(Lançamento) Nova Ford Ranger 2024 chega como a maior e mais forte do segmento

A Ford já começou as vendas da terceira geração da sua picape Ranger, linha 2024. A novidade era esperada para o mercado brasileiro há quase dois anos, quando foi lançada no exterior, e divide projeto com a segunda geração da VW Amarok (essa deve demorar bastante tempo para chegar aqui). Por enquanto, só as versões mais caras estão disponíveis, mas as de entrada chegarão “em breve”, como diz a própria marca.

São cinco configurações, aliás, todas conhecidas da atual geração: XL (de entrada, focada no trabalho), XLS (intermediária mais simples), XLT (intermediária mais chique) e a topo de linha Limited. As duas últimas já podem ser adquiridas por R$289.990 (XLT) e R$319.990 (Limited), com entrega prevista para daqui um ou dois meses, dependendo da demanda e data da compra. Lembrando que a picape continua vindo da mesma fábrica na Argentina, em General Pacheco.

Foto: Ford/divulgação

As mudanças são várias, e o que não está totalmente novo, foi amplamente modificado e melhorado, a exemplo do chassi, que ganhou maior rigidez torcional (30%), reforços na segurança, aumento da robustez e preparação para possível eletrificação. Direção e suspensões seguiram o mesmo caminho, mantendo a formação básica de projeto, apenas passando por várias melhorias. Como destaque, o conjunto de freios está mais potente com discos ventilados nas quatro rodas.

O trem de força é inédito e aposenta finalmente os veteranos motores da família Duratorq. As versões de estreia, XLT e Limited, trazem um turbodiesel V6 3.0 com Common Rail, que despeja 250 cv de potência e 61,4 mkgf de torque para as quatro rodas através de um inédito sistema de tração integral permanente (4WD) com reduzida, que cuida sozinho da distribuição da força entre os eixos. A opção da transmissão é única: automática de 10 marchas, a mesma caixa do Mustang, mas com seletor eletrônico do tipo joystick.

Oficialmente, a Nova Ranger V6 se torna a caminhonete turbodiesel mais “torcuda” do Brasil, superando a queridinha VW Amarok V6 (59,1 mkgf) e a Toyota Hilux GR-Sport (55 mkgf). Por enquanto a Ford não entrou em detalhes sobre dados de desempenho, mas a novidade deve superar e muito a performance do atual 3.2 Duratorq de cinco cilindros em linha.

Além do V6, as futuras versões de entrada da picape da Ford também mudarão seu motor: sai de cena o 2.2 Duratorq e chega uma variação inédita do 2.0 turbodiesel EcoBlue que move a van Transit, recalibrado para gerar 170 cv e mais de 41 mkgf na picape. Aqui a transmissão será manual ou automática, ambas de seis velocidades, e tração 4×2 (traseira) ou 4×4 com reduzida, dependendo da versão.

Foto: Ford/divulgação

Por cima disso tudo, a Nova Ranger 2024 exibe estilo totalmente diferente e mais moderno, se aproximando de F-150 e até Maverick, com direito aos grandes faróis e lanternas. Muda tudo também na cabine: bancos, painel, volante, instrumentos, laterais de portas e acabamentos são outros. Apesar do porte similar, a terceira geração cresceu 6 cm na largura e altura, fora o entre-eixos ampliado em 5 cm (assim ela passa a ser a maior do segmento), enquanto as rodas variam entre aro 17 e aro 20.

Pela primeira vez, a picape da Ford passa a ter multimídia vertical (de 10” ou 12”), painel de instrumentos totalmente digital (8” ou 12,4”), carregador de celular por indução, câmeras 360º e sistema Start&Stop. As mais caras podem vir ainda com farol alto com comutação automática, monitor de ponto-cego, leitor de placas de sinalização, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída de faixa ativo, assistente de permanência em faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, controle eletrônico de descidas, seletor de modos de condução e mais. Os faróis são em LED (menos na XL), mas só a Limited traz lanternas com a mesma tecnologia.

Na caçamba da Nova Ranger 2024, que passa a ser vendida apenas na carroceria com cabine dupla, vão até 1.250 litros, isso com capacidade de carga entre 1.025 e 1.071 kg, novamente variando de acordo com a configuração, e 3,1 toneladas de capacidade máxima de reboque (25% maior que o da atual geração). Os 80 litros do tanque de diesel continuam, mas podem render mais, já que o consumo com as novas motorizações é diferente: o 2.0 turbodiesel consegue oficialmente até 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, e o V6 turbodiesel faz 7,5 km/l e 11,8 km/l, na ordem.

São cinco anos ou 150 mil km de garantia, o que ocorrer primeiro, e a terceira geração da picape pode ser pintada em sete cores: Branco Ártico e Vermelho Bari (sólidas), Prata Geada (metálica), Cinza Moscou, Preto Gales, Azul Belize e Laranja Jalapão (perolizadas).

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.