Ford Ranger 2024, em novíssima geração: o que já era bom, ficou ainda melhor

Para aqueles que pensam que algo que é bom não é possível melhorar, grande engano. A Ford acabou de apresentar no Brasil a novíssima geração da sua picape Ranger, já como linha 2024, que, de boa, passou para excelente, em um projeto totalmente novo. Desde o chassi e seus componentes mecânicos (direção, freios – agora com discos ventilados nas quatro rodas – e suspensões), até o design da nova carroceria e caçamba, agora inspiradas nas linhas vencedoras da F-150, a picape mais vendida em todo o mundo.

Todo o projeto da picape foi renovado na nova geração (Foto: Ford/divulgação)

Um trabalho de design e engenharia, que certamente vai deixar a concorrência de cabelos em pé: além da reformulação de toda a picape, trazendo esse universo o que há de mais moderno e inovador, a Nova Ford Ranger custa, agora, menos que todas as suas rivais diretas na versão topo de linha Limited: R$319.990. Por enquanto, de início, as vendas também são formadas pela XLT, de R$289.990.

Falando da versão topo de linha, a mais completa, a Nova Ranger 2024 conseguiu ainda ser a mais em conta do segmento (Foto: Ford/divulgação)

Já imaginaram, agora, um veículo maior, mais moderno, e com preço inferior ao de suas concorrentes? Pois essa é a proposta da marca do Oval Azul com a nova geração da Ranger, fabricada na agora moderníssima planta de Pacheco, na Argentina, e que será oferecida no Brasil em quatro versões: XL, XLS, XLT e Limited. As duas últimas, mais completas, refinadas e valorizadas, já tiveram suas vendas iniciadas.

Sua gama de versões continua com XL, XLS, XLT e Limited, modelo da foto (Foto: Ford/divulgação)

O estilo da nova picape remete ao sucesso inegável da F-150 atual, picape mais vendida do mundo: linhas robustas e imponentes, com perfil lateral elevado (como cabe em uma caminhonete de sucesso), estilo moderno e valorização do conjunto óptico dianteiro e traseiro. Os faróis, em LED na maioria da linha, tem formato de “C” e dimensões generosas, assim como as lanternas traseiras, também em LED na versão Limited. As laterais exibem rodas inéditas, de aço ou liga-leve, com aro 17, 18 ou 20, dependendo da configuração.

A cabine segue o nível de revolução e modernidade do restante do projeto, com tecnologias dignas de sedans de luxo, espaço interno aperfeiçoado e novos patamares de conforto e segurança. O motorista tem acesso fácil a todas as informações do carro através dos novos painéis de instrumentos totalmente digitais, de 8” ou 12,4”, enquanto, na multimídia vertical, que pode ser de 10” ou 12”, há todos os tipos de conexão sem fio com smartphones IOS ou Android, além de carregador de celular por indução.

Interior segue as novas tendências mundiais: há multimídia vertical de série e painel de instrumentos sempre digital (Foto: Ford/divulgação)

Como inovações, a Nova Ranger 2024 abusa da tecnologia com recursos inéditos no segmento: o seletor da alavanca de transmissão automática é totalmente eletrônico, no estilo joystick e com botões físicos para trocas manuais de marchas; enquanto o freio de mão eletromecânico elimina o espaço da alavanca física, permitindo mais praticidade na cabine. De série, junto dele, está a função Auto Hold, que tem capacidade de segurar o carro em ladeiras nas rápidas paradas. Dentre os luxos, o ar-condicionado automático digital é de duas zonas, e os bancos em couro tem ajustes elétricos para o motorista.

O pacote tecnológico que pode estar na Ford Ranger vai além: piloto automático adaptativo com função anda-e-para, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, assistente de permanência e centralização em faixa de rodagem, monitor de ponto-cego com calibração também para reboques, alerta de tráfego cruzado em marcha a ré com possibilidade de frenagem automática, assistente de manobras evasivas, assistente inteligente para prevenção de colisão em cruzamentos, além do sistema de câmeras 360º e leitor inteligente de placas de sinalização de trânsito.

A novidade agrega novas tecnologias ao segmento, além de um novo chassi, mais seguro e dinâmico (Foto: Ford/divulgação)

Para quem curte e precisa de picape no seu dia-a-dia, sabe que ela tem que ser, antes de mais nada, Raça Forte. Para isso, é preciso de um chassi robusto e, ao mesmo tempo, leve, que só a alta tecnologia é capaz de oferecer, incluindo a da Ford. Como esse novo aparato tecnológico, a rigidez torcional da Ranger 2024 está 30% maior, tornando a dirigibilidade e a estabilidade do veículo superiores aos da geração anterior.

Com a nova base mecânica, a Ranger 2024 se torna mais segura e agradável na condução (Foto: Ford/divulgação)

Um chassi forte resulta, ainda, em uma picape resistente a todas as intempéries e desníveis de quaisquer pisos, dando também mais resistência nos casos de impacto. Falando nisso, para a proteção completa dos ocupantes, a Nova Ranger 2024 passa a contar com 7 airbags de série. Além disso, essa super estrutura de chassi suporta uma mecânica surpreendente: nas versões topo de linha, o moderníssimo motor V6 de 3.0 litros, turbodiesel com intercooler e tecnologia Common Rail, que produz saudáveis 250 cv de potência máxima com um torque máximo de nada menos que 61,4 mkgf.

Essa é a maior força, ou torque, dentre todas as picapes turbodiesel médias vendidas no Brasil, e só esse fato já garante arrancadas e retomadas de velocidade excelentes para um veículo desse porte. Toda essa força permite ainda que a Ranger 2024 consiga ter uma das maiores capacidades de reboque do segmento: 3.100 kg, 25% superior ao da linha anterior. Ou seja, a nova picape da Ford consegue, sem esforço e ao mesmo tempo, puxar três unidades de um carro hatch subcompacto. Realmente brutal.

Motor V6 turbodiesel permite a Nova Ford Ranger uma das melhores capacidades de reboque da categoria: 3,1 toneladas (Foto: Ford/divulgação)

Para lidar com toda a potência e torque dessa verdadeira usina de força, de projeto moderno e norte-americano, as Ford Ranger V6 trazem no conjunto, ainda, uma moderna e versátil transmissão automática de 10 velocidades, mesma já encontrada no esportivo Mustang e também na F-150 V8, com grande sucesso.

As Ranger V6 trazem também o câmbio com mais marchas do segmento, 10 no total, e sistema de tração nas quatro rodas inteligente (Foto: Ford/divulgação)

Através dela, a poderosa força do V6 turbodiesel é distribuída automaticamente para as quatro rodas através de um moderno sistema de tração integral 4WD: durante o uso, a maior parte da tração se concentra no eixo traseiro, mas, automaticamente, o torque pode ser transferido para as rodas dianteiras. Tudo de forma eletrônica e rápida. A Nova Ford Ranger 2024 é a única do segmento a oferecer tal tipo de tecnologia, assim como é dela o título de caminhonete turbodiesel média com mais marchas na transmissão automática. Modernidades para desbancar a concorrência!

Capacidade de imersão da nova picape chega a 800 mm (Foto: Ford/divulgação)

Para as versões XL e XLS, que serão disponibilizadas para a venda em breve, o motor será igualmente de ponta: 2.0 EcoBlue, com quatro cilindros e 16 válvulas, turbodiesel, fundido totalmente em alumínio, que já move com competência, confiabilidade e robustez a linha Transit. Na Ranger 2024, ele desenvolve saudáveis 170 cv de potência e 41,3 mkgf de torque máximo, administrados por transmissões manual ou automática de seis marchas, e com tração 4×2 ou 4×4 com reduzida, dependendo da configuração.

Um dos inúmeros pontos de destaque da nova geração da picape Ford Raça Forte, está, sem sombra de dúvidas, no seu porte avantajado com relação as atuais rivais de mercado, afinal são 6 cm extras na altura e largura, além do entre-eixos aumentado em 5 cm se comparada com a geração anterior. A Nova Ranger passa a imagem de um veículo robusto e maior, impondo mais respeito por onde quer que passe. O volume de sua caçamba, 1.250 litros, com a capacidade de carga de até 1.071 kg fazem da picape uma ferramenta de trabalho útil em qualquer situação: sítios, fazendas, empresas, famílias, cidades e estradas.

Depois desse estrondoso sucesso de lançamento e início de vendas da Nova Ford Ranger 2024, onde, em menos de 24 horas, foram comercializadas mais de 2 mil unidades no Brasil e Argentina (somente das versões XLT e Limited, vale lembrar), não há dúvidas de que o maior porte, as maiores dimensões e capacidades, a mecânica mais moderna do mercado, motorização de ponta e preços imbatíveis fazem da Nova Ranger um lançamento para abalar o mercado brasileiro de picapes!

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Jornalista na área automobilística há 50 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 69 anos, é casado e tem três filhos homens, de 22, 33 e 36 anos.