Great Wall Motors vem aí, e promete boas novidades

A Great Wall Motors já tem no nome sua origem: Great Wall significa “Grande Muralha” em inglês, ou seja, estamos falando de mais uma fabricante oriental no Brasil, mais especificamente da China. A GWM, como é conhecida popularmente, começou a se instalar definitivamente por aqui com a compra da planta fabril de Iracemápolis (SP), ex-Mercedes-Benz, em julho de 2021. Mas, na verdade, a marca já ensaiava sua vinda para o mercado nacional há mais de uma década, junto com várias outras chinesas. Os culpados por esse “atraso” são sempre os mesmos: instabilidade da economia nacional, além da volatilidade do Dólar.

A picape Poer (Foto: Great Wall/Divulgação)

Mas agora ela vem pra ficar, tanto é que já está oficialmente nas redes sociais, e deu spoilers do que deve ser seu primeiro lançamento no Brasil: a picape média cabine-dupla Poer, futura rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Nissan Frontier e afins. Na China, seu país de origem, a Poer tem duas opções de motor, sendo um 2.0 turbo a gasolina (com aproximadamente 190 cv e 36 mkgf de torque) e outro 2.0 turbodiesel (163 cv e 41 mkgf de torque). A transmissão é sempre automática de 8 marchas, enquanto a tração pode ser 4×2 ou 4×4 (na variante a diesel, ela é sempre integral com reduzida).

O pequeno elétrico Ora R1 também poderá ser vendido no Brasil (Foto: Ora/Divulgação)

O modelo deve seguir o tradicional lema do “mais conteúdo por menos preço”, oferecendo equipamentos de sobra por valores mais baixos que os da concorrência. Lembrando que a GWM é uma das fabricantes de automóveis mais tradicionais e respeitadas da China, e hoje atua também na Europa, América Latina, Oriente Médio e boa parte da Ásia. Além disso, o Grupo Great Wall abrange também outras marcas, como a Ora (especializada em veículos elétricos), Wey (divisão de veículos mais luxuosos e sofisticados) e Haval (focada em crossovers, SUVs e utilitários). Com a chegada da GWM no Brasil, todos esses produtos poderão ser vendidos, e até mesmo fabricados, na recém-adquirida planta de Iracemápolis.

O SUV Jolion é um dos produtos da Haval, divisão da Great Wall Motors (Foto: Haval/Divulgação)

Por enquanto, as operações ainda estão em andamento, mas as chances de termos modelos da Great Wall Motors disponíveis para a venda no Brasil até o final de 2021 são bem grandes. É esperar para ver…

Compartilhar:
Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.