PAG Nick: Matéria de época

Criada em 1987 pelo empresário Paulo de Aguiar Goulart e pelo designer Anísio Campos, a PAG (Projets D’AvantGarde, ou Projetos de Vanguarda em português) era uma divisão da concessionária Dacon (fundada e dirigida por Paulo Goulart) responsável por fabricar veículos baseados em modelos Volkswagen.

O primeiro produto da PAG, um subcompacto batizado de Nick, também chegou em 1987 tendo como base a picape Saveiro, mas com carroceria encurtada. Com 3,04 m de comprimento e pesando 868 kg (40 kg a menos que a picape), ele utilizava o motor 1.6 (VW AP-600), que desenvolvia 90 cv e 13 mkgf de torque, fazendo o carrinho andar como um esportivo para a época: 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e velocidade máxima de 160 km/h segundo testes da Quatro Rodas, números bem próximos do Gol GTS.

Com preço bastante alto para a época, teve sua produção encerrada em 1991, depois de aproximadamente 130 unidades produzidas, por conta do sucesso (e novidade) dos esportivos importados. A Dacon, mesmo depois de interromper a fabricação dos modelos de sua marca PAG, ainda sobreviveu por mais 5 anos como revendedora de carros, fechando suas portas definitivamente em 1996.

A matéria abaixo, um teste do pequeno Nick, foi publicada na revista Quatro Rodas edição 333, de abril de 1988. O texto é de Douglas Mendonça e as fotos são de Paulo Vainer. Confira:

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.