(Lançamento) Jeep Grand Cherokee é o mais rápido e moderno da história por R$570 mil

Ícone automotivo mundial, o Jeep Grand Cherokee chega oficialmente a sua quinta geração no Brasil (confira a história do SUV aqui), e recebe o título de carro mais caro e refinado da marca, se posicionando como topo de linha. Vendido em versão única, a 4xe, ele é salgadíssimo no preço: R$569.990. Nessa faixa, seus principais rivais tornam-se os premium Audi Q7 e Volvo XC90, e para isso ele é tratado como o Grand Cherokee de maior capacidade off-road e também o mais sustentável de todos os tempos, segundo a marca.

Em sua versão única, o SUVzão traz a mesma tecnologia do Compass 4xe: motor a gasolina na dianteira, junto do sistema gerador de energia unindo motor de arranque com alternador, mais um motor elétrico acoplado ao eixo traseiro. O conjunto conta ainda com uma bateria de 17,3 kWh de capacidade e recarga também por fonte externa, ou seja, é um híbrido plug-in 4×4. Mas, para deixar claro seu espírito norte-americano, o Jeep é feito em Detroit, Michigan, a capital do automóvel.

Seu motor a gasolina é o 2.0 turbo Hurricane (mesmo da Ram Rampage), de 272 cv de potência e 40 mkgf de torque. Com 16 válvulas, duplo comando variável e injeção direta, ele trabalha junto com o motor elétrico traseiro de 136 cv e cerca de 27 mkgf, e recebe ajuda de mais 72 cv e 5,4 mkgf do “gerador” dianteiro. Quem administra essa força toda para as quatro rodas o tempo todo é uma transmissão automática de oito marchas. Lembrando que sua tração 4×4 conta com reduzida e seletor de tipos de terreno, como nos Jeep turbodiesel.

No total, o Grand Cherokee rende 380 cv de potência e 65 mkgf de torque, permitindo que o grandalhão acelere de 0 a 100 km/h em menos de 6,5 segundos e vá além dos 200 km/h. O aparato mecânico é composto ainda pelas suspensões independentes nas quatro rodas, eixo traseiro multibraço, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica progressiva.

Por aqui, a oferta será apenas da carroceria de tamanho normal e cinco lugares: a Jeep preferiu não trazer a carroceria L de sete assentos. Com porte próximo ao de seus rivais Audi e Volvo (cerca de 4,92 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,80 m de altura e 2,96 m de entre-eixos), o SUV 4×4 passa dos 21 cm de altura do solo e se dá muito bem nos ângulos de ataque e saída, essenciais para o off-road. Ainda assim, é familiar com porta-malas de 580 litros e bruto, com 2.332 kg de capacidade de reboque. Ele, sozinho, pesa quase 2.500 kg.

Plug-in, o novo Jeep leva 2h30min pra recarga total em tomadas de 220V, e consegue fazer 19,3 km/l de gasolina tanto no ciclo rodoviário quanto no urbano, claro que utilizando sua propulsão híbrida e trafegando nas melhores condições, segundo o INMETRO. No modo 100% elétrico, o SUV chega a ter alcance de 29 km. O motorista pode optar por manter o carro no modo híbrido (Hybrid), transformá-lo em EV (Electric), ou escolher recarregar as baterias/guardar a carga no modo E-Save. Para a condução, existe ainda o modo Sport.

Nesse pacote único da versão disponível no Brasil, são destaques as rodas de liga-leve aro 20, multimídia com GPS nativo de 10,1”, painel de instrumentos digital de 10,2”, tela multimídia para o passageiro dianteiro, retrovisor interno digital, pacote de assistentes de condução ADAS Nível 2, câmera off-road (dianteira, para controlar obstáculos frontais) e câmera 360º, porta-malas com abertura elétrica presencial, volante e bancos dianteiros com ajustes elétricos e memórias de posição, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, bancos traseiros com aquecimento, head-up display, sistema de som Alpine com 506 Watts, teto-solar panorâmico, volante com aquecimento, 8 airbags etc.

Quem tiver a grana e quiser o carro, pode se dirigir até uma das 80 concessionárias Jeep que vendem e cuidam dos modelos eletrificados da marca. Só não pode demorar: o primeiro lote importado, que tem previsão para durar até o final do ano, é de 150 unidades, e mais carros só serão trazidos em meados do ano que vem. O Grand Cherokee tem quatro opções de cor (Branco Brilhante, Preto Diamante, Cinza Báltico e Prata Zênite), e três anos de garantia total sem limite de quilometragem. Para as baterias, a cobertura é de cinco anos ou 100 mil km, o que ocorrer primeiro.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.