PAG Nick: Matéria de época
Criada em 1987 pelo empresário Paulo de Aguiar Goulart e pelo designer Anísio Campos, a PAG (Projets D’AvantGarde, ou Projetos de Vanguarda em português) era uma divisão da concessionária Dacon (fundada e dirigida por Paulo Goulart) responsável por fabricar veículos baseados em modelos Volkswagen.
O primeiro produto da PAG, um subcompacto batizado de Nick, também chegou em 1987 tendo como base a picape Saveiro, mas com carroceria encurtada. Com 3,04 m de comprimento e pesando 868 kg (40 kg a menos que a picape), ele utilizava o motor 1.6 (VW AP-600), que desenvolvia 90 cv e 13 mkgf de torque, fazendo o carrinho andar como um esportivo para a época: 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e velocidade máxima de 160 km/h segundo testes da Quatro Rodas, números bem próximos do Gol GTS.
Com preço bastante alto para a época, teve sua produção encerrada em 1991, depois de aproximadamente 130 unidades produzidas, por conta do sucesso (e novidade) dos esportivos importados. A Dacon, mesmo depois de interromper a fabricação dos modelos de sua marca PAG, ainda sobreviveu por mais 5 anos como revendedora de carros, fechando suas portas definitivamente em 1996.
A matéria abaixo, um teste do pequeno Nick, foi publicada na revista Quatro Rodas edição 333, de abril de 1988. O texto é de Douglas Mendonça e as fotos são de Paulo Vainer. Confira: