Caoa-Chery fecha temporariamente fábrica de Jacareí e “mata” Tiggo 3X
Logo depois de lançar a versão especial Founder’s Edition do Tiggo 8, a Caoa-Chery veio com outra novidade não muito boa: fechou temporariamente a sua planta de Jacareí, no interior de São Paulo, e tirou de linha o crossover Tiggo 3X, que era feito lá. O modelo concorria com VW Nivus e Fiat Pulse, e havia sido apresentado há menos de um ano.
A planta de Jacareí foi inaugurada em 2014, sendo a primeira fábrica da Chery fora da China em âmbito mundial. De lá, já saíram QQ, Celer hatch e sedan, Arrizo 5, Tiggo 2 e, mais recentemente, o sedan Arrizo 6 e o crossover Tiggo 3X.
Os planos da Caoa-Chery incluem o encerramento da produção do Tiggo 3X, que, apesar de novo, não estava com vendas animadoras, enquanto o Arrizo 6 e sua linha Pro passarão a ser importados da China. A planta não será desativada: ficará em hiato até 2025, e nesse período será adequada para a produção exclusiva de híbridos e elétricos, segmentos que a marca entrará com força em breve.
Segundo a fabricante, todos os seus modelos terão versões eletrificadas até o final do próximo ano. Como o Tiggo 3X tinha projeto antigo e plataforma obsoleta, afinal derivava do Tiggo 2X que, por sua vez, era uma versão crossover do Celer (lançado na China há mais de 10 anos), ele não era compatível com a propulsão elétrica. Os demais carros, mais modernos, são facilmente adequados.
A planta de Jacareí empregava cerca de 600 funcionários diretos e indiretos, que serão desligados, e a Caoa-Chery está em processo de acordo com os sindicatos da região para acordos rescisórios.
Por outro lado, a planta de Anápolis (GO), que produz os SUVs Caoa-Chery e alguns Hyundai comercializados pelo Grupo Caoa, permanecerá sem mudanças, tendo inclusive um aumento de produção para compensar a parada temporária de Jacareí, afinal a meta de comercializar 60 mil produtos da marca no Brasil ainda está de pé.