato, estradas de terra e um casarão de fazenda, tal qual suas concorrentes igualmente enfeitadas S10 High Country, Ranger Limited e Amarok Extreme, por exemplo.

Sobra força mecânica…

Sem muitos segredos, a Toro Ranch usa o conhecido motor 2.0 16v turbodiesel Multijet II. É aquele mesmo do Jeep Compass e Renegade em suas versões mais caras, que desenvolve competentes 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque logo aos 1.750 rpm, trabalhando em conjunto com a igualmente consagrada transmissão automática de 9 marchas da ZF. Fechando o pacote de off-road, não poderia faltar a tração 4×4 com reduzida e controle eletrônico de descida, como em qualquer picape a diesel que se preze.

Motor 2.0 16v turbodiesel é velho conhecido (Foto: Lucca Mendonça)

Não demonstrando nenhuma falta de força independente da situação, esse motor “casa” perfeitamente bem com o câmbio ZF, e, juntos, fazem a Toro Ranch ir bem longe graças também as excelentes médias de consumo de diesel (registrados 11,7 km/l na cidade e 17,2 km/l na estrada durantes nossos testes). É um conjunto mecânico que não deve nada pra ninguém, podendo ser bem mais barato de manter que um carro híbrido, além de estar em produção há mais de 8 anos mundo afora. Para efeito de causa, ele é econômico, robusto, confiável e contido nos custos de manutenção.

…E tecnologia embarcada

Versão cara tem que ser completa, coisa que essa Toro Ranch leva bastante a sério. O novo conjunto óptico da linha 2022 traz LED pra todo lado (faróis, luzes de seta e neblina e lanternas), e por dentro quem surpreende é a multimídia vertical de 10” cheia de funções, incluindo os comandos digitais do ar-condicionado automático de duas zonas, GPS com função 3D e até internet a bordo, que é gratuita por 1 ano após a compra do carro. Na mesma onda está a outra tela de 7” que faz o papel de painel de instrumentos, no caso digital. As duas, sozinhas, já dão uma bela cara de sofisticação pra picape da Fiat.

Muita sofisticação e tecnologias a bordo dessa versão Ranch (Foto: Lucca Mendonça)

O motorista, além de ter a sua disposição os ajustes elétricos do banco (incluindo lombar), é auxiliado pelo farol alto automático, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, que controla sozinho a trajetória do carro, além dos diversos sensores de estacionamento e câmera de ré para manobras. Pontos positivos como a boa ergonomia, posição de dirigir ideal, boa visibilidade e comandos fáceis, que sempre foram característicos da Toro desde seu lançamento, ainda estão lá. Da mesmíssima forma, o espaço interno continua igual: Bom, mas nada muito além disso.

Bom espaço interno, mas problemas de ergonomia no banco traseiro. Faltam as saídas de ar-condicionado para a segunda fileira (Foto: Lucca Mendonça)

Padrão de qualquer picape cabine dupla, o banco traseiro baixo incomoda os ocupantes nas viagens mais longas, assim como a falta de saídas de ar-condicionado e portas USB para a segunda fileira. Em um mar de comodidade e sofisticação, chega a ser estranho faltar coisas tão simples, mas importantes. No restante, nada a reclamar: teto alto, bastante silêncio a bordo, iluminação individual para todos os passageiros, apoios de braço na frente e atrás, acesso facilitado pelo estribo lateral e portas grandes (que poderiam só abrir mais), bons acabamentos internos etc.

1 ton. de capacidade de carga

Mesmo com as limitações do seu porte, essa Ranch carrega até 1 tonelada e acomoda 937 litros na caçamba (Foto: Lucca Mendonça)

Mesmo nessa versão Ranch, que pesa bastante (1.918 kg), a capacidade de carga é de bons 1.000 kg. Não perde pra nenhuma das rivais maiores. A caçamba pode até ser menor com seus 1,33 m de comprimento, 1,36 m de largura e 60 cm de altura, mas ainda assim consegue acomodar quase mil litros. É mais do que suficiente para as pretensões de um carro desse tamanho.

Resumindo…

Boa, bonita, potente, econômica, muito bem equipada e segura, a Toro Ranch é uma excelente picape com motor diesel e tração nas quatro rodas. A missão de tentar roubar compradores das rivais maiores é ousada, mas não impossível: enfeitada assim, ela ainda custa menos que qualquer caminhonete média a diesel de entrada, daquelas versões “peladas” e com foco no uso profissional. O público-alvo é totalmente diferente, mas vale uma comparação dentro das devidas proporções. Nas devidas proporções, parece interessante…

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.956 cm³, diesel, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo intercooler, injeção direta de combustível (Common Rail), duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio
Transmissão: Automática com conversor de torque e 9 velocidades, com possibilidade de trocas manuais pela alavanca e paddle-shifts
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 mkgf a 1.750 rpm
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: Indepentente, multibraço
Direção: Do tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva
Freios: Discos ventilados na dianteira, tambores na traseira
Pneus e rodas: Pirelli Scorpion HT, medidas 225/60. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,94 m/1,84 m/1,73 m/2,99 m
Caçamba: 937 litros
Capacidade de carga: 1.000 kg
Tanque de combustível: 60 litros
Peso em ordem de marcha: 1.918 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 12,4 segundos
Velocidade máxima: 189 km/h
Preço básico: R$205.390 (Carro avaliado: R$210.540)

Itens de série:

3º Encosto De Cabeça Traseiro, ADAS: AEB (Frenagem Autônoma De Emergência) / LDW (Avisa De Saída De Pista) / AHB (Comutação Automática Do Farol Alto), ASR (Controle De Tração), Abertura Elétrica Do Bocal De Abastecimento, Airbags (7) – Laterais (2) Cortina (2) Frontal (2) Joelho (1), Alarme Antifurto, Alerta Do Cinto De Segurança Do Motorista / Passageiro Da Frente / Traseiro, Alertas De Limite De Velocidade E Manutenção Programada, Alto Falantes Dianteiros (2), Alto Falantes Traseiros (2) E Antena, Alça De Segurança Traseira Com Luz De Leitura Incorporada, Alças De Segurança Coluna A Lado Motorista E Passageiro, Apoia Braço Traseiro, Apoia-Pé Para O Motorista, Apoio De Braço Frontal, Apoios De Cabeça Dianteiros Com Regulagem De Altura, Apoios De Cabeça Traseiros (3) Rebaixados E Com Regulagem De Altura, Ar-Condicionado Digital Dual-Zone, Badge Externo Nas Portas Da Frente, Badge Interno, Banco Do Motorista Com Regulagem De Altura, Banco Do Motorista Elétrico, Bancos Em Couro (Acabamento Específico ‘Marrom’), Barra De Proteção Para O Vidro Traseiro, Barras Longitudinais No Teto, Bolsa Porta-Objetos Nas Portas Dianteiras E Traseiras, Bordado Nos Bancos Dianteiros, Brake Light, Capota Marítima, Central Multimídia Com Tela De 10″ Touchscreen; Apple CarPlay Wireless E Android Auto Wireless; Comandos De Voz Bluetooth,MP3, Rádio AM/FM ,Entrada Aux, Porta USB, GPS, Cintos De Segurança Dianteiros Retráteis De 3 Pontos Com Regulagem De Altura, Cintos De Segurança Traseiros (Laterais E Central) Retráteis De 3 Pontos, Cluster De 7″ Full Digital, Cluster Específico (Welcome Moviment), Cobertura Da Alavanca (Empunhadura) Do Freio De Mão, Comando De Áudio No Volante, Computador De Bordo (Distância, Velocidade Média E Tempo De Percurso), Console Central Com Porta-Objetos E Porta-Copos, Conta-Giros, Cor E Acabamento Do Painel (Marrom), Câmera De Ré, Desembaçador Do Vidro Traseiro, Direção Elétrica, Dois Tweeters, Drive By Wire (Controle Eletrônico Da Aceleração), ESC (Controle Eletrônico De Estabilidade), 4×4 Low, ESS – Emergency Stop, Espelho No Para-Sol Lados Motorista E Passageiro, Estepe “Ruotino”, Estribo Cromado, Faróis Full LED, Faróis De Neblina Em LED, Follow Me Home, Freios ABS Com EBD, Gancho Universal Para Fixação Cadeira Criança (Isofix), Ganchos Para Amarração De Carga Na Caçamba, Grade Preta Normal Com Logo Fiat e Fiat Flag, HCSS (Sistema De Partida A Frio Sem Tanque Auxiliar De Gasolina), Hill Holder, Hill Descent Control, Iluminação Interna Da Caçamba, Keyless Enter-N’ Go Com Partida Remota, Kit High Tech (Sensor De Chuva, Sensor Crepuscular, Retrovisor Interno Eletrocrômico), Kit Aerodinâmico, LED DRL, LED Ambient Lights, Lanterna Traseira A LED, Limpador E Lavador Do Para-Brisas Com Intermitência, Luz De Leitura, Maçanetas E Moldura Das Portas Cromadas, Moldura Lateral Da Caixa De Roda, Motor Turbo Diesel 170cv, My Car Fiat, Paddle-Shifters, Para-Barro, Para-Choque Dianteiro Com Pintura Parcial Na Cor Do Veículo, Para-Choque Frontal Com Over Bumper Integrado, Para-Choque Traseiro Com Soleira Cromada, Para-Sol Iluminado, Piloto Automático Com Controlador De Velocidade, Porta Objeto No Banco Do Passageiro, Porta-Escadas, Porta-Luvas Iluminado Com Porta Amortecedora, Protetor De Cárter, Repetidor Lateral, Retrovisor Retrátil E Com Luz De Poça, Retrovisores Externos Com Comando Elétrico E Tilt Down, Retrovisores Externos Na Cor Do Veículo, Revestimento De Caçamba, Revestimento Externo Esportivo Na Coluna Central Das Portas, Roda De Liga Leve 18″ + Pneus 225/60 R18 ATR, Santo Antonio Cromado, Sensor De Estacionamento Frontal, Sensor De Estacionamento Traseiro, Suspensão Traseira Multilink, Tampa Traseira Dupla Com Abertura Elétrica, Tanque Para Abastecimento Com Uréia Arla 32, Tapetes De Carpete Com Bordados, Tomada 12V, Transmissão De 9 Marchas, Travas Elétricas (Travamento Automático A 20 Km/H, Indicador De Portas Abertas, Luz Inter Na Com Temporizador E Tampa Do Combustível), Tração 4×4 Com Seletor, USB Frontal (Type A/C) + Traseiro (Type A), Vidros Climatizados Verdes, Vidros Elétricos Dianteiros E Traseiros Com One Touch E Antiesmagamento Lado Motorista, Volante EAS – Energy Absorbing System, Volante Com Regulagem De Altura E Profundidade, Volante Em Couro, Válvula Antirrefluxo De Combustível, Wireless Charger (Carregador Do Celular Por Indução),  ITPMS (Sensor De Pressão Dos Pneus)

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.