Flagra: Peugeot Landtrek vai brigar com Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Confira!

Foto de capa: Frederico Silveira

Uma das grandes apostas da Peugeot para o Brasil em um futuro próximo é a caminhonete cabine dupla Landtrek, feita no estilo chassi/carroceria e concorrente de Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Nissan Frontier e cia. As duas últimas picapes vendidas pela fabricante francesa no Brasil, 504 nos anos 90 e Hoggar entre os anos 2000 e 2010, não foram sucessos de venda. A Landtrek pretende mudar esse cenário.

Foto: Peugeot/divulgação

Derivada de uma parceria da PSA Peugeot-Citroën (hoje Stellantis) com a chinesa Changan, o modelo é, na realidade, um Kaicene F70 com modificações (Kaicene é uma submarca da tal parceria oriental). Na China, além de outros mercados onde a picape é oferecida, como parte da África, Ásia e Oriente Médio, são três opções de motor e duas de transmissão: 1.9 turbodiesel, 2.4 turbo a gasolina e 2.5 também turbodiesel, além do câmbio manual ou automático de 6 velocidades.

Foto: Peugeot/divulgação

Suas dimensões são parecidas com as da Ford Ranger atual, uma de suas rivais: 5,33 m de comprimento, 1,83 m de altura e 3,18 m de entre-eixos. Só na largura da carroceria, de quase 2,00 m, ela destoa de sua concorrente americana. Nesse caso, quem se aproxima nessa medida é a VW Amarok. Outro destaque vai para a capacidade de carga da Landtrek, que supera o padrão de 1 tonelada da maioria das caminhonetes diesel vendidas no Brasil: ela carrega até 1.200 kg, e é capaz de puxar até 3.500 kg.

Foto: Peugeot/divulgação

Brasil: diferenças…

Por aqui, a gama de motores oferecida na sua irmã-quase-gêmea F70 não seria interessante, seja pelos baixos números de potência ou pelo alto consumo/emissão de poluentes. Lembrando que todos os seus propulsores por lá, diesel ou a gasolina, são reaproveitados de outras fabricantes como Mitsubishi ou Isuzu. Por aqui, ganhará nova motorização.

Foto: Peugeot/divulgação

Até agora não se sabe ao certo qual, mas um dos mais prováveis é um 2.0 16V turbodiesel HDi oferecido na Europa, que hoje tem algo ao redor dos 180 cv de potência com 40,8 mkgf de torque. Esse número, claro, pode mudar para mais ou para menos de acordo com a calibração adotada por aqui. No Velho Continente, tal propulsor é casado com dois câmbios automáticos, de seis ou oito velocidades, ou uma caixa manual de seis marchas. Variantes flex não estão nos planos da Peugeot brasileira, mas a tração 4×4 com reduzida é garantida.

Foto: Peugeot/divulgação

Ela virá com uma boa dose de tecnologias a bordo, como já adiantado pelo seu lançamento no Uruguai, onde manteve a (fraca) motorização original. Dentre os itens de série, uma generosa multimídia de mais de 10” com diversas funções, câmera 360º, ar-condicionado digital automático de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, 6 airbags, conjunto óptico em LED, chave presencial, assistente eletrônico de descidas, fora o tão requisitado pacote de assistentes de condução, que terá, no mínimo, um alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e alerta de saída de faixa.

Foto: Peugeot/divulgação

As unidades comercializadas no mercado nacional serão montadas no Uruguai pela Nordex, empresa que também faz a montagem dos Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Ford Transit, por exemplo.

Flagras exclusivos

Em testes no Brasil há algum tempo, a picape da marca francesa foi flagrada ontem, dia 17/08, pelo leitor Frederico Silveira em Itatiaiuçu, Minas Gerais. As unidades avistadas são, provavelmente, das versões mais caras, já que dispõe de detalhes cromados pela carroceria, rodas diamantadas, conjunto óptico em LED e interior bem equipado. É possível notar que um dos carros conta com transmissão automática, enquanto o outro é manual, o que prova o interesse da marca em oferecer as duas opções por aqui.

Foto: Frederico Silveira

A expectativa é que a futura novidade seja lançada no Brasil no último trimestre do ano, mais precisamente entre setembro e outubro. Ainda sem detalhes de versões, a expectativa é que a Landtrek fique em uma faixa de preço um pouco abaixo de suas principais concorrentes, provavelmente não excedendo os R$310 mil (seguindo os valores médios atuais, claro).

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.