(Avaliação) Chevrolet Trailblazer 2023: ainda vale a pena pagar pelo SUV da S10?

Qual o preço do tamanho? E se esse tamanho todo fizer parte de um SUV de sete lugares com motor turbodiesel? Estou me referindo a Chevrolet Trailblazer Premier, para ser mais exato. Essa gigante, que não é nada além de uma versão “perua” da S10, leva a sério a máxima do “quanto mais, melhor”. Mais espaço, mais passageiros, mais comprimento, mais largura, mais altura…mais preço. É tabelada em quase R$375 mil nessa versão única disponível, sem opcionais além da cor.

Trailblazer, mas pode chamar de “perua da S10” que não vai estar errado (Foto: Lucca Mendonça)

Para se diferenciar da S10, tem o bônus dos freios a disco nas quatro rodas, além de uma recalibração, bem executada, do conjunto de suspensões, que absorve melhor os sacolejos e trancos do rodar típico de caminhonete. Claro, não é tão confortável quanto um SUV monobloco, mas já está um passo à frente das picapes cabine dupla. O mesmo pode ser dito do silêncio e suavidade de funcionamento do powertrain, bem como do nível de acabamento da cabine, nitidamente superior.

Silêncio a bordo e melhor acabamento são diferenciais em relação à picape (Foto: Lucca Mendonça)

Se antes a Trailblazer contava com opções de propulsores a gasolina, incluindo um V6 importado, hoje a gama está restrita ao excelente 2.8 turbodiesel que também move a S10, com seus quatro cilindros em linha e barulho bem característico. Made in Brazil by MWM, essa usina de força produz 200 cv de potência com 51 mkgf de torque máximo, e opera em conjunto com uma transmissão automática com conversor de torque e seis velocidades.

Motor é o 2.8 turbodiesel que move também a S10. V6 e flex ficaram no passado (Foto: Lucca Mendonça)

Juntos, motor e câmbio fazem ela gastar (pouco) diesel como uma S10: registrados 8,3 km/l no percurso urbano e 14,2 km/l no rodoviário. A média geral, calculada durante os mais de 700 km percorridos com o modelo em nossa semana de testes, ficou em 11,9 km/l. Levando em conta o seu tamanho e peso, uma ótima surpresa, assim como o 0 a 100 km/h em pouco menos de 10,5 segundos, declarados pela fabricante.

Pelo seu tamanho e peso, ótimos números de consumo e desempenho. Na cidade, é um transatlântico no meio de barquinhos pequenos (Foto: Lucca Mendonça)

O foco da Trailblazer não é ser rápida nem tampouco esportiva, mas sim torcuda, robusta e pronta pra encarar um bom fora-de-estrada. Anda muitíssimo bem e consegue se virar nas mais diferentes situações de uso: seja ultrapassando alguém na estrada ou enfrentando a lama numa trilha. Para tal, tem a tração nas quatro rodas com reduzida, mas, por outro lado, dispensa bloqueio eletrônico do diferencial traseiro ou seletor de tipos de terreno, por exemplo. O pacote é composto ainda pelo controle eletrônico de descidas.

4×4 com reduzida e aptidão off-road igual a de picapes cabine dupla (Foto: Lucca Mendonça)

Servir para o off-road, inclusive, é o grande diferencial desses utilitários que partem das picapes e mantém o chassi separado da carroceria ou o feixe de molas na traseira, exatamente o caso da Trailblazer. Outros SUVs médios ou grandes, normalmente, são mais voltados para o uso urbano ou rodoviário. Aqui, assim como na S10, temos a competência para se trafegar onde e como bem quisermos.

Dinâmica e estabilidade iguais as de uma S10: merece cuidado na condução ousada (Foto: Lucca Mendonça)

Algumas situações complicam a vida da Trailblazer e seu tamanho colossal, como arranjar uma vaga na cidade, passar por ruas apertadas ou então entrar rápido demais numa curva. Ela, por baixo, ainda é uma picape tradicional, com dinâmica limitada e centro de gravidade dos mais altos, por isso não precisa de muito esforço para assustar os motoristas desavisados. ABS, ESP, TC e outras eletrônicas estão lá para ajudar quando for preciso, mas não fazem milagres.

Até a terceira fileira, geralmente apertada em um sete lugares, pode ser confortável (Foto: Lucca Mendonça)

Quando falamos de espaço interno, os passageiros da primeira e segunda fileira viajam com muita folga, enquanto a terceira, rebatível, não é problema nem para adultos grandes. Da mesma forma, sobra porta-malas quando ajustada para carregar cinco pessoas. Olhando seu tamanho por fora, tudo isso se torna previsível: carroceria grande quase sempre significa bastante espaço.

Mas nem tudo são flores. Assim como na S10, sua ergonomia já não convence como antes. O volante tem pouco ajuste e acaba ficando distante do motorista, em posição baixa e próxima do painel. Seus bancos dianteiros também pecam pelas abas laterais muito rasas, tanto de assento quanto de encosto. São detalhes que não implicariam tantos ajustes no projeto do carro, mas que fariam toda a diferença no conjunto.

Espaço interno não abre espaço para críticas, diferentemente da ergonomia (Foto: Lucca Mendonça)

O que também fica em uma linha bastante tênue é seu conteúdo de série. São várias coisas interessantes e bem-vindas, como a partida remota do motor, 6 airbags, sensores de chuva e crepuscular, concierge OnStar, internet 4G a bordo, Spotify e Alexa integrados, multimídia com conexões wireless, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa etc. A lista completa de equipamentos está no fim da matéria.

Parte das virtudes tecnologicas da Trailblazer está na multimídia de 8″ (Foto: Lucca Mendonça)

Mas, por outro lado, devemos lembrar que seu ar-condicionado digital automático é de uma única zona, o painel de instrumentos e sistema de som são os mesmos das S10 de entrada, e faltam coisas corriqueiras como uma chave presencial, portas USB (existe só uma, debaixo do apoia braço) ou iluminação em LED, por exemplo. Ao mesmo tempo que oferece modernidades típicas de 2022, a Trailblazer manteve um “pezinho” em 2012. Mas é robusta como poucas.

Custo X benefício?

Trailblazer tem preço dentro da categoria, mas perde em conteúdo para as rivais (Foto: Lucca Mendonça)

Sendo justo, a Chevrolet Trailblazer Premier, tabelada em R$374.390, é uma das mais baratas do segmento. Isso prova que seu preço está dentro dos padrões atuais, e o problema mesmo é o conteúdo de série. Ou a falta dele, no caso. No restante, o SUV grandalhão da GM conserva virtudes de sobra. É robusta, muito espaçosa, enfrenta a estrada e o fora dela, tem mecânica pra lá de confiável, e, superando expectativas, gasta pouco diesel. Só precisa de mais recheio…

Ficha técnica:

Concepção de motor: 2.776 cm³, diesel, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo intercooler, injeção direta de combustível (Common Rail), comando de válvulas único no cabeçote, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio
Transmissão: automática com conversor de torque e 6 marchas, com possibilidade de trocas manuais na alavanca
Potência: 200 cv a 3.600 rpm
Torque: 51 mkgf a 2.500 rpm
Suspensão dianteira: independente, braços sobrepostos, com barra estabilizadora
Suspensão traseira: eixo rígido com feixe de molas
Direção: com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus e rodas: Bridgestone Dueler H/T, medidas 265/60. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,89 m/1,90 m/1,84 m/2,84 m
Porta-malas: 554 litros (7 lugares) ou 205 litros (5 lugares)
Tanque de combustível: 76 litros
Peso em ordem de marcha: 2.104 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)
Preço básico: R$374.390

Itens de série:

Três tomadas de força 12V (duas frontais e uma traseira), Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Sensor de chuva, Partida remota do motor, Espelhos retrovisores externos elétricos com rebatimento, Espelho retrovisor interno eletrocrômico, Descansa-braço traseiro, Controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), Piloto automático, Computador de bordo, Caixa organizadora do porta-malas, Assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), Ar-condicionado digital automático com saídas traseiras reguláveis, Alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, Sensor crepuscular, 06 Airbags (duplo frontal, duplo lateral e duplo de cortina), Alarme, Alerta de Colisão Frontal, Alerta de Pressão dos Pneus, Alerta de Saída de Faixa, Faróis e lanternas de neblina, Luz de condução diurna em LED, Regulagem elétrica de altura dos faróis, Multimídia MyLink touchscreen de 8”, Wi-Fi embarcado para até 7 dispositivos eletrônicos, Concierge Onstar, Sistema de som com 4 alto falantes e 2 tweeters, Volante multifuncional, Câmera de ré

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.