Ao trabalho! Cinco carros bons para transporte por aplicativo

Se você deseja garantir uma renda extra, trocar de emprego, ou ter mais liberdade e autonomia durante a jornada de trabalho, provavelmente, já considerou se tornar um motorista de aplicativo de transportes, como Uber ou 99. Mas, para isso, é preciso, inicialmente, se atentar às exigências e condições das empresas com relação ao carro (modelo, ano de fabricação, número de portas, itens de série etc.) e escolher um bom companheiro pra essa jornada automotiva.

Um dos pontos para começar a trabalhar com transporte por aplicativo é se atentar às regras do app e escolher um bom carro (Foto: Uber/divulgação)

Nesse momento, é possível buscar tanto por carros usados quanto por modelos 0km, desde que eles correspondam às especificações dos aplicativos. Para te dar uma forcinha, elegemos os 5 carros mais indicados para os aplicativos de motoristas. A seleção é de acordo com a confiabilidade e consumo de combustível, pontos fundamentais pra quem quer trabalhar com transporte por aplicativo.

1 – Chevrolet Onix 1.0

Foto: Chevrolet/divulgação

Não é por acaso que, desde o seu lançamento, o Onix está entre os veículos mais vendidos do Brasil. Versão mais simples do modelo, que existe aos montes no mercado de usados, ele é econômico e muito confiável, afinal usa um motor tradicional na linha da GM do Brasil desde os anos 2000. Uma opção enxuta para quem está em busca de carros para Uber e 99.

Por mais que seja considerado um modelo “básico”, ele traz de fábrica itens interessantes para a empreitada de transportes, como ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos, computador de bordo, alerta de pressão dos pneus, limpador e desembaçador traseiro. Além disso, seu motor 1.0 desenvolve até 80 cv de potência e 9,8 mkgf de torque, aliado ao câmbio de 5 marchas.

2 – Nissan Versa/V-Drive 1.0

Foto: Lucca Mendonça

Considerado o sedã mais espaçoso da sua categoria, o Versa, depois rebatizado para V-Drive, agrada pelo espaço interno amplo e porta-malas de 460 litros, permitindo não só conforto aos passageiros como também espaço para bagagens. Acompanha motor 1.0 três cilindros com até 77 cv de potência e 10 kgfm de torque, além de câmbio manual de cinco marchas.

Entre os itens de conveniência, o destaque fica por conta do ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, volante regulável em altura e computador de bordo. Lembrando que o Versa, ou V-Drive, também é outro que já saiu de linha, mas é facilmente encontrado no mercado de usados.

3 – Renault Sandero 1.0

Foto: Renault/divulgação

Compacto e, ao mesmo tempo, espaçoso, graças aos seus 2,59 metros de entre-eixos, o Renault Sandero é destaque entre os motoristas de app por conta do seu preço atrativo, economia de combustível, robustez e bom desempenho. O hatch tem motor 1.0 SCe três cilindros, de projeto brasileiro, com até 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque.

Além disso, ele vem acompanhado do câmbio manual de cinco marchas, 320 litros de porta-malas e equipamentos como ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, computador de bordo, limpador e desembaçador traseiro e, a partir da linha 2020, luz diurna em LED e airbags laterais dianteiros de série.

4 – Fiat Grand Siena GNV

Foto: Lucca Mendonça

O Fiat Grand Siena GNV foi desenvolvido especialmente para atender aos pedidos dos motoristas de app que buscavam a segurança e confiabilidade de adquirir um carro movido a gás natural de fábrica, sem se preocupar com instalação posterior. Segundo a Fiat, ele chegava a ser até 39% mais barato nos gastos com abastecimento, graças a economia proporcionada pelo uso do gás natural.

O sedan da Fiat, conhecido pelo espaço interno generoso e ótimo porta-malas de 520 litros, trazia motor 1.4 EVO Fire com até 88 cv de potência e 12,5 mkgf de torque, que podia ser movido com etanol, gasolina ou gás natural veicular. Esse motor é extremamente confiável e barato de se manter. De série, o Grand Siena GNV oferecia ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, travas elétricas etc.

5 – Ford Ka/Ka Sedan 1.0

Foto: Ford/divulgação

Por último, mas não menos interessante, apresentamos o Ford Ka 1.0 e sua versão Sedan 1.0, compactos econômicos, confortáveis e com espaço considerável. Os Ford traziam um 1.0 tricilíndrico que produzia bons 85 cv e 10,7 kgfm de torque, permitindo médias de consumo acima dos 15 km/l com gasolina.

A linha Ka foi fabricada pela Ford do Brasil até o começo de 2021. De série, traziam ar-condicionado, direção elétrica, banco traseiro bipartido, limpador e desembaçador do vidro traseiro, vidros e travas elétricas, além de computador de bordo.

Compartilhar: