(Lançamento) Fiat Fastback melhora na linha 2024, mas sobe de preço

A Fiat já promoveu as primeiras mudanças no Fastback, seu SUV coupé, cerca de um ano após seu lançamento inicial. O modelo, que tinha como um de seus lados negativos boa parte do interior simples compartilhado com o crossover Pulse, recebeu mais atenção da fabricante na linha 2024, lançada nessa semana. O foco foi, justamente, diferenciar o Fastback e subir seu nível de refinamento, afinal é um produto mais caro.

A única versão inalterada é a de entrada, chamada de Turbo 200, que estreou já como linha 2024 para entrar no lote de incentivos fiscais do governo para carros de até R$120 mil. O programa acabou, mas seu preço continua igual, assim como o conteúdo de série: R$119.990. As demais, Audace, Impetus e Limited Edition (que, até agora, de limitada só tem o nome), ficaram mais refinadas, com direito a melhorias de acabamento interno e novas opções de forração dos bancos.

Foto: Fiat/divulgação

Para as duas mais caras, Impetus (R$150.990, ou cerca de R$3 mil mais cara) e Limited Edition (R$162.490, aumento de aproximadamente R$2,5 mil), há um inédito aplique em material imitando couro na parte central do painel, percorrendo a peça de lado a lado (até então, era tudo em plástico rígido). O acabamento macio também está agora nas laterais de porta, em volta das maçanetas, acompanhando a linha do painel.

A Fiat destaca ainda a costura dupla em peças soft-touch, e a possibilidade de mesclar o preto com o bege na cabine da topo de linha Limited Edition. A versão Audace, de R$138.990 (mais R$3 mil), também ganha as mesmas melhorias, mas sempre em tecido. Apesar disso, seus bancos podem ganhar forração imitando couro opcionalmente. Ela, assim como a Turbo 200 e Impetus, é movida sempre pelo motor 1.0 turboflex de 125/130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque, aliado a caixa automática CVT com simulação de sete velocidades.

Por fora, a versão Audace ganha retrovisores pintados de preto brilhante, assim como a Impetus (essa escurece também outros apliques e cromados), ambas realçando um estilo mais esportivo. Curiosamente, a versão mais cara e movida pelo motor mais potente (1.3 turboflex de 180/185 cv e 27,5 mkgf de torque), até então tratada como sport, passa a assumir um lado mais refinado, ganhando cromados pela carroceria, rodas diamantadas ao invés do jogo cinza etc., combinando com a possibilidade do interior em dois tons.

Foto: Fiat/divulgação

O motivo? Está para chegar o inédito Fastback Abarth, esse sim esportivo e preparado para o melhor desempenho, que deve assumir o posto de novo topo de linha e, assim, o mais apimentado da linha. Seu conjunto também terá o motor 1.3 turboflex e câmbio automático de seis marchas, só que com calibrações próximas as do Pulse Abarth. O modelo poderá, em breve, ser encontrado na rede de concessionárias da marca.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.