(Lançamento) Ford Transit Chassi tem duas versões e pode ser guiada por qualquer motorista

A Ford quer crescer seu lado comercial no Brasil, chamado de Ford Pro, e por isso aumenta cada vez mais a linha Transit no mercado nacional. Depois de Minibus, Furgão e Automática, agora é a vez de lançar a Transit Chassi, aquela que contempla a cabine frontal, sem “nada” atrás além das longarinas e componentes mecânicos. É a versão ideal para quem quer versatilidade, e procura um veículo pra encaroçar da melhor maneira: dá para fazer uma carroceria de madeira ou metal, montar um baú, colocar uma caçamba, ou convertê-la em foodtruck, ambulância, petshop móvel, guincho-plataforma etc.

Tratada pela Ford como o melhor custo X benefício do segmento e com custo de posse 25% menor que o da principal rival, a nova variante da Transit tem de série o rodado duplo traseiro, isso nas duas versões: uma com PBT (peso bruto total) de 3,5 toneladas e outra de 4,7 toneladas. A primeira tem a vantagem de poder ser conduzida por motoristas comuns, habilitados com CNH Tipo B, enquanto a segunda, curiosamente, custa menos que a primeira.

Os preços oficiais são de R$260 mil pela Transit Chassi 4,7t e R$273 mil pela Transit Chassi 3,5t, mas, para as primeiras 100 unidades vendidas, existe um desconto promocional (R$20 mil pela de maior capacidade e R$23 mil pela de menor capacidade). Suas principais concorrentes são a Renault Master Chassi, Mercedes-Benz Sprinter Truck e Iveco Daily Chassi. Só a Transit, uruguaia, e a Sprinter, argentina, são importadas.

Foto: Ford/divulgação

A base mecânica é a mesma para as duas configurações do utilitário da Ford: seu motor 2.0 16v turbodiesel é o moderno EcoBlue, com turbina de geometria variável, Common Rail, correia banhada a óleo e a configuração antipoluição mais atual, rendendo 165 cv de potência e pouco menos de 40 mkgf de torque, e aliado a um câmbio manual de seis marchas, sempre com tração traseira. As suspensões são independentes na dianteira, tem feixes de molas na traseira e, de série, os freios são a disco nas quatro rodas.

Foto: Ford/divulgação

Com até 21 m³ de capacidade volumétrica nas melhores conversões, a Transit Chassi pode ser pedida ainda numa configuração alongada, com quase 6,6 m de comprimento (o normal é de cerca de 6,0 m). A variante de 3,5 toneladas pode transportar até 1.400 kg, ante 2.600 kg da versão de 4,7t, e, vale falar, as duas são visualmente idênticas.

De série, a novidade traz sempre multimídia de 8”, conexões Android Auto/Apple CarPlay, direção elétrica, ar-condicionado, vidros/travas/retrovisores elétricos, volante multifuncional, seletor de modos de condução (ECO, Normal e Escorregadio), ESP, Hill Holder, volante com ajuste de altura e profundidade, conexão com smartphone via app FordPass, computador de bordo e rodas de ferro aro 16 calçadas com pneus 195/75.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.