(Lançamento) Honda Accord “renasce” híbrido e fazendo quase 18 km/litro

Entre idas e vindas, o sedan de luxo Accord retorna ao portfólio da Honda brasileira. Em novíssima geração, inédita por aqui, o veterano da marca japonesa mantém a oferta tímida: poucas unidades importadas, versão única, sem opcionais, cores limitadas…um carro para poucos, e endinheirados. Lembrando que ano passado foi comemorado os 30 anos da estreia do Accord no Brasil, ainda em sua 4ª geração. Essa que chega agora é a 11ª, lançada mundialmente no final de 2022.

Depois de ficar quase dois anos “sumido” do Brasil, o Accord 11 volta a ser importado dos EUA (Marysville, Ohio, onde é feito há mais de 40 anos), desembarcando em solo nacional em versão única de acabamento, sempre híbrido e bem caro: a Honda chama essa configuração de Advanced Hybrid, mas na realidade é a topo de linha Touring, tabelada em R$324.900. Só não pode confundir com a versão Advance do HR-V.

A novidade tem design bastante diferente daquele visto na geração anterior: a Honda, em seus sedans, anda apostando em linhas tradicionais, simples, limpas e pouco ousadas, algo já encontrado no Civic eHEV, e que pode não agradar a todos. É uma linha de estilo próxima, mas não muito parecida com aquela encontrada nos City/City Sedan e HR-V nacionais. É no visual interno que todos os carros da marca se encontram: o Accord, aliás, se assemelha bastante com o Civic por dentro.

Nessa nova geração, ele cresceu quase 10 cm no comprimento (já são 4,97 m), mas mantém a baixa carroceria (1,46 m) e o generoso entre-eixos de 2,83 m. Curiosamente, o volume do porta-malas continua com os bons 574 litros. E pelo funcionamento misto entre eletricidade e combustão, seu tanque é pequeno para o porte do carro: cerca de 48 litros.

A motorização é similar a da versão híbrida da geração anterior. Há um motor 2.0 16v de aspiração natural, movido a gasolina e que trabalha no ciclo Atkinson, que passa a contar com injeção direta, mais potência (146 cv) e torque (19,2 mkgf). Há ainda por um motor elétrico dianteiro, unindo motor de arranque ao alternador, que trabalha gerando energia para a bateria de íon-lítio (cerca de 1 kWh de capacidade), e o motor elétrico de tração, entregando 184 cv e mais de 34 mkgf de força imediata. A tração dianteira é de série no sedan, bem como o câmbio automático tipo CVT dedicado a modelos híbridos (chamado de e-CVT). Lembrando que ele não é plug-in, não pode ser recarregado em fonte externa.

Foto: Honda/divulgação

Como padrão, a Honda não fala dos números de desempenho de seus modelos, mas garante os de consumo. Falando do Accord 2024, são ótimos 17,8 km/l na cidade (onde um híbrido se dá melhor) e 16,1 km/l na estrada, segundo medições do INMETRO. Assim como no Civic híbrido, esse Accord possui três tipos de funcionamento do powertrain: EV Drive (100% elétrico enquanto houver carga), Hybrid Drive (mescla combustão e eletricidade) e Engine Drive (prioriza só a força do motor a combustão). Os modos Econ, Normal, Sport e Individual fazem parte do seletor de estilos de condução.

São destaques várias melhorias no nível de segurança e rigidez torcional da carroceria dessa nova geração, com maior uso de aços de alta resistência, e melhorias diversas no monobloco do sedan. Suspensões, direção e freios também passaram por modificações para melhorar a dinâmica, dirigibilidade, e conforto a bordo. O pacote de itens de segurança foi aprimorado, incluindo o kit Sensing de assistentes de condução (alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, farol alto com comutação automática, assistente de manutenção em faixa e mais).

Dentre os destaques de série, as rodas aro 20, ar-condicionado automático digital dual zone, conjunto óptico full-LED, teto-solar, bancos em couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, memorização de posição para o motorista, painel de instrumentos digital de 10,2”, Head-up display de 6”, multimídia de 12,3”, carregador de celular sem fio, sistema de som Bose com 12 alto-falantes, conexão do carro com smartphone via app MyHonda, retrovisor interno fotocrômico borderless, 8 airbags e mais.

O Accord 2024 chega com três cores no catálogo: as perolizadas Branco Topázio e Preto Cristal, além da metálica Prata Esterlina (uma espécie de cor de areia). A cabine é predominantemente preta no caso dos carros pretos e pratas, e cinza se a carroceria for pintada de branco. Falando de garantia, a cobertura é de 3 anos sem limite de quilometragem para o carro e 8 anos/160 mil km para motores elétricos e baterias de tração.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.