(Lançamento) Seres 3 é o mais novo SUV elétrico vendido no Brasil, e tem até versão blindada


Seres Motors parece um nome bem incomum para a maioria dos brasileiros, mas calma lá: essa é uma marca nova por aqui, estreada em dezembro de 2022, então não estranhe se você a desconhece. Na realidade, importadora: a Seres tem origem nos EUA, hoje é controlada pelo grupo chinês DFSK, e, no mercado nacional, chega por meio de um grupo de empresários brasileiros como Seres Brasil LTDA. A empresa trabalha não só com carros de passeio, esses de diferentes fabricantes, mas também vende utilitários para trabalho usando a marca DFSK. Todos tem uma coisa em comum: são 100% elétricos ou bastante eletrificados.
Seu primeiro produto lançado em terras tupiniquins é um SUV compacto elétrico que simplesmente se chama “3”. Também existe o “5” e o “7”, mas esses virão depois. O Seres 3 tem porte de um Renault Duster e atende por outro nome, Fengon E3 EV, como é chamado em seu país de origem. Por enquanto ele é oferecido em versão única, sem opcionais, por R$220 mil promocionais (o preço comum é de R$240 mil). Como alternativa mais segura, há o Seres 3 Super Shield, blindado de fábrica, com proteção feita pela Armor, por R$270 mil (preço normal de R$320 mil).

O design geral do Seres 3, por dentro e por fora, não é dos mais autênticos. E muito menos arrojado. Em contrapartida, o SUV compacto conta com outras virtudes, como o os freios a disco nas quatro rodas, boa medida de entre-eixos (2,65 m), isso sem contar no enorme porta-malas de declarados 526 litros. Para seu porte, é disparado o maior compartimento da categoria, digno dos maiores SUVs médios.
Seu motor é dianteiro, assim como a tração: é um propulsor síncrono, com 163 cv de potência e 30,6 mkgf de torque imediato, acompanhado de redutor. Com peso de aproximadamente 1.750 kg, o Seres leva cerca de 9 segundos na prova de 0 a 100 km/h e corre até os 160 km/h. A máxima, como geralmente é padrão nos carros elétricos, é limitada eletronicamente.
A novidade tem um conjunto de baterias de íon-lítio rente ao assoalho com capacidade de 53 kWh, permitindo alcance oficial de 406 km pelo ciclo otimista NEDC, 300 km pelo realista WLTP e 209 km pelo padrão nacional do INMETRO. Todo o processo de recarga, que usa padrão Tipo 2 de carregadores, pode ser feito em cerca de 7h30min (até 7 kW, de 0 a 100%), ou, nos eletropostos rápidos de até 50 kW, apenas 38 minutos para recuperar 60% da carga.

São de série as rodas de liga-leve aro 18 (calçadas com pneus 225/55), painel de instrumentos digital, multimídia de 10,2”, carregador de celular sem fio, câmera 360º, bancos em couro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com ajustes elétricos, teto-solar panorâmico, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétricos, bancos dianteiros com aquecimento, controle de frenagem em descidas (HDC), alerta de saída de faixa, alerta de colisão, seletor de modos de condução (Normal, Comfort e Sport), freio de mão eletromecânico, faróis em LED e mais.
Encontrado nas cores Preto, Branco, Cinza e Azul, o Seres 3 tem garantia de até 3 anos ou 120 mil km (o que ocorrer primeiro) para o veículo, e até 8 anos (ou também 120 mil km) para o conjunto de baterias.
Venda em concessionárias? Que nada!
A ideia da Seres é inusitada: todos os seus produtos serão vendidos de forma online, como por exemplo pelo site driveseres.com.br. O contato será direto entre a importadora e o cliente, sem intermédio de um lojista ou concessionário, mas alguns representantes, espalhados pelas principais capitais do país, ficarão responsáveis pelas entregas dos carros 0 km (que também pode ser feita na casa do cliente), test-drive e exposição dos carros.

Por enquanto, além da sua sede em Alphaville, a Seres já tem parceiros no Distrito Federal, São Paulo capital e Santa Catarina, mas outros estão por vir. A manutenção e serviços diversos ficam a cargo dos centros de pós-venda da Seres Brasil, os chamados Service Center, que também estão em fase de expansão. Algumas oficinas 24 horas da Porto Seguro também estão homologadas para cuidar dos Seres.