(Lançamento) Jeep Grand Cherokee é o mais rápido e moderno da história por R$570 mil


Ícone automotivo mundial, o Jeep Grand Cherokee chega oficialmente a sua quinta geração no Brasil (confira a história do SUV aqui), e recebe o título de carro mais caro e refinado da marca, se posicionando como topo de linha. Vendido em versão única, a 4xe, ele é salgadíssimo no preço: R$569.990. Nessa faixa, seus principais rivais tornam-se os premium Audi Q7 e Volvo XC90, e para isso ele é tratado como o Grand Cherokee de maior capacidade off-road e também o mais sustentável de todos os tempos, segundo a marca.
Em sua versão única, o SUVzão traz a mesma tecnologia do Compass 4xe: motor a gasolina na dianteira, junto do sistema gerador de energia unindo motor de arranque com alternador, mais um motor elétrico acoplado ao eixo traseiro. O conjunto conta ainda com uma bateria de 17,3 kWh de capacidade e recarga também por fonte externa, ou seja, é um híbrido plug-in 4×4. Mas, para deixar claro seu espírito norte-americano, o Jeep é feito em Detroit, Michigan, a capital do automóvel.
Seu motor a gasolina é o 2.0 turbo Hurricane (mesmo da Ram Rampage), de 272 cv de potência e 40 mkgf de torque. Com 16 válvulas, duplo comando variável e injeção direta, ele trabalha junto com o motor elétrico traseiro de 136 cv e cerca de 27 mkgf, e recebe ajuda de mais 72 cv e 5,4 mkgf do “gerador” dianteiro. Quem administra essa força toda para as quatro rodas o tempo todo é uma transmissão automática de oito marchas. Lembrando que sua tração 4×4 conta com reduzida e seletor de tipos de terreno, como nos Jeep turbodiesel.
No total, o Grand Cherokee rende 380 cv de potência e 65 mkgf de torque, permitindo que o grandalhão acelere de 0 a 100 km/h em menos de 6,5 segundos e vá além dos 200 km/h. O aparato mecânico é composto ainda pelas suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica progressiva.
Por aqui, a oferta será apenas da carroceria de tamanho normal e cinco lugares: a Jeep preferiu não trazer a carroceria L de sete assentos. Com porte próximo ao de seus rivais Audi e Volvo (cerca de 4,92 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,80 m de altura e 2,96 m de entre-eixos), o SUV 4×4 passa dos 21 cm de altura do solo e se dá muito bem nos ângulos de ataque e saída, essenciais para o off-road. Ainda assim, é familiar com porta-malas de 580 litros e bruto, com 2.332 kg de capacidade de reboque. Ele, sozinho, pesa quase 2.500 kg.
Plug-in, o novo Jeep leva 2h30min pra recarga total em tomadas de 220V, e consegue fazer 19,3 km/l de gasolina tanto no ciclo rodoviário quanto no urbano, claro que utilizando sua propulsão híbrida e trafegando nas melhores condições, segundo o INMETRO. No modo 100% elétrico, o SUV chega a ter alcance de 29 km. O motorista pode optar por manter o carro no modo híbrido (Hybrid), transformá-lo em EV (Electric), ou escolher recarregar as baterias/guardar a carga no modo E-Save. Para a condução, existe ainda o modo Sport.
Nesse pacote único da versão disponível no Brasil, são destaques as rodas de liga-leve aro 20, multimídia com GPS nativo de 10,1”, painel de instrumentos digital de 10,2”, tela multimídia para o passageiro dianteiro, retrovisor interno digital, pacote de assistentes de condução ADAS Nível 2, câmera off-road (dianteira, para controlar obstáculos frontais) e câmera 360º, porta-malas com abertura elétrica presencial, volante e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros com aquecimento, head-up display, sistema de som Alpine com 506 Watts, teto-solar panorâmico, volante com aquecimento, 8 airbags etc.
Quem tiver a grana e quiser o carro, pode se dirigir até uma das 80 concessionárias Jeep que vendem e cuidam dos modelos eletrificados da marca. Só não pode demorar: o primeiro lote importado, que tem previsão para durar até o final do ano, é de 150 unidades, e mais carros só serão trazidos em meados do ano que vem. O Grand Cherokee tem quatro opções de cor (Branco Brilhante, Preto Diamante, Cinza Báltico e Prata Zênite), e três anos de garantia total sem limite de quilometragem. Para as baterias, a cobertura é de cinco anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.