(Lançamento) Nissan Versa ganha cara nova e reforços no conteúdo a partir de R$105 mil


Depois de quase três anos de estreia no Brasil, o Nissan Versa de segunda geração está de cara nova na linha 2024. O tapa no visual, que já estava programado desde o começo do ano, ficou concentrado na parte frontal do sedan compacto premium, que ainda vem do México. Continua a mesma oferta de versões, mas todas automáticas, já que a transmissão manual deixou de ser oferecida para o Versa no ano passado: Sense CVT, de R$105.190; Advance CVT, de R$114.290; e Exclusive CVT, de R$126.590.
Mudam grade e parachoques dianteiro, que, pela primeira vez, dispensam o “V” cromado, típico da fabricante japonesa, em prol de um aplique em preto brilhante e detalhes prateados mais sutis. A Nissan ainda aproveitou para atualizar todos os seus emblemas no Versa 2024, inclusive na nova chave presencial, que é item de série nas três versões. Assim, ele se aproxima do visual do Novo Sentra e também do elétrico Leaf.

Mesmo com o novo visual, todas as dimensões continuam iguais as da linha anterior (4,49 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,47 m de altura e 2,62 m de entre-eixos), e o porta-malas varia entre 466 litros na Sense e 482 litros nas demais configurações. Detalhe que o Novo Versa é bastante leve, e não passa dos 1.140 kg nem na versão mais completa.
Os faróis tem sempre assinatura em LED (o conjunto óptico só é 100% em LED na versão mais cara), e estão um pouco mais afilados e com novo arranjo interno, assim como os faróis de neblina. Destaque para as rodas redesenhadas, que passam a ser sempre em liga-leve com aro 15, 16 ou 17, dependendo da versão. Até então, o Versa Sense era vendido com calotas plásticas e rodas de aço. Quem menos mudou foi a traseira, ganhando apenas um discreto aerofólio na tampa do porta-malas das versões mais caras.
Por dentro, a central multimídia passa a ser de série com 7 ou 8 polegadas. Detalhes de acabamento e montagem foram melhorados, assim como a ergonomia: finalmente ele passa a ter um console central renovado, que dá direito a um apoio de braço dianteiro com portas USB embutidas, mas só na Exclusive. Além disso, o interior do sedan pode ter duas combinações de cores, preto com azul ou preto com cinza, isso para toda a linha. Há ainda um inédito carregador de celular sem fio, que fazia falta, e outros aprimoramentos.

O reforço foi importante na segurança: vendido sempre com 6 airbags, ESP e Hill Holder de série, o Novo Versa 2024 agora tem alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência desde a versão de entrada Sense (acendimento automático dos faróis já estava presente desde o lançamento). A partir da intermediária Advance, já existe o sistema de câmeras 360º, enquanto na Exclusive mais cara é de série também o detector de fadiga do motorista, alerta de tráfego cruzado traseiro e monitor de ponto-cego.
Sua motorização e acertos mecânicos de direção, freios e suspensão não mudaram. Debaixo do capô continua o guerreiro 1.6 16v HR16DE, mesmo desde sua primeira geração, acoplado ao câmbio automático tipo CVT programado para simular 6 velocidades. O conjunto entrega 110/113 cv de potência e 15,2/15,3 mkgf de torque máximo com gasolina/etanol, na ordem, focando no baixo consumo: as médias chegam a até 14,7 km/l de gasolina no uso rodoviário, segundo o INMETRO. Foram mantidos os 41 litros de capacidade do tanque de combustível.
A novidade já começa a chegar na rede de concessionárias Nissan em oito opções de cores: Branco Aspen e Preto Premium (sólidas), Cinza Lunar, Vermelho Scarlet, Azul Cobalto, Cinza Grafite e Prata Classic (metálicas), além da perolizada Branco Diamond. São sempre três anos de garantia sem limite de quilometragem.