(Lançamento) Nova Nissan Frontier 2023 estreia de cara nova e com preços velhos

A Frontier 2023 já está entre nós, para a alegria dos picapeiros. Prometida pra cá desde 2021, a picape renovada da Nissan estreia simultaneamente na Argentina, onde é fabricada, e Brasil, mas por aqui ela só deverá chegar nas concessionárias da marca no final de abril.

Prometida desde 2021, a Frontier 2023 chega agora no Brasil e Argentina (Foto: Nissan/divulgação)

Lançada no Brasil em 2017, essa atual geração da Frontier recebe mudanças, principalmente, na dianteira, que ganha um conjunto inédito de faróis (em LED com quatro projetores), grade e parachoque, resultando em um visual mais moderno, robusto e agradável. Lateralmente, as principais novidades ficam pelas rodas renovadas e, dependendo da versão, novos estribos e santantônio. As lanternas traseiras, agora em LED, também mudaram, assim como o parachoque e tampa da caçamba, com amortecedores para facilitar o abre e fecha.

Laterais tem novas rodas e traseira ganha lanternas remodeladas em LED (Foto: Nissan/divulgação)

Por dentro, a Nissan se resumiu em trocar o volante da Frontier 2023, que agora passa a ser o mesmo de Kicks e Versa, adotar uma inédita multimídia de 8” com GPS embutido e aumentar a tela TFT colorida do painel de instrumentos para 7”. São novos também o seletor de modos de condução: Standart para uso diário, Sport para melhor desempenho, Off-Road para aventuras fora-de-estrada e Tow, ideal para tracionar cargas pesadas. No mais, tudo igual.

Por dentro, multimídia, volante, instrumentação e funções inéditas (Foto: Nissan/divulgação)

A fabricante japonesa destaca ainda um ligeiro aumento na caçamba, em especial na altura das laterais do compartimento, mas a Frontier 2023 mantém os mesmos 1.054 litros de capacidade e pouco mais de 1 tonelada de carga máxima permitida. Destaque ainda para a maior altura do solo, de atuais 25,2 cm, e para o ângulo de ataque ampliado para 31,6º ante os 30,6º do modelo anterior, o que ajuda a atravessar terrenos difíceis e obstáculos maiores.

Mecânica se manteve inalterada

Apesar da nova frente, debaixo do capô é praticamente tudo igual (Foto: Nissan/divulgação)

Já adequado ao Proconve L7, o powertrain da Frontier 2023 é composto ainda pelo motor 2.3 biturbo diesel, com quatro cilindros e Common Rail, que pode ter 163 cv de potência/43,3 mkgf de torque ou 190 cv de potência/46 mkgf de torque, dependendo da versão. O câmbio, manual de 6 marchas nas configurações básicas ou automático de 7 velocidades no restante da linha, permanece com programação e escalonamento inalterados, bem como o sistema de tração 4×4 com reduzida e diferencial traseiro blocante.

Na concepção mecãnica geral, também poucas mudanças (Foto: Nissan/divulgação)

Outros pontos fortes da picape são os freios a disco nas quatro rodas e suspensões robustas, compostas por braços sobrepostos na dianteira e eixo rígido com feixes de molas fixado por pontos independentes na traseira. Contrariando o mercado e a maioria de suas concorrentes, a Frontier 2023 continua oferecendo a obsoleta assistência hidráulica da direção, e não elétrica.

Novas versões e conteúdos

Versão LE da foto permanece só no mercado argentino (Foto: Nissan/divulgação)

Além das já conhecidas versões S 4×4 de R$230.190 (básica), Attack 4×4 de R$263.690 (com visual aventureiro) e XE 4×4 de R$278.990 (antiga intermediária), que não sofreram aumento nos seus preços, a nova linha da picape Nissan ganha outras três opções: SE 4×4 de R$258.990 (acima da S), Platinum 4×4 e PRO4X 4×4, que dividem o posto de topo de linha e custam os mesmos R$314.590.

Nos equipamentos de série, mais boas novas: além do teto-solar, saídas de ar-condicionado traseiras e câmera 360º, exclusividades da Frontier no segmento, e outros itens como ar-condicionado digital automático dual zone, por exemplo, a linha 2023 da picape da Nissan conta ainda com 6 airbags e alerta de uso do cinto de segurança para os cinco ocupantes de série em todas as versões.

Bancos em couro só nas versões mais caras, mas os seis airbags são de série (Foto: Nissan/divulgação)

As configurações mais caras trazem ainda um importante pacote de assistentes de condução, oferecendo desde alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitor de ponto-cego, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor e comutação automática do farol alto. ESP, TC, TPMS e HDC completam a sopa de letrinhas de segurança.

Prevista para chegar na rede autorizada Nissan na última semana de abril, a Nova Frontier 2023 ainda não teve sua paleta de cores nem garantia divulgadas.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.