(Lançamento) Hyundai Ioniq híbrido já está no Brasil, mas não pode ser comprado
Famoso no exterior, em especial Europa e Ásia, o Hyundai Ioniq chegou ao mercado brasileiro. Mas não é como você imagina: quem trouxe o híbrido, de porte e concorrente do Toyota Prius, foi o Grupo Caoa, dono da Caoa-Chery e importador da Subaru. E o Ioniq não está disponível para venda. Como assim? Ele passa a ser mais um integrante do CAOA Sempre, programa de aluguel de automóveis do Grupo.
Ou seja, a novidade passa a ser alugável, mas não vendável. Na realidade, nem novidade o Ioniq é, afinal ele saiu de linha em julho nos demais mercados. Por aqui chegam unidades fabricadas nos últimos lotes de produção. Aproximadamente 250 carros estão emplacados e licenciados em solo nacional e, agora, podem ser alugados em diferentes planos, sempre como pessoa física. Em breve o modelo estará também disponível para pessoas jurídicas e em outro programa de locação rápida do Grupo.
Além disso, a futura disponibilização do Ioniq para venda ao grande público também está programada. Por enquanto são três planos de 12, 24 ou 36 meses, que custam, respectivamente, R$4.144, R$4.029 e R$3.999, e oferecem limite de 1.000 km/mês. Se passar disso, o condutor terá que pagar pelo excedente. O assinante pode ainda escolher o tipo de insulfilme, final da placa e cor do carro, que pode ser preto, prata, branco ou cinza.
Por enquanto a versão é única, com bom recheio de equipamentos: chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, retrovisor interno fotocrômico, painel de instrumentos digital, multimídia de 10,2” com conexões Android Auto/Apple CarPlay, ar-condicionado digital automático de duas zonas, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, carregador de celular sem fio, monitor de ponto-cego, bancos em couro, 7 airbags, ajustes elétricos do banco do motorista, conjunto óptico em LED, sensores de estacionamento, paddle-shifts para trocas de marchas manuais etc.
Mecanicamente, o Ioniq, que soma “Ion” com “Iconic” no nome, usa a mesma base do recém-chegado Kia Niro e atual Hyundai Elantra, a chamada K3, que conta com mais de 50% de aços de ultra e alta resistência. Por isso ele é um parente bem próximo do Niro, inclusive nas suspensões independentes nas quatro rodas com fixação multilink do eixo traseiro, freios a disco nas quatro rodas e por aí vai.
Híbrido do tipo convencional, sem recarga em tomadas, esse Hyundai traz o mesmo powertrain do Kia Niro e Stonic. Tem o motor 1.6 16V GDI, de aspiração natural e injeção direta de gasolina, que entrega 105 cv de potência e 15,0 mkgf de torque, além dos 43,5 cv e 17,3 mkgf do propulsor elétrico dianteiro. Sua transmissão é automatizada de dupla embreagem com seis velocidades, e existem modo ECO e Sport de condução. O pequeno conjunto de baterias de 1,5 kWh do híbrido está sob o banco traseiro, junto da bateria 12V, todas de íon-lítio.
Já disponível pelo site do programa Caoa Sempre, o modelo tem 4,47 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. São 443 litros no porta-malas e 45 litros no tanque de combustível. Economia é um de seus pontos fortes como híbrido, afinal conseguiu beirar os 18 km/l de gasolina nos testes do INMETRO. Manutenção preventiva, seguro contra terceiros, documentação e assistência 24h estão inclusos nos valores da locação do Hyundai Ioniq.