(Lançamento) Nissan Sentra geração 8 chega ao Brasil em duas versões a partir de R$148,5 mil

Chegou ao Brasil o novo Nissan Sentra, que já estava atrasado há algum tempo. O sedan médio japonês, feito como sempre no México, renasce depois de um hiato de dois anos: a sétima geração saiu de linha por aqui em 2021, após o declínio nas vendas, e é substituída agora por um carro (quase) totalmente novo. Quase: motor e câmbio ainda são os mesmos.

Ao contrário dos documentos vazados na imprensa automotiva no final do ano passado, ele não está sendo vendido em três, mas sim em duas versões: Advance e Exclusive. Uma “básica”, a Sense, acabou ficando de fora dos planos. Por isso ele perde o título de sedan médio mais barato do Brasil, mas acaba tendo preços interessantes comparando com os rivais Toyota Corolla, Chevrolet Cruze e Caoa-Chery Arrizo 6 Hybrid: R$148.490 pela Advance e R$171.590 pela Exclusive, que pode ter interior especial por R$1.700 extras.

 

O novo Sentra, agora feito sobre a plataforma CMP, modular, cresceu no comprimento (4,64 m), largura (1,81 m) e entre-eixos (2,71 m), mas está mais baixo (1,45 m). O porta-malas, embora maior que as expectativas, continua menor que o da antiga geração: 466 litros, contra 503. E o dilema do tanquinho de combustível agora também está aqui, já que ele não comporta mais do que 47 litros de gasolina. Bem limitado.

O powertrain é conhecido dos proprietários da marca: trata-se do bom e velho motor 2.0 16v, de aspiração totalmente natural, que recebeu melhorias e chega a sua terceira geração. Agora, fazem parte do conjunto injeção direta, acabamento interno espelhado em aço spray (diminui o atrito e melhora a refrigeração), e possibilidade de operação no ciclo Atkinson. O pecado é ele ser movido só a gasolina: flex ficou para a próxima. São 151 cv de potência e 20 mkgf de torque.

Foto: Nissan/divulgação

A transmissão continua sendo a CVT XTronic de antes, que passou para oito velocidades simuladas e agora é acoplada via conversor de torque. Pesando cerca de 1.400 kg, o Novo Sentra consegue ir de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, alcançando 200 km/h de velocidade máxima pelos dados oficiais. O INMETRO fala em 11,0 km/l de consumo urbano e 13,9 km/l de consumo rodoviário.

No conjunto da obra estão suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço, freios a disco nas quatro rodas e sistema de direção com assistência elétrica progressiva. Suas linhas gerais são atuais e com sinergia a identidade visual da marca, lembrando os irmãos maiores Altima e Maxima, e também o atual Versa. O novo sedan é sempre calçado com rodas aro 17, e a iluminação é full-LED.

Foto: Nissan/divulgação

Como pede o mercado, há um amplo pacote de tecnologias e assistências: câmera 360º, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto-cego, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor, farol alto com comutação automática e piloto automático adaptativo. Complicado é o freio de estacionamento acionado por pedal: um sistema obsoleto, destoando completamente do carro, que ainda complica a vida de deficientes.

Há ainda ar-condicionado automático digital de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, painel de instrumentos com tela de 7” multifuncional, partida remota do motor, retrovisor interno fotocrômico, teto-solar, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de som Bose com 8 alto-falantes, 6 airbags, multimídia de 8”, aviso de esquecimento para o banco traseiro e mais. Parte desses itens acima só estão na Exclusive, versão mais cara.

Como bônus para os primeiros 100 compradores do Sentra de oitava geração, todos via internet, a Nissan decidiu dar três anos de revisão grátis, um ano de assistência 24h grátis, vale combustível de R$1 mil, uma mala de viagem personalizada e, como cereja do bolo, uma viagem com “experiências únicas”, como diz a própria marca, que dá direito a duas diárias, seguro, jantar e um presente especial. Quem cuida dessa trip é uma agência especializada em roteiros de viagem personalizados.

Por enquanto, só os Sentra Advance chegarão as concessionárias da marca. Os Sentra Exclusive chegam depois, no final do mês. Há quatro cores nada chamativas: Preto Premium, Branco Diamond, Prata Classic e Cinza Grafite, sendo que os carros brancos e cinzas virão sempre com teto preto. A Nissan trabalha com três anos de garantia sem limite de quilometragem.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.