(Lançamento) Fiat Fastback melhora na linha 2024, mas sobe de preço


A Fiat já promoveu as primeiras mudanças no Fastback, seu SUV coupé, cerca de um ano após seu lançamento inicial. O modelo, que tinha como um de seus lados negativos boa parte do interior simples compartilhado com o crossover Pulse, recebeu mais atenção da fabricante na linha 2024, lançada nessa semana. O foco foi, justamente, diferenciar o Fastback e subir seu nível de refinamento, afinal é um produto mais caro.
A única versão inalterada é a de entrada, chamada de Turbo 200, que estreou já como linha 2024 para entrar no lote de incentivos fiscais do governo para carros de até R$120 mil. O programa acabou, mas seu preço continua igual, assim como o conteúdo de série: R$119.990. As demais, Audace, Impetus e Limited Edition (que, até agora, de limitada só tem o nome), ficaram mais refinadas, com direito a melhorias de acabamento interno e novas opções de forração dos bancos.

Para as duas mais caras, Impetus (R$150.990, ou cerca de R$3 mil mais cara) e Limited Edition (R$162.490, aumento de aproximadamente R$2,5 mil), há um inédito aplique em material imitando couro na parte central do painel, percorrendo a peça de lado a lado (até então, era tudo em plástico rígido). O acabamento macio também está agora nas laterais de porta, em volta das maçanetas, acompanhando a linha do painel.
A Fiat destaca ainda a costura dupla em peças soft-touch, e a possibilidade de mesclar o preto com o bege na cabine da topo de linha Limited Edition. A versão Audace, de R$138.990 (mais R$3 mil), também ganha as mesmas melhorias, mas sempre em tecido. Apesar disso, seus bancos podem ganhar forração imitando couro opcionalmente. Ela, assim como a Turbo 200 e Impetus, é movida sempre pelo motor 1.0 turboflex de 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, aliado a caixa automática CVT com simulação de sete velocidades.
Por fora, a versão Audace ganha retrovisores pintados de preto brilhante, assim como a Impetus (essa escurece também outros apliques e cromados), ambas realçando um estilo mais esportivo. Curiosamente, a versão mais cara e movida pelo motor mais potente (1.3 turboflex de 180/185 cv e 27,5 mkgf de torque), até então tratada como sport, passa a assumir um lado mais refinado, ganhando cromados pela carroceria, rodas diamantadas ao invés do jogo cinza etc., combinando com a possibilidade do interior em dois tons.

O motivo? Está para chegar o inédito Fastback Abarth, esse sim esportivo e preparado para o melhor desempenho, que deve assumir o posto de novo topo de linha e, assim, o mais apimentado da linha. Seu conjunto também terá o motor 1.3 turboflex e câmbio automático de seis marchas, só que com calibrações próximas as do Pulse Abarth. O modelo poderá, em breve, ser encontrado na rede de concessionárias da marca.