(Lançamento) Mercedes GLC, rival de Audi Q5 e Volvo XC60, ganha nova geração no Brasil

A Mercedes-Benz brasileira já lançou no mercado a nova geração do SUV médio-grande GLC, que passa, também, a ser híbrido-leve, seguindo os passos das estreias mais recentes da marca. O GLC é um produto relativamente novo, com oito anos de mercado, e há cerca de um ano e meio recebeu uma geração inédita. Para o Brasil, chegam duas carrocerias, SUV e Coupé, sendo que a segunda só deve ser vendida em outro momento, mais para frente. O SUV GLC300 4Matic custa R$531.900 em versão única, sem opcionais além da cor, e já pode ser encontrado na rede de concessionárias da marca.

A nova geração do modelo usa a plataforma MRA (Modular Rear Architeture) renovada, ainda que aposte em um design mais jovial e esportivo. O interior segue a atual identidade visual da marca, com multimídia MBUX (12”) e painel de instrumentos digital (12,3”), novo volante com botões touch, ajustes do carro por comandos de voz no sistema MBUX, entre outras modernidades. Lembrando que, por aqui, seus rivais principais são o Volvo XC60 (e até os XC90 mais em conta), além do Audi Q5 em suas carrocerias SUV e Sportback. Também entram no duelo os BMW X3 e X4.

Voltando aos Benz, tanto SUV quanto Coupé trazem sempre um motor 2.0 16v turbo a gasolina, com injeção direta e duplo comando variável, rendendo pouco menos de 260 cv de potência com 40,8 mkgf de torque máximo. O time do trem de força é complementado ainda pela tecnologia híbrida-leve de 48 Volts, com motor de arranque e alternador juntos, fornecendo força extra ao motor a gasolina. Além da tração integral 4Matic, os GLC têm como padrão uma transmissão automática de 9 velocidades, a 9G-Tronic, e suspensões independentes nas quatro rodas (eixo traseiro multibraço).

Com esse conjunto, os GLC acabam tendo desempenho similar, com leve vantagem do Coupé pela melhor aerodinâmica (Cx de apenas 0,27, contra 0,29 do SUV), ainda que a fabricante fale nos mesmos pesados 2.510 kg para as duas carrocerias: aceleram de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos, correndo até os 240 km/h (246 no Coupé). Se comparada com a geração anterior, a nova linha GLC, além de maior, está mais rápida, eficiente, econômica e com maior porta-malas (545 litros no Coupé e 620 litros no SUV).

A carroceria SUV aposta no luxo do padrão Avantgarde de acabamento, com mais cromados e interior com detalhes em madeira, enquanto o Coupé segue a linha AMG Line: pneus de perfil mais baixo, rodas especiais aro 20, detalhes da carroceria com pintura metálica, estribos laterais e interior esportivo são de série. Ainda assim, a dupla conta com modo off-road, que adapta a eletrônica para o uso no fora-de-estrada, controle eletrônico de descidas e, só para o Coupé, há câmeras 360º e uma câmera off-road dianteira, que mostra o caminho a frente para o motorista, evitando colisões com pequenos obstáculos.

De série, a dupla oferece ar-condicionado automático digital dual zone, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétrico presencial, iluminação ambiente em LED com 64 cores, assistente de estacionamento Parktronic, partida remota do motor, carregador de celular sem fio, conexões wireless com smartphones, navegador GPS embutido, sistema de som com 9 alto-falantes, bancos em couro (dianteiros com ajustes elétricos e memorização de posição), teto-solar panorâmico, conjunto óptico full LED, farol alto com comutação automática, além de diversos assistentes inteligentes de condução.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.