(Lançamento) Great Wall Haval H6 HEV, PHEV e GT começam a ser vendidos a partir de R$209 mil

A GWM (Great Wall Motors) está, finalmente, começando suas vendas no mercado nacional. Depois de ir lançando a conta-gotas a marca e seus produtos, agora os carros inclusive já podem ser comprados. De início a marca vai trabalhar somente com a linha Haval H6, SUVs médios de propulsão híbrida, mas outros produtos estão nos planos da marca para o Brasil, como picapes e utilitários mais off-road.

 

A trinca de Haval H6 (se pronuncia “Rával”) é composta pelo SUV convencional, oferecido nas opções de híbrido comum (HEV) ou híbrido plug-in (PHEV), além do SUV coupé GT, esse sempre híbrido plug-in. O H6 híbrido começa em R$209 mil, seguido do H6 híbrido plug-in de R$269 mil, até chegar no H6 GT híbrido plug-in, o mais caro, de R$299 mil. Os três são oferecidos na versão única Premium, a mais completa, e esses preços são válidos para a pré-venda, que dura até 31/03.

Os três Haval H6 são SUVs médios: cerca de 4,7 m de comprimento, 1,9 m de largura (1,94 m no coupé), 1,73 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. São 560 litros de porta-malas no SUV convencional e 515 no coupé. Ainda segundo a marca, o H6 híbrido vem para brigar com os queridinhos Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, isso sem contar que o H6 híbrido plug-in já sobe para os degraus de Volvo, Audi e BMW. O H6 GT coupé, por exemplo, é um rival do Audi Q5 Sportback.

Foto: Great Wall/divulgação

Na configuração mais em conta, H6 Premium HEV, há um motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, com injeção direta, aliado a outro elétrico dianteiro, num conjunto que rende interessantes 243 cv e 54 mkgf de torque. Nesse caso a tração é dianteira, e na transmissão há uma caixa dedicada aos híbridos, com duas velocidades e um redutor.

Foto: Great Wall/divulgação

Dados oficiais falam em 8 segundos na prova de 0 a 100 km/h e 175 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. O consumo de gasolina é razoável, com média de 13,6 km/l em uso urbano ou 12,3 km/l no rodoviário pelo Inmetro. Eles contam com baterias de 1,6 kWh e tanque de 60 litros.

Foto: Great Wall/divulgação

Já nos H6 PHEV (híbrido plug-in) e H6 GT (coupé) há o mesmo 1.5 com injeção direta, mas aliado a dois motores elétricos: um dianteiro e um traseiro, fazendo deles SUVs de tração integral permanente. Esse conjunto, bem mais poderoso, tem 393 cv de potência e quase 78 mkgf de torque imediato. A transmissão é a mesma DHT (Dedicated Hybrid Transmission) com 2 velocidades mais redutor.

Nesse caso o gerenciamento eletrônico decide quanto a distribuição da força entre os eixos, mas o motorista pode optar pelo uso só dos motores elétricos ou do conjunto todo para mover o carro. Graças a baterias de 34 kWh, os PHEV podem rodar até 170 km no modo 100% elétrico, número que cresce para mais de 1.000 km no modo híbrido (carga das baterias mais os 55 litros de gasolina do tanque).

Foto: Great Wall/divulgação

Segundo a GWM, a recarga pode ser feita em tomadas 220V, eletropostos ou Wallbox, com tempo que varia de 1h até 5h para a carga total. Esses carros mais potentes andam como esportivos: vão de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 km/h para preservar as baterias. O H6 PHEV passa dos 27 km/l na cidade e 25 km/l na estrada, enquanto o GT, mais pesado, registra 25 e 18 km/l respectivamente.

Foto: Great Wall/divulgação

O trio compartilha boa parte dos itens de série, com destaque para o ar-condicionado automático digital dual zone, head-up display, piloto automático adaptativo com função Stop&Go, painel de instrumentos com tela digital de 10,2”, multimídia completa com 12,3”, carregador de celular sem fio, internet 4G a bordo, teto-solar panorâmico, bancos em couro (dianteiros ventilados), ajustes elétricos para os bancos dianteiros, iluminação full-LED, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétrico presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º, rodas de liga-leve aro 19 etc.

Há ainda outras tecnologias como sistema Park Assist, sistema Auto Reverse Assistance (refaz sozinho uma manobra complicada de estacionamento em marcha ré), alertas de colisão e saída de faixa, monitor de ponto-cego e tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, leitor de placas de sinalização, farol alto automático, luzes ambientes em LED, comandos do carro à distância via aplicativo e mais.

Ainda feitos em seus países de origem, a China, os Haval H6 serão nacionalizados no futuro. A GWM já é dona da fábrica de Iracemápolis (SP), erguida pela Mercedes-Benz. A planta está sendo adequada para fabricar esses e outros carros da Great Wall. Por enquanto esses lançamentos estão em pré-venda, e, como curiosidade, podem ser comprados pelo Mercado Livre, em uma parceria inédita.

A marca trabalha com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para o carro ou oito anos/200 mil km (o que ocorrer primeiro) para o conjunto híbrido, incluindo baterias. Suas cores são baseadas em pedras preciosas: Branco Ágata, Preto Hematita, Cinza Diamante, Azul Topázio, Marrom Citrino, Vermelho Granada, Azul Cianita e Cinza Amazonita, sendo essas duas últimas só para o GT coupé.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.