Great Wall anuncia chegada do primeiro lote do Haval H6 GT, SUV coupé híbrido

A Great Wall Motors, GWM para os mais íntimos, é uma chinesa de sucesso e das maiores expert’s em picapes no mundo. Alguns carros dela vieram ao Brasil entre o final dos anos 2000 e início de 2010 por meio de importadoras independentes, mas são figurinhas raras. Um deles, Haval H5, é uma espécie de avô da futura grande aposta da marca para o nosso mercado: o SUV médio Haval H6 Premium. Mas quem chega antes é o H6 GT, coupé híbrido, que já teve seu primeiro lote de 41 unidades desembarcado no porto de Vitória (ES).

Os dois, H6 Premium e H6 GT, são, respectivamente, versão comum e coupé de um mesmo utilitário. É mais ou menos aquilo visto nos Audi Q5 e Q5 Sportback, que inclusive tem porte próximo ao dos Haval. Ou seja, os dois GWM usam a mesma plataforma, mecânica, interior e tecnologias, apenas com diferenças para cada tipo de consumidor. Os carros que serão vendidos aqui terão configuração exclusiva para o brasileiro: desde acabamento até preferências de estilo interno (camurça e imitação de fibra de carbono no caso do GT) e externo (black piano e detalhes vermelhos também no GT).

Até a motorização é adaptada para terras tupiniquins. Temos um interessante conjunto composto por um 1.5 turbo de quatro cilindros a gasolina que serve de gerador e auxilia outros dois propulsores elétricos, um instalado em cada eixo, durante a condução. A tração nas quatro rodas, de série, é comandada pela eletrônica e das mais inteligentes. Na verdade, ambos são híbridos EREV (Veículo Elétrico de Alcance Estendido), como a BMW i3. Ainda podem ser recarregados em fontes externas como eletropostos, wallbox ou tomadas de 220V.

No caso do H6 Premium são quase 400 cv de potência com 76 mkgf de torque distribuído para as quatro rodas, permitindo que ele vá de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Rodando no modo puramente elétrico, ele pode atingir alcance de até 170 km, mas passa sem muito esforço dos 1.000 km unindo todo o conjunto motriz. Para acumular carga, baterias de 34 kWh vem instaladas no assoalho, enquanto uma transmissão automática específica cuida do gerenciamento de toda a força para mover o carro.

H6 Premium consegue rodar mais de 1.000 km sem recarga ou reabastecimento (Foto: Great Wall/divulgação)

Os H6 vão apostar em bastante tecnologia e modernidade embarcada, como iluminação interna e externa em LED, instrumentação digital, multimídia completa e flutuante, freio de mão eletromecânico e seletor de marchas giratório, além de radares e câmeras que acompanham o mundo ao redor do carro. Claro que assistentes de condução não faltam no pacote, inclusive inéditos como o piloto automático adaptativo mais inteligente: desacelera automaticamente ao “enxergar” uma curva fechada demais para a velocidade programada que o carro está.

Há ainda uma câmera que monitora o motorista em caso de distração ou fadiga, alertando-o imediatamente, e função de desviar sozinho de obstáculos próximos sem sair da faixa de rolagem. Ele ainda pode memorizar e refazer os últimos 50 metros de uma baliza, revertendo a manobra automaticamente de ré. Esses são os destaques, e todo o restante esperado em um modelo desse porte é de série.

Pacote de tecnologias é bem extenso (Foto: Great Wall/divulgação)

Vendido em versão única, o H6 GT estreará ainda no primeiro trimestre de 2023. As tais 41 unidades importadas serão para o lançamento. Logo depois virá o H6 Premium (que poderá ser híbrido comum ou híbrido plug-in), e os planos futuros da marca: serão vendidas ainda picapes da linha Poer e SUVs mais brutos Tank. A meta é terminar o ano com 133 pontos de venda espalhados pelo país, fora a oferta dos Haval por assinatura. 

GWM quer ter 133 pontos de venda até o final do ano, além de um serviço de assinatura de seus modelos Haval (Foto: Great Wall/divulgação)

Great Wall Haval H6 GT e Haval H6 Premium terão cinco anos de garantia padrão, número que sobe para oito anos quando falamos das baterias. Outros detalhes e preços só virão no lançamento oficial. Lembrando que os primeiros modelos serão importados da China, mas a GWM agora é a dona da planta de Iracemápolis (SP) erguida pela Mercedes-Benz, então a nacionalização virá em um segundo momento.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.