(Lançamento) Hyundai Ioniq híbrido já está no Brasil, mas não pode ser comprado

Famoso no exterior, em especial Europa e Ásia, o Hyundai Ioniq chegou ao mercado brasileiro. Mas não é como você imagina: quem trouxe o híbrido, de porte e concorrente do Toyota Prius, foi o Grupo Caoa, dono da Caoa-Chery e importador da Subaru. E o Ioniq não está disponível para venda. Como assim? Ele passa a ser mais um integrante do CAOA Sempre, programa de aluguel de automóveis do Grupo.

Foto: Hyundai/divulgação

Ou seja, a novidade passa a ser alugável, mas não vendável. Na realidade, nem novidade o Ioniq é, afinal ele saiu de linha em julho nos demais mercados. Por aqui chegam unidades fabricadas nos últimos lotes de produção. Aproximadamente 250 carros estão emplacados e licenciados em solo nacional e, agora, podem ser alugados em diferentes planos, sempre como pessoa física. Em breve o modelo estará também disponível para pessoas jurídicas e em outro programa de locação rápida do Grupo.

Foto: Hyundai/divulgação

Além disso, a futura disponibilização do Ioniq para venda ao grande público também está programada. Por enquanto são três planos de 12, 24 ou 36 meses, que custam, respectivamente, R$4.144, R$4.029 e R$3.999, e oferecem limite de 1.000 km/mês. Se passar disso, o condutor terá que pagar pelo excedente. O assinante pode ainda escolher o tipo de insulfilme, final da placa e cor do carro, que pode ser preto, prata, branco ou cinza.

Foto: Hyundai/divulgação

Por enquanto a versão é única, com bom recheio de equipamentos: chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, painel de instrumentos digital, multimídia de 10,2” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, ar-condicionado digital automático de duas zonas, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, carregador de celular sem fio, monitor de ponto-cego, bancos em couro, 7 airbags, ajustes elétricos do banco do motorista, conjunto óptico em LED, sensores de estacionamento, paddle-shifts para trocas de marchas manuais etc.

Foto: Hyundai/divulgação

Mecanicamente, o Ioniq, que soma “Ion” com “Iconic” no nome, usa a mesma base do recém-chegado Kia Niro e atual Hyundai Elantra, a chamada K3, que conta com mais de 50% de aços de ultra e alta resistência. Por isso ele é um parente bem próximo do Niro, inclusive nas suspensões independentes nas quatro rodas com fixação multilink do eixo traseiro, freios a disco nas quatro rodas e por aí vai.

Foto: Hyundai/divulgação

Híbrido do tipo convencional, sem recarga em tomadas, esse Hyundai traz o mesmo powertrain do Kia Niro e Stonic. Tem o motor 1.6 16V GDI, de aspiração natural e injeção direta de gasolina, que entrega 105 cv de potência e 15,0 mkgf de torque, além dos 43,5 cv e 17,3 mkgf do propulsor elétrico dianteiro. Sua transmissão é automatizada de dupla embreagem com seis velocidades, e existem modo ECO e Sport de condução. O pequeno conjunto de baterias de 1,5 kWh do híbrido está sob o banco traseiro, junto da bateria 12V, todas de íon-lítio.

Foto: Hyundai/divulgação

Já disponível pelo site do programa Caoa Sempre, o modelo tem 4,47 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. São 443 litros no porta-malas e 45 litros no tanque de combustível. Economia é um de seus pontos fortes como híbrido, afinal conseguiu beirar os 18 km/l de gasolina nos testes do INMETRO. Manutenção preventiva, seguro contra terceiros, documentação e assistência 24h estão inclusos nos valores da locação do Hyundai Ioniq.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.