(Lançamento) Fiat Argo 2023 estreia frente retocada, mas sem câmbio automático

A Fiat acaba de apresentar a linha 2023 do Argo, seu hatch compacto. Praticamente inalterado desde 2017, há cinco anos, quando foi lançado, o modelo alcança também a marca de 400 mil unidades produzidas, todas na planta de Betim (MG). Desde a estreia, a única novidade visual do Argo foi uma nova grade que acomodava o emblema atual da Fiat, nada além disso.

Foto: Fiat/divulgação

Agora na linha 2023, pelo menos, o hatch passa a contar com um novo parachoque, mais liso e limpo, além de nova grade dianteira com maior área de abertura. Faróis, paralamas e capô continuam inalterados, assim como a traseira. Outros detalhes, como novos desenhos de rodas e calotas, além da adoção do volante do crossover Pulse, mais moderno, também são destaques.

Foto: Fiat/divulgação

Mecanicamente, tudo continua como antes, na linha 2022. As versões de entrada 1.0 e Drive 1.0 continuarão sendo movidas pelo 1.0 Firefly de três cilindros, atualmente com 71/75 cv de potência e 10,0/10,7 mkgf de torque (gasolina/etanol), além da transmissão manual padrão de 5 marchas. A mais cara Trekking (a Drive 1.3 saiu de linha) conta com o 1.3 Firefly com quatro cilindros, que entrega 98/107 cv e 13,2/13,4 mkgf. Nesse caso, a transmissão de série também será a manual de 5 marchas.

Foto: Fiat/divulgação

O tão esperado câmbio automático CVT que simula 7 marchas, casado sempre com o motor 1.3 em um conjunto já oferecido no Pulse e Strada, não estará no hatch, pelo menos por enquanto. A Fiat alega que manter o Argo sem opção de transmissão automática é uma estratégia por conta da disponibilidade reduzida de componentes, mas não descarta mudança nos planos futuros. Diferentemente, o sedan Cronos terá sim a caixa CVT nas versões mais caras, e também passará por leves retoques no visual frontal (diferente do hatch).

Foto: Fiat/divulgação

O modelo, diferentemente daquilo esperado, não ganhou equipamentos de série. Dentre os equipamentos da versão Trekking 1.3, mais cara, estão ar-condicionado, volante multifuncional, multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay, conjunto elétrico completo (vidros, travas e retrovisores), rodas aro 15 com calotas, sensor de estacionamento traseiro, tela multifuncional de 3,5″ no painel de instrumentos, carroceria em dois tons com adereços aventureiros, assinatura em LED nos faróis e mais. Opcionalmente, ele pode ter ar-condicionado digital automático, rodas de liga-leve aro 15, chave presencial, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, entre outros.

Foto: Fiat/divulgação

A tabela de preços dessa linha 2023 subiu, resumidamente, R$1 mil em cada versão. Agora um Argo 2023 parte de R$75.500 na versão básica 1.0, passando pelos R$79,5 mil da Drive 1.0, podendo chegar aos R$85,5 mil na Trekking 1.3, a mais cara. Por enquanto, outra novidade está na paleta de cores, que passa a contar com o Cinza Strato já encontrado no Pulse.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.