Caoa-Chery fecha temporariamente fábrica de Jacareí e “mata” Tiggo 3X

Logo depois de lançar a versão especial Founder’s Edition do Tiggo 8, a Caoa-Chery veio com outra novidade não muito boa: fechou temporariamente a sua planta de Jacareí, no interior de São Paulo, e tirou de linha o crossover Tiggo 3X, que era feito lá. O modelo concorria com VW Nivus e Fiat Pulse, e havia sido apresentado há menos de um ano.

O Tiggo 3X, lançado em maio passado, saiu de linha nessa reformulação da fábrica (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

A planta de Jacareí foi inaugurada em 2014, sendo a primeira fábrica da Chery fora da China em âmbito mundial. De lá, já saíram QQ, Celer hatch e sedan, Arrizo 5, Tiggo 2 e, mais recentemente, o sedan Arrizo 6 e o crossover Tiggo 3X.

O Arrizo 6 e sua linha Pro passarão a ser importados da China (Foto: Caoa-Chery/divulgação)

Os planos da Caoa-Chery incluem o encerramento da produção do Tiggo 3X, que, apesar de novo, não estava com vendas animadoras, enquanto o Arrizo 6 e sua linha Pro passarão a ser importados da China. A planta não será desativada: ficará em hiato até 2025, e nesse período será adequada para a produção exclusiva de híbridos e elétricos, segmentos que a marca entrará com força em breve.

A planta de Jacareí será preparada para produzir híbridos e elétricos (Foto: Chery/divulgação)

Segundo a fabricante, todos os seus modelos terão versões eletrificadas até o final do próximo ano. Como o Tiggo 3X tinha projeto antigo e plataforma obsoleta, afinal derivava do Tiggo 2X que, por sua vez, era uma versão crossover do Celer (lançado na China há mais de 10 anos), ele não era compatível com a propulsão elétrica. Os demais carros, mais modernos, são facilmente adequados.

Na realidade, o Tiggo 3X derivava do Tiggo 2, que era uma versão aventureira do Celer (Foto: Chery/divulgação)

A planta de Jacareí empregava cerca de 600 funcionários diretos e indiretos, que serão desligados, e a Caoa-Chery está em processo de acordo com os sindicatos da região para acordos rescisórios.

Por outro lado, a planta de Anápolis (GO), que produz os SUVs Caoa-Chery e alguns Hyundai comercializados pelo Grupo Caoa, permanecerá sem mudanças, tendo inclusive um aumento de produção para compensar a parada temporária de Jacareí, afinal a meta de comercializar 60 mil produtos da marca no Brasil ainda está de pé.

Os SUVs continuam sendo feitos normalmente em Anápolis (Foto: Caoa-Chery/divulgação)
Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.