(Lançamento) Great Wall Haval H6 HEV, PHEV e GT começam a ser vendidos a partir de R$209 mil
A GWM (Great Wall Motors) está, finalmente, começando suas vendas no mercado nacional. Depois de ir lançando a conta-gotas a marca e seus produtos, agora os carros inclusive já podem ser comprados. De início a marca vai trabalhar somente com a linha Haval H6, SUVs médios de propulsão híbrida, mas outros produtos estão nos planos da marca para o Brasil, como picapes e utilitários mais off-road.
A trinca de Haval H6 (se pronuncia “Rával”) é composta pelo SUV convencional, oferecido nas opções de híbrido comum (HEV) ou híbrido plug-in (PHEV), além do SUV coupé GT, esse sempre híbrido plug-in. O H6 híbrido começa em R$209 mil, seguido do H6 híbrido plug-in de R$269 mil, até chegar no H6 GT híbrido plug-in, o mais caro, de R$299 mil. Os três são oferecidos na versão única Premium, a mais completa, e esses preços são válidos para a pré-venda, que dura até 31/03.
Os três Haval H6 são SUVs médios: cerca de 4,7 m de comprimento, 1,9 m de largura (1,94 m no coupé), 1,73 m de altura e 2,74 m de entre-eixos. São 560 litros de porta-malas no SUV convencional e 515 no coupé. Ainda segundo a marca, o H6 híbrido vem para brigar com os queridinhos Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, isso sem contar que o H6 híbrido plug-in já sobe para os degraus de Volvo, Audi e BMW. O H6 GT coupé, por exemplo, é um rival do Audi Q5 Sportback.
Na configuração mais em conta, H6 Premium HEV, há um motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina, com injeção direta, aliado a outro elétrico dianteiro, num conjunto que rende interessantes 243 cv e 54 mkgf de torque. Nesse caso a tração é dianteira, e na transmissão há uma caixa dedicada aos híbridos, com duas velocidades e um redutor.
Dados oficiais falam em 8 segundos na prova de 0 a 100 km/h e 175 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. O consumo de gasolina é razoável, com média de 13,6 km/l em uso urbano ou 12,3 km/l no rodoviário pelo Inmetro. Eles contam com baterias de 1,6 kWh e tanque de 60 litros.
Já nos H6 PHEV (híbrido plug-in) e H6 GT (coupé) há o mesmo 1.5 com injeção direta, mas aliado a dois motores elétricos: um dianteiro e um traseiro, fazendo deles SUVs de tração integral permanente. Esse conjunto, bem mais poderoso, tem 393 cv de potência e quase 78 mkgf de torque imediato. A transmissão é a mesma DHT (Dedicated Hybrid Transmission) com 2 velocidades mais redutor.
Nesse caso o gerenciamento eletrônico decide quanto a distribuição da força entre os eixos, mas o motorista pode optar pelo uso só dos motores elétricos ou do conjunto todo para mover o carro. Graças a baterias de 34 kWh, os PHEV podem rodar até 170 km no modo 100% elétrico, número que cresce para mais de 1.000 km no modo híbrido (carga das baterias mais os 55 litros de gasolina do tanque).
Segundo a GWM, a recarga pode ser feita em tomadas 220V, eletropostos ou Wallbox, com tempo que varia de 1h até 5h para a carga total. Esses carros mais potentes andam como esportivos: vão de 0 a 100 km/h em cerca de 5 segundos, com velocidade máxima limitada em 180 km/h para preservar as baterias. O H6 PHEV passa dos 27 km/l na cidade e 25 km/l na estrada, enquanto o GT, mais pesado, registra 25 e 18 km/l respectivamente.
O trio compartilha boa parte dos itens de série, com destaque para o ar-condicionado automático digital dual zone, head-up display, piloto automático adaptativo com função Stop&Go, painel de instrumentos com tela digital de 10,2”, multimídia completa com 12,3”, carregador de celular sem fio, internet 4G a bordo, teto-solar panorâmico, bancos em couro (dianteiros ventilados), ajustes elétricos para os bancos dianteiros, iluminação full-LED, tampa do porta-malas com abertura/fechamento elétrico presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera 360º, rodas de liga-leve aro 19 etc.
Há ainda outras tecnologias como sistema Park Assist, sistema Auto Reverse Assistance (refaz sozinho uma manobra complicada de estacionamento em marcha ré), alertas de colisão e saída de faixa, monitor de ponto-cego e tráfego cruzado traseiro, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, leitor de placas de sinalização, farol alto automático, luzes ambientes em LED, comandos do carro à distância via aplicativo e mais.
Ainda feitos em seus países de origem, a China, os Haval H6 serão nacionalizados no futuro. A GWM já é dona da fábrica de Iracemápolis (SP), erguida pela Mercedes-Benz. A planta está sendo adequada para fabricar esses e outros carros da Great Wall. Por enquanto esses lançamentos estão em pré-venda, e, como curiosidade, podem ser comprados pelo Mercado Livre, em uma parceria inédita.
A marca trabalha com cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para o carro ou oito anos/200 mil km (o que ocorrer primeiro) para o conjunto híbrido, incluindo baterias. Suas cores são baseadas em pedras preciosas: Branco Ágata, Preto Hematita, Cinza Diamante, Azul Topázio, Marrom Citrino, Vermelho Granada, Azul Cianita e Cinza Amazonita, sendo essas duas últimas só para o GT coupé.