(Lançamento) Nissan Versa ganha cara nova e reforços no conteúdo a partir de R$105 mil

Depois de quase três anos de estreia no Brasil, o Nissan Versa de segunda geração está de cara nova na linha 2024. O tapa no visual, que já estava programado desde o começo do ano, ficou concentrado na parte frontal do sedan compacto premium, que ainda vem do México. Continua a mesma oferta de versões, mas todas automáticas, já que a transmissão manual deixou de ser oferecida para o Versa no ano passado: Sense CVT, de R$105.190; Advance CVT, de R$114.290; e Exclusive CVT, de R$126.590.

Mudam grade e parachoques dianteiro, que, pela primeira vez, dispensam o “V” cromado, típico da fabricante japonesa, em prol de um aplique em preto brilhante e detalhes prateados mais sutis. A Nissan ainda aproveitou para atualizar todos os seus emblemas no Versa 2024, inclusive na nova chave presencial, que é item de série nas três versões. Assim, ele se aproxima do visual do Novo Sentra e também do elétrico Leaf.

Foto: Nissan/divulgação

Mesmo com o novo visual, todas as dimensões continuam iguais as da linha anterior (4,49 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,62 m de entre-eixos), e o porta-malas varia entre 466 litros na Sense e 482 litros nas demais configurações. Detalhe que o Novo Versa é bastante leve, e não passa dos 1.140 kg nem na versão mais completa.

Os faróis tem sempre assinatura em LED (o conjunto óptico só é 100% em LED na versão mais cara), e estão um pouco mais afilados e com novo arranjo interno, assim como os faróis de neblina. Destaque para as rodas redesenhadas, que passam a ser sempre em liga-leve com aro 15, 16 ou 17, dependendo da versão. Até então, o Versa Sense era vendido com calotas plásticas e rodas de aço. Quem menos mudou foi a traseira, ganhando apenas um discreto aerofólio na tampa do porta-malas das versões mais caras.

Por dentro, a central multimídia passa a ser de série com 7 ou 8 polegadas. Detalhes de acabamento e montagem foram melhorados, assim como a ergonomia: finalmente ele passa a ter um console central renovado, que dá direito a um apoio de braço dianteiro com portas USB embutidas, mas só na Exclusive. Além disso, o interior do sedan pode ter duas combinações de cores, preto com azul ou preto com cinza, isso para toda a linha. Há ainda um inédito carregador de celular sem fio, que fazia falta, e outros aprimoramentos.

Foto: Nissan/divulgação

O reforço foi importante na segurança: vendido sempre com 6 airbags, ESP e Hill Holder de série, o Novo Versa 2024 agora tem alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência desde a versão de entrada Sense (acendimento automático dos faróis já estava presente desde o lançamento). A partir da intermediária Advance, já existe o sistema de câmeras 360º, enquanto na Exclusive mais cara é de série também o detector de fadiga do motorista, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de ponto-cego.

Sua motorização e acertos mecânicos de direção, freios e suspensão não mudaram. Debaixo do capô continua o guerreiro 1.6 16v HR16DE, mesmo desde sua primeira geração, acoplado ao câmbio automático tipo CVT programado para simular 6 velocidades. O conjunto entrega 110/113 cv de potência e 15,2/15,3 mkgf de torque máximo com gasolina/etanol, na ordem, focando no baixo consumo: as médias chegam a até 14,7 km/l de gasolina no uso rodoviário, segundo o INMETRO. Foram mantidos os 41 litros de capacidade do tanque de combustível.

A novidade já começa a chegar na rede de concessionárias Nissan em oito opções de cores: Branco Aspen e Preto Premium (sólidas), Cinza Lunar, Vermelho Scarlet, Azul Cobalto, Cinza Grafite e Prata Classic (metálicas), além da perolizada Branco Diamond. São sempre três anos de garantia sem limite de quilometragem.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.