(Lançamento) Honda Accord “renasce” híbrido e fazendo quase 18 km/litro
Entre idas e vindas, o sedan de luxo Accord retorna ao portfólio da Honda brasileira. Em novíssima geração, inédita por aqui, o veterano da marca japonesa mantém a oferta tímida: poucas unidades importadas, versão única, sem opcionais, cores limitadas…um carro para poucos, e endinheirados. Lembrando que ano passado foi comemorado os 30 anos da estreia do Accord no Brasil, ainda em sua 4ª geração. Essa que chega agora é a 11ª, lançada mundialmente no final de 2022.
Depois de ficar quase dois anos “sumido” do Brasil, o Accord 11 volta a ser importado dos EUA (Marysville, Ohio, onde é feito há mais de 40 anos), desembarcando em solo nacional em versão única de acabamento, sempre híbrido e bem caro: a Honda chama essa configuração de Advanced Hybrid, mas na realidade é a topo de linha Touring, tabelada em R$324.900. Só não pode confundir com a versão Advance do HR-V.
A novidade tem design bastante diferente daquele visto na geração anterior: a Honda, em seus sedans, anda apostando em linhas tradicionais, simples, limpas e pouco ousadas, algo já encontrado no Civic eHEV, e que pode não agradar a todos. É uma linha de estilo próxima, mas não muito parecida com aquela encontrada nos City/City Sedan e HR-V nacionais. É no visual interno que todos os carros da marca se encontram: o Accord, aliás, se assemelha bastante com o Civic por dentro.
Nessa nova geração, ele cresceu quase 10 cm no comprimento (já são 4,97 m), mas mantém a baixa carroceria (1,46 m) e o generoso entre-eixos de 2,83 m. Curiosamente, o volume do porta-malas continua com os bons 574 litros. E pelo funcionamento misto entre eletricidade e combustão, seu tanque é pequeno para o porte do carro: cerca de 48 litros.
A motorização é similar a da versão híbrida da geração anterior. Há um motor 2.0 16v de aspiração natural, movido a gasolina e que trabalha no ciclo Atkinson, que passa a contar com injeção direta, mais potência (146 cv) e torque (19,2 mkgf). Há ainda por um motor elétrico dianteiro, unindo motor de arranque ao alternador, que trabalha gerando energia para a bateria de íon-lítio (cerca de 1 kWh de capacidade), e o motor elétrico de tração, entregando 184 cv e mais de 34 mkgf de força imediata. A tração dianteira é de série no sedan, bem como o câmbio automático tipo CVT dedicado a modelos híbridos (chamado de e-CVT). Lembrando que ele não é plug-in, não pode ser recarregado em fonte externa.
Como padrão, a Honda não fala dos números de desempenho de seus modelos, mas garante os de consumo. Falando do Accord 2024, são ótimos 17,8 km/l na cidade (onde um híbrido se dá melhor) e 16,1 km/l na estrada, segundo medições do INMETRO. Assim como no Civic híbrido, esse Accord possui três tipos de funcionamento do powertrain: EV Drive (100% elétrico enquanto houver carga), Hybrid Drive (mescla combustão e eletricidade) e Engine Drive (prioriza só a força do motor a combustão). Os modos Econ, Normal, Sport e Individual fazem parte do seletor de estilos de condução.
São destaques várias melhorias no nível de segurança e rigidez torcional da carroceria dessa nova geração, com maior uso de aços de alta resistência, e melhorias diversas no monobloco do sedan. Suspensões, direção e freios também passaram por modificações para melhorar a dinâmica, dirigibilidade, e conforto a bordo. O pacote de itens de segurança foi aprimorado, incluindo o kit Sensing de assistentes de condução (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto com comutação automática, assistente de manutenção em faixa e mais).
Dentre os destaques de série, as rodas aro 20, ar-condicionado automático digital dual zone, conjunto óptico full-LED, teto-solar, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memorização de posição para o motorista, painel de instrumentos digital de 10,2”, Head-up display de 6”, multimídia de 12,3”, carregador de celular sem fio, sistema de som Bose com 12 alto-falantes, conexão do carro com smartphone via app MyHonda, retrovisor interno fotocrômico borderless, 8 airbags e mais.
O Accord 2024 chega com três cores no catálogo: as perolizadas Branco Topázio e Preto Cristal, além da metálica Prata Esterlina (uma espécie de cor de areia). A cabine é predominantemente preta no caso dos carros pretos e pratas, e cinza se a carroceria for pintada de branco. Falando de garantia, a cobertura é de 3 anos sem limite de quilometragem para o carro e 8 anos/160 mil km para motores elétricos e baterias de tração.