(Lançamento) Ford Transit Chassi tem duas versões e pode ser guiada por qualquer motorista


A Ford quer crescer seu lado comercial no Brasil, chamado de Ford Pro, e por isso aumenta cada vez mais a linha Transit no mercado nacional. Depois de Minibus, Furgão e Automática, agora é a vez de lançar a Transit Chassi, aquela que contempla a cabine frontal, sem “nada” atrás além das longarinas e componentes mecânicos. É a versão ideal para quem quer versatilidade, e procura um veículo pra encaroçar da melhor maneira: dá para fazer uma carroceria de madeira ou metal, montar um baú, colocar uma caçamba, ou convertê-la em foodtruck, ambulância, petshop móvel, guincho-plataforma etc.
Tratada pela Ford como o melhor custo X benefício do segmento e com custo de posse 25% menor que o da principal rival, a nova variante da Transit tem de série o rodado duplo traseiro, isso nas duas versões: uma com PBT (peso bruto total) de 3,5 toneladas e outra de 4,7 toneladas. A primeira tem a vantagem de poder ser conduzida por motoristas comuns, habilitados com CNH Tipo B, enquanto a segunda, curiosamente, custa menos que a primeira.
Os preços oficiais são de R$260 mil pela Transit Chassi 4,7t e R$273 mil pela Transit Chassi 3,5t, mas, para as primeiras 100 unidades vendidas, existe um desconto promocional (R$20 mil pela de maior capacidade e R$23 mil pela de menor capacidade). Suas principais concorrentes são a Renault Master Chassi, Mercedes-Benz Sprinter Truck e Iveco Daily Chassi. Só a Transit, uruguaia, e a Sprinter, argentina, são importadas.

A base mecânica é a mesma para as duas configurações do utilitário da Ford: seu motor 2.0 16v turbodiesel é o moderno EcoBlue, com turbina de geometria variável, Common Rail, correia banhada a óleo e a configuração antipoluição mais atual, rendendo 165 cv de potência e pouco menos de 40 mkgf de torque, e aliado a um câmbio manual de seis marchas, sempre com tração traseira. As suspensões são independentes na dianteira, tem feixes de molas na traseira e, de série, os freios são a disco nas quatro rodas.

Com até 21 m³ de capacidade volumétrica nas melhores conversões, a Transit Chassi pode ser pedida ainda numa configuração alongada, com quase 6,6 m de comprimento (o normal é de cerca de 6,0 m). A variante de 3,5 toneladas pode transportar até 1.400 kg, ante 2.600 kg da versão de 4,7t, e, vale falar, as duas são visualmente idênticas.
De série, a novidade traz sempre multimídia de 8”, conexões Android Auto/Apple CarPlay, direção elétrica, ar-condicionado, vidros/travas/retrovisores elétricos, volante multifuncional, seletor de modos de condução (ECO, Normal e Escorregadio), ESP, Hill Holder, volante com ajuste de altura e profundidade, conexão com smartphone via app FordPass, computador de bordo e rodas de ferro aro 16 calçadas com pneus 195/75.