(Lançamento) BYD Tan EV: Elétrico e tecnológico a preço de SUV a gasolina

Tem carro novo no pedaço, e marca nova também. A BYD (sigla para Build Your Dreams, ou Construa Seus Sonhos), terceira fabricante de automóveis mais valiosa do planeta, chegou definitivamente ao Brasil.

Seu preço é bem convidativo (Foto: BYD/divulgação)

Mesmo já tendo discreta participação comercializando furgões e ônibus elétricos para algumas empresas, a fabricante “marca território” de forma oficial com um de seus produtos mais poderosos: O SUV de sete lugares Tan EV, tabelado em convidativos R$487.590, que começa agora a ser vendido para o grande público. Para efeito de comparação, uma Toyota SW4 GR-S a diesel pode ser encontrada por valores acima dos R$450 mil.

Repleto de modernidades e tecnologias até inéditas, o modelo é rival principalmente de outros elétricos como Audi e-tron ou Mercedes-Benz EQC400, mas também pretende roubar clientes de grandalhões híbridos como Volvo XC90 Recharge, ou até convencionais como Audi Q7 TFSI. Claro que a maior aposta é na relação custo X benefício, afinal o Tan EV custa bem menos que seus rivais e entrega conteúdo bem próximo.

Tecnologias não faltam (Foto: BYD/divulgação)

A novidade, segundo a BYD, foi concebida com tecnologia alemã, mas é produzido na China, terra natal da fabricante. Alguns destaques de modernidade vão para a enorme multimídia rotativa de 15”, painel de instrumentos digital, sistema de som assinado pela Dirac com 12 alto-falantes, bancos dianteiros com regulagens elétricas, porta-malas com abertura/fechamento elétrico presencial, conjunto óptico full-LED, câmera 360º, sistema de freios a disco ventilado Brembo e muito mais.

E, claro, como não poderia faltar, todo um pacote de assistências ao condutor e sistemas de segurança: piloto automático adaptativo (ACC), alertas de colisão frontal e traseiro, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, alerta de ponto-cego, leitor de placas de sinalização e 6 airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina). Definitivamente, não deve em nada para seus rivais ocidentais.

Segurança e conforto também não foram deixados de lado (Foto: BYD/divulgação)

Concepção premium

Bem como seus concorrentes tradicionais, o BYD Tan EV tem concepção requintada. Seu design moderno é assinado pelo ex-Audi Wolfgang Egger, e, no mercado chinês, existem também versões híbridas e a gasolina do modelo. Em todas as versões, ele conserva a carroceria monobloco com suspensões independentes nas quatro rodas, fixação do eixo traseiro tipo multibraço, freios a disco nas quatro rodas (no caso desse elétrico, preparados pela Brembo), direção elétrica progressiva e por aí vai.

Moderno também na construção (Foto: BYD/divulgação)

Trem-de-força poderoso

O Tan EV é movido por dois motores elétricos, um em cada eixo, que juntos rendem nada menos que 517 cv de potência e 69,3 mkgf de torque máximo. A força de ambos é equilibrada: 245 cv e 33,7 mkgf no dianteiro, mais 272 cv e 35,7 mkgf do traseiro, e tudo isso é distribuído de forma automática para as quatro rodas (ou seja, ele tem tração integral).

Graças a toda a tecnologia construtiva, o grandalhão elétrico da BYD, que pesa quase 2.500 kg, consegue ir de 0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos e garante alcance de até 437 km no uso combinado (ciclo PBEV).

Powertrain poderoso garante 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos (Foto: BYD/divulgação)

Novidade também na concepção das baterias de 86 kWh, fabricadas pela própria BYD e instaladas no assoalho do SUV. Ao invés das tradicionais acumuladoras de íon-lítio, normalmente padrão nos carros elétricos, o Tan EV traz a tecnologia da bateria laminar de de LFP (lítio-ferro-fosfato), mais seguras e eficientes.

Declarado oficialmente pela fabricante, a carga rápida completa, feita em postos de recarga, leva cerca de 1 hora e 20 minutos. Quando colocado em tomadas comuns, as residenciais, esse tempo supera as 15 horas.

Nos próximos meses, a BYD pretende expandir sobremaneira sua rede assistencial no Brasil, pretendendo atingir 45 pontos nas principais cidades do território nacional até o final de 2022. Destaque também para a generosa garantia de cinco anos ou 500 mil km para o veículo, ou oito anos sem limite de quilometragem para as baterias, além da entrega gratuita de um Wallbox (carregador residencial de carga rápida) para os primeiros compradores do Tan EV. As cores disponíveis são Branco Snow, Cinza Mountain, Preto Doctor, Azul Ataraxia e Vermelho Emperor.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.