(Lançamento) Mercedes-Benz Classe A 2024 muda mecânica com novo visual

Um dos pouquíssimos hatches médios ainda vendidos no Brasil, o tímido Mercedes Classe A recebe novidades na linha 2024. O modelo, muito mais conhecido por sua variante esportiva A45 AMG, passa a ser vendido com uma nova motorização, além de um visual retocado, que inclui mudanças discretas para alinhar o hatch a nova identidade da marca por aqui.

O design muda pouco: há um novo parachoque dianteiro mais agressivo e parecido com o da Classe C, grade redesenhada, e um rearranjo nos faróis em LED. A maior novidade das laterais é um novo jogo de rodas aro 18, mas que lembra bastante o desenho anterior. Na parte traseira estão as lanternas um pouco mudadas, logo acima de um novo parachoque, também mais esportivo e próximo ao da A45. A parte interna foi renovada em detalhes de acabamento, revestimento dos bancos (agora todo em preto e com costuras vermelhas), console central redesenhado e volante inédito.

O aspecto geral mais agressivo faz sentido, afinal, a partir de agora, a Classe A passa a ser vendida em pacote único por aqui: A200 AMG Line, com visual esportivo, só que sem mudanças mecânicas (chamados por aí de “esportivados”). Seu preço, bem salgado, é o mesmo cobrado por SUVs premium da concorrência: R$344.900 sem opcionais disponíveis. A paleta de cores também é inteira “gratuita”, e não tem acréscimos para tons especiais.

A maior reviravolta do Classe A 2024 está na motorização: o 2.0 16v turbo sai de cena, assim como parte do apelo esportivo do hatch. Isso porque agora quem move o Benz é o compacto 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Renault (o mesmo dos nacionais Oroch e Duster). Aqui, esse 1.3 bebe só gasolina, entregando 163 cv de potência e cerca de 27,5 mkgf de torque máximo, com parceria de uma transmissão automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades. É a mesma caixa dos modelos 2.0, só que recalibrada.

Foto: Mercedes-Benz/divulgação

Além do motor de menor cilindrada, consumo mais comedido e emissões de poluentes reduzidas, o A200 ganha reforço na eletrificação e vira semi-híbrido: ele ganha sistema BSG, uma união de motor de arranque com alternador, que gera força adicional e reduz a carga de trabalho do motor a combustão. Não confunda com um híbrido puro: o Classe A não chega a arrancar somente com a força da eletricidade (mas permite que o 1.3 turbo se desligue com o carro em movimento), nem tampouco pode ser recarregado em tomadas externas, mas há reaproveitamento de energia em frenagens e desacelerações.

Com a nova motorização, a Mercedes fala em 8,2 segundos na prova de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima limitada em 225 km/h. Seu tanque continua com os mesmos limitados 43 litros de capacidade (de reserva, 5).

As medidas tecnológicas visam uma evolução mais ecológica e menos prejudicial ao meio-ambiente para o modelo. Até por isso, inclusive, a Mercedes adota uma quantia muito maior de materiais reciclados no interior do hatch reestilizado, como exemplo dos bancos: 65% do revestimento é de reuso, e 85% da estrutura interna e espuma também é oriunda de reciclagem. Aliás, falando neles, os bancos dianteiros passam a ser inteiriços, com apoios de cabeça fixados ao encosto.

O conteúdo de série é praticamente o mesmo do antigo A250 2.0 turbo: a fabricante fala apenas em uma atualização de hardware e software da multimídia e painel de instrumentos digital, aprimoramentos dos comandos de voz do sistema MBUX (dá para comandar várias funções do carro “conversando” com a multimídia), melhoras nas portas USB (incluindo a adoção do padrão C, mais moderno), entre outros pormenores. O hatch traz teto-solar, ar-condicionado digital automático, sistema Park Assist, chave presencial, iluminação ambiente em LED, carregador de celular sem fio, farol alto com comutação automática, assistente de frenagem e mais.

A novidade já está sendo distribuída para a rede de concessionárias Mercedes-Benz de todo o Brasil. A fabricante oferece, para toda sua linha, incluindo o novo A200, 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.