(Avaliação) Volvo XC90 híbrido 2023: porque o “velho conhecido” ainda é um baita negócio?

O XC90 nem fazia mais parte da frota da Volvo para a imprensa, mas, de tão interessante que ele é, e com tantas virtudes em pleno 2023, não poderia ser esquecido. Tentei, e consegui passar uns dias a bordo de um na versão Inscription Expression, já descontinuada, que vinha rodando a América do Sul nos últimos meses. Seus 29 mil km em 1 ano de uso diziam muito: um “pau pra toda obra” que acompanhava eventos, transportava executivos, servia ao marketing, carregava tralhas operacionais e por aí vai, para a marca sueca. É o terceiro XC90 que passa pelo site, mas só ele carrega o charme de ser de uma configuração de entrada. Embora nem pareça.

Nada inédito, o XC90 já está nessa mesma geração desde 2015, e os endinheirados podem compra-lo no Brasil há pelo menos sete anos. Consolidado como poucos, ele é de uma outra época da marca sueca, e carrega junto da sua enorme carroceria o mérito de ter sido o pioneiro de um estilo que a Volvo adota até hoje, tanto em visual, quanto em construção e níveis de tecnologias. E, não: não é exagero falar que esse Volvo ainda é um dos, senão “o”, carro mais seguro do mundo.

Para 2015, era revolucionário. Para 2023, continua muito moderno, e com preço considerado interessante para seu seleto público: R$555 mil pela atual versão mais simples, a Plus, que já é um tanto mais recheada que a extinta do carro das fotos. Achou muito? Pois saiba que a Mercedes vende seu equivalente, o GLE, por “módicos” R$729 mil, enquanto a BMW beira a loucura com o X7 de R$1,1 milhão. Outra rival de peso, a Audi, oferece uma opção mais enxuta do Q7 por cerca de R$580 mil. SUV grande com sete lugares e feito por marca premium custando menos que o XC90, não tem.

A propulsão híbrida segue companheira do Volvo, ainda que seu sucessor 100% elétrico EX90 já esteja batendo à porta. O 2.0 turbo a gasolina, coringa da marca, até pouco tempo atrás movia até o “pequeno” XC40. É um 16v, com duplo comando variável e injeção direta, fora muitas outras modernidades, que lhe garantem nada menos que 320 cv de potência e mais de 41 mkgf de torque nessa configuração. Falando de um compacto 1.969 cm³ de quatro cilindros, impõe respeito!

O 2.0 trabalha junto de um motor elétrico que é ligado ao eixo traseiro, em uma configuração fácil de entender: o motor a combustão move as rodas da frente e o elétrico gera força para as rodas traseiras, resultando em tração integral permanente. Combinando os dois propulsores, mais o BSG (motor de arranque + alternador, em um gerador adicional), estamos falando de quase 470 cv de potência e força que passa dos 72 mkgf. Não é um torque imediato. Quase isso, afinal a propulsão elétrica sozinha, que é imediata, já consegue acelerar com respeito suas “duas toneladas e tanto”. O motor a combustão é outro que acorda cedo, um pouco acima dos 2 mil giros.

Só que nem é preciso fazer ele ligar na maioria das ocasiões, já que dá pra beirar os 80 km de alcance elétrico (a Volvo fala em 71 km, mas vai além), em média 4 km/kWh. Lembrando que ele é um plug-in, híbrido de recarga na tomada, mas regenera bastante em frenagens (One Pedal) e pode recuperar carga usando o 2.0 turbo como gerador. Nas idas ao trabalho, supermercado, academia, em trechos urbanos, o XC90 se comporta como um puro EV, a não ser que você mexa em alguma coisa, como no acelerador (pisando fundo ele inicia a combustão), ou nos modos de condução (o esportivo também liga o 2.0 para ter mais força e tração nas quatro rodas).

A cavalaria é bem gerenciada pelas oito marchas do câmbio automático Aisin, que consegue ter comportamento quase como o de um CVT (suave e silenciosíssimo), sem negar fogo na hora de acelerar. Aliás, como acelera: pensar que um “guarda-roupas” desse tamanho tem desempenho de V8 é de impressionar, mas não tanto quanto o momento de pisar fundo e ver toda a força do conjunto híbrido. Rápido e de forma brusca, o XC90 ganha velocidade, levando algo ao redor dos 5,5 segundos até os 100 km/h partindo da imobilidade.

Com tamanho silêncio e rodar que parece de tapete mágico, fora o comportamento neutro em boa parte das situações, as vezes acontece de você nem perceber, mas estar a 150 km/h ou mais no SUVzão como se estivesse a 80 por hora em um carro menor. Precisa ficar de olho no velocímetro, senão você acaba correndo até os 180 km/h que ele tem como máxima. E ele faz isso tranquilo, da mesma forma que contorna curvas ou freia, em um comportamento de fazer inveja até a alguns SUVs pequenos e crossovers. A engenharia sueca trabalhou com maestria aqui, e, pelos anos de produção, o projeto do XC90 amadureceu e já corrigiu tudo que precisava.

Como todo bom carrão grande, e nesse caso familiar, de marcas premium (o XC90 é um dos produtos topo de linha da Volvo), nem é preciso falar de luxos por fora e por dentro. É madeira premium pra cá, couro pra lá, touch ali, ajuste elétrico aqui, e requinte que salta aos olhos de qualquer um. No caso do carro avaliado, mesclando carroceria cinza esverdeada com cabine em couro cor de creme, mais os apliques em madeira, as fotos já demonstram o nível: caprichadíssimo.

E tudo isso com muito espaço, afinal as três fileiras ficam bem distantes uma da outra dentro do habitáculo dos passageiros. Motorista e ocupante dianteiro, que viajam altos por conta da posição dos bancos, tem espaço de sobra e vários ajustes, geralmente elétricos. Só a coluna de direção que merecia ajustes também elétricos, coisa que o XC90 não oferece em nenhuma versão no Brasil. Três passageiros não reclamam da falta de espaço na segunda fileira: além da folga para as pernas, a altura excelente da cabine (quadrada) não aperta nem os grandões e cabeçudos ocupantes.

O único que destoa no meio de tanta folga é o enorme túnel central, que parece querer seguir a linha do console central, só que limitando a movimentação dentro do carro e eliminando parte do espaço dedicado às pernas do banco traseiro. Em contrapartida, a modularidade das poltronas da segunda fileira, que correm em trilhos separados, podem se dobrar ou reclinar, é um ponto de destaque, assim como o banco do meio que é preparado para virar um assento elevado para crianças. Bem pensado em um SUV familiar destes! E pra não ter briga, essa versão já vem com dupla zona de temperatura do ar-condicionado traseiro, além das duas controladas no painel.

O assento duplo lá atrás é mais indicado aos baixinhos, ainda que um adulto com mais de 1,85 m consiga se sentar por lá sem torturas (nem passando calor, afinal há saídas de ventilação dedicadas para a terceira fileira também). Como de costume, aqueles dois bancos últimos são mais altos, permitindo uma visão mais ampla de todo o interior do XC90. Grande interior, aliás. E dá pra acessar lá atrás por qualquer um dos dois bancos laterais da segunda fileira, sem problemas. Só que, como em todo sete lugares, o porta-malas fica limitado com as três fileiras em pé. Já na posição de cinco ocupantes, lá atrás vão quase 650 litros de muitas tralhas da família.

Quer mais? Além do conforto exemplar ao rodar, segurança ímpar e tanto luxo, ele é híbrido plug-in. Isso quer dizer que, quando está com todos os propulsores funcionando, pode rodar mais de 1.000 km com um tanque cheio (70 litros) + uma carga completa das baterias (19 kWh), permitindo viagens das mais longas, e menos paradas nos postos pra reabastecer ou recarregar. E se precisar rodar só com o 2.0 turbo, sem ajuda elétrica, ainda assim é possível conseguir 6,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, ou mais, com gasolina. Vai longe…

O primeiro passo pra encarar um Volvo desses é ter a grana que ele custa. O segundo é não se importar em comprar um SUV que já tem substituto elétrico, mas ainda é tido como um dos carros mais importantes e vantajosos do segmento. O terceiro é colocar na ponta do lápis se você precisa de tanto luxo, conforto, segurança e espaço interno, e se os sete lugares são tão essenciais no seu uso, afinal o menor XC60, movido pela mesma motorização híbrida, é tão interessante quanto, dadas as devidas proporções. Agora, se você precisa mesmo ter um grandão XC90 desses, não tem erro: difícil achar outro semelhante por esse preço.

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Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.969 cm³, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco e cabeçote em alumínio + motor elétrico acoplado ao eixo traseiro e conjunto motor de arranque/alternador. Baterias de íon-lítio com 18,8 kWh de capacidade

Carregamento: entrada Tipo 2, carga via eletropostos ou Wallbox residencial, duração média de cinco horas. Regeneração de energia durante condução

Transmissão: automática com conversor de torque e oito velocidades, com opção de trocas manuais na alavanca

Potência: 468 cv (combinada combustão + eletricidade)

Torque: 72,3 mkgf (combinado combustão + eletricidade)

Suspensão dianteira: independente, McPherson, com barra estabilizadora

Suspensão traseira: independente, multibraço, com barra estabilizadora

Direção: com assistência elétrica progressiva

Freios: discos ventilados nas quatro rodas

Pneus e rodas: Continental ContiSportContact 5 SUV, medidas 275/45 e rodas de liga-leve aro 20

Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,95 m/1,92 m/1,77 m/2,98 m

Porta-malas: 640 litros (cinco lugares) ou 316 litros (sete lugares)

Tanque de combustível: 71 litros

Peso em ordem de marcha: 2.362 kg

Aceleração 0 a 100 km/h: 5,5 segundos (aproximadamente)

Velocidade máxima: 180 km/h (limitada eletronicamente)

Preço básico: R$549.950

Itens de série:

Volante exclusivo, preto Charcoal, Pedais com acabamento em alumínio, Câmbio joystick exclusivo, Acabamento interno em couro, Iluminação interior intermediária, Placas de piso dianteiras em alumínio, Descanso de braço central dianteiro e traseiro, Hill Start Assist, Hill Descent Control (Controle de descida em declives), Tecnologia Start&Stop, Saída Ar condicionado da terceira fileira, Sistema climático de quatro zonas com regulagem automática digital, Climatização de estacionamento pós-condução, Filtro CleanZone e Sensor de Umidade, 7 Airbags, Trancamento automático de portas, Alarme, Maçanetas das portas na cor da carroceria com iluminação de piso, Travamento de segurança infantil automático, Assentos de segurança integrados para crianças, Pontos de montagem ISOFIX, banco traseiro, Kit de mobilidade temporária (reparo de pneus), Sistema Inteligente de Informações ao Motorista (IDIS), Teto panorâmico, Rodas de liga-leve diamantadas aro 20, Barras de teto integradas claras, Sinal de advertência de mudança de faixa, Oncoming Lane Mitigation, Faróis totalmente em LED, Visor do motorista de 12 polegadas, Espelhos de cortesia iluminados, Espelhos retrovisores antiofuscantes automáticos, Tyre Pressure Monitoring (Monitoramento da pressão dos pneus), Direção eletricamente assistida adaptativa, Limpadores de para-brisa com lavadores integrados e ativação automática (sensor de chuva), Painel central de 9 polegadas, Adaptive Cruise Control (Controle de cruzeiro adaptativo), Pilot Assist, Assistência de estacionamento (Park Assist), Espelhos retrovisores elétricos e retráteis, Assistente de estacionamento, dianteiro e traseiro (sensores de aproximação), Porta-tíquete, Câmera de estacionamento, traseira, BLIS™ e Alerta de tráfego transversal, preparação para engate de Reboque, Controle das luzes do reboque, Compartimento de bagagens com tampa de abertura e fechamento elétricos, Entrada sem chave com porta traseira elétrica automática, Tomada no compartimento de carga, Rede de proteção para carga no compartimento traseiro, Google Assistant, Google Maps e Google Play Store – incluídos por 4 anos, Funções remotas do aplicativo Volvo Cars – incluídas por 4 anos, Carregamento sem fio para telefone, Apple CarPlay, Conexão Bluetooth®, Sistema de Áudio de Alta Performance, Controle remoto no volante de direção, Assento elétrico do motorista com função de memória, Assento elétrico do passageiro, Apoios de cabeça traseiros, dobráveis manualmente, Suporte lombar elétrico com dois níveis de ajuste para motorista e passageiro, Cabo para carregamento doméstico 7 m (conector industrial 16A)

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.