Ram Rampage fica 24h rodando sem parar em teste de mais de 5 mil km

Nunca no Brasil picapes passaram por um test-drive de fábrica tão extenso: quatro Ram Rampage R/T, versão mais cara e poderosa da caminhonete monobloco feita no Pernambuco, rodaram por nada menos que 24 horas ininterruptas em um circuito fechado no interior paulista. Com intuito de provar a resistência, capacidade, durabilidade e analisar alguns desgastes do uso severo e constante nos modelos, a Stellantis nomeou a “empreitada” como Rampage 24 Horas, que teve até chancela da CBA (Confederação Brasileira do Automobilismo).

Todo o teste aconteceu no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP), campo de provas da Pirelli, com extensão de 3.400 metros, dos quais 700 são de uma única reta. As quatro Rampage, três vermelhas e uma preta, todas R/T com motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv de potência e tração nas quatro rodas, rodaram em 24h (24h, 1 min., 22 segs. e 507 mil. para ser exato) o equivalente a seis meses de uso comum. Para se ter uma ideia, o carro que mais rodou no teste acumulou nada menos que 1.850 km no odômetro, divididas entre 546 voltas no circuito, com média final pouco abaixo dos 100 km/h.

Somadas, as quatro picapes percorreram cerca de 5 mil km nessas 24 horas, em uma toada que variou de carro para carro, e de piloto para piloto: alguns mais rápidos, outros lentos. Pra deixar todo o teste livre e sem restrições, não havia velocidade mínima ou máxima, nem procedimentos especiais durante o teste. Cada um que guiou fez o que quis, sempre completando a volta no sentido certo do circuito, e de forma segura.

O quarteto de Rampage, totalmente original de fábrica (pelo menos uma faz parte da frota de imprensa, e uma das vermelhas, inclusive, foi avaliada pelo Carros&Garagem, noutra matéria que sai em breve), teve apenas desgastes esperados: foram substituídos dois pares de pneus dianteiros, um par de pneus traseiro, fora pastilhas de freio de cada carro e bastante gasolina para abastecer os bólidos. Segundo a fabricante, as trocas não foram motivadas pelo desgaste dos componentes, mas sim para garantir total segurança na condução durante o teste, após análises de engenheiros e técnicos.

Aliás, uma enorme equipe, com mais de 200 pessoas, foi envolvida na prova de longa duração: pilotos (que guiaram cada picape em intervalor que variaram de 20 minutos a 2 horas), técnicos (para acompanhar o comportamento de cada carro), time de manutenção (para trocas e possíveis reparos), além de toda a equipe que cuidou da logística e preparação do evento. Para acompanhar a largada, feita no dia 25 de novembro por volta das 15h30, e a bandeirada final, no dia 26, a imprensa especializada esteve no local.

Foto: Ram/divulgação

Como curiosidade, o Grupo Stellantis, aproveitando o evento, homenageou grandes nomes da imprensa automotiva brasileira: Douglas Mendonça, Bob Sharp, Fernando Calmon, Fernando Campos, Bóris Feldman e Emílio Camanzi, além de Luiz Carlos Secco, jornalista e integrante da área de comunicação de grandes marcas como Ford, Fiat e Autolatina. Os veteranos da área foram os escolhidos para darem as primeiras voltas com as Rampage no teste de endurance.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.