(Lançamento) Novo Renault Kwid 2023 muda visual e ganha equipamentos inéditos

Depois de cerca de 4 anos e meio de vendas e mais de 277 mil unidades comercializadas no mercado brasileiro, o Renault Kwid passa por sua primeira reestilização. Subcompacto de origem indiana, ele é o único concorrente do Fiat Mobi, e agora está de cara nova (e preços também). A maior “baixa” foi a versão despojada Life: ela saiu de cena, deixando o posto de “carro de entrada” para a Zen, que parte de R$59.890. Logo em seguida está a Intense, de R$64.190, e no topo da linha a Outsider, de R$67.690. De carro popular, restou apenas o porte…

Foto: Renault/divulgação

Visualmente falando, as maiores mudanças estão na dianteira, que agora segue a tendência do conjunto óptico dividido em dois andares (à la Fiat Toro ou Citroën C4 Cactus, por exemplo). Parachoques dianteiros e traseiros, capô e paralamas também mudaram, se adequando à nova identidade visual da marca. Agora o modelo conta com luzes diurnas e lanternas traseiras de LED em todas as versões, além da tão esperada opção das rodas de liga-leve de fábrica (antes eram só calotas plásticas).

Internamente, onde o Kwid mais mostrava seu lado de carro barato, as novidades se concentraram no painel de instrumentos, que agora é inteiramente digital, multimídia inédita de 8” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, e diversas melhoria em detalhes antes criticados, como manopla do câmbio manual de 5 marchas, maçanetas, saídas de ar-condicionado e tampa do porta-luvas, por exemplo. O acabamento, segundo a Renault, também foi aperfeiçoado e ganhou opção de diferentes tons.

Foto: Renault/divulgação

Mais econômico e fácil de atravessar obstáculos

Antes já elogiados, os ângulos de entrada e saída do Kwid 2023 estão ainda maiores: 24,1º e 41,7º, respectivamente. Por outro lado, a altura do solo ainda é a mesma, de bons 185 mm. Destaque também para a boa distância entre-eixos, que permaneceu inalterada com seus 2,42 m, e porta-malas de 290 litros.

Foto: Renault/divulgação

Mecanicamente ele mantém a receita de antes, composta pelo motor 1.0 SCe de três cilindros com 12 válvulas e câmbio manual de 5 marchas. Graças a pequenas melhorias, o Novo Kwid está com um pouquinho a mais de potência e torque: 68/71 cv e 9,4/10,0 mkgf a 4.250 rpm com etanol/gasolina. O sistema Start&Stop, agora de série, ajudou na melhora de 5% no consumo urbano, bem como os novos pneus verdes, com menor resistência à rolagem.

Mais seguro

As maiores boas novas dessa linha 2023 estão na segurança: O Kwid agora conta com controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em rampas (Hill Holder), monitor de pressão dos pneus (TPMS) e alerta de uso do cinto de segurança para o banco traseiro, todos itens presentes desde a versão mais barata, ou menos cara. Assim como antes, ele mantém também de série os quatro airbags (dois frontais e dois laterais), além das obrigatoriedades das leis atuais, como freios ABS, fixações ISOFIX para cadeirinhas, cinto de três pontos para todos os ocupantes e encosto de cabeça traseiro central.

Foto: Renault/divulgação

Futuro elétrico

Sem muitas informações, a Renault confirmou que lançará em breve uma versão elétrica do Kwid no mercado nacional, informando inclusive que “será o próximo carro 100% elétrico lançado no Brasil”. Chamado de E-TECH por aqui, o modelo já é vendido na Europa, mas como Dacia Spring. Segundo a marca, ele ganhará um motor elétrico desenvolvido especialmente para as condições brasileiras.

Já disponível na rede de concessionárias Renault, o Kwid 2023 tem garantia de 3 anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro. As cores disponíveis são Vermelho Fogo, Branco Glacier, Prata Étoile, Preto Nacré e Azul Iron (esta exclusiva das versões Intense e Outsider), existindo também a possibilidade de pintura da carroceria em dois tons. Confira mais fotos e os conteúdos de cada versão do modelo:

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.