(Lançamento) Chevrolet Montana 2023 eleva o nível e aposta no preço

A Chevrolet Montana não é mais aquela picape compacta que, primeiro, derivava do Corsa e depois do Agile. Ela cresceu, apareceu e subiu de nível, passando para uma categoria que briga com Renault Oroch e Fiat Toro, tendo sempre carroceria monobloco com cabine dupla. Mas a GM não perde tempo, por isso vai oferecer versões de entrada para competir também com a queridinha Strada cabine dupla. Mas ela só chega às concessionárias em fevereiro. Por enquanto as versões mais caras LTZ (R$134.490) e Premier (R$140.490) estão em pré-venda. Para efeito de comparação, a Oroch topo de linha não sai por menos de R$145 mil, enquanto a Toro básica começa em R$143 mil.

Foto: Chevrolet/divulgação

Virão ainda versões inferiores, possivelmente LT manual e LT automática, que só terão as vendas iniciadas no próximo ano. Por enquanto, a fabricante adianta que a Nova Montana, feita em São Caetano do Sul (SP), une “o conforto e a dirigibilidade de um SUV com a versatilidade e robustez de uma picape”. A novidade tem o mesmo porte de uma Renault Oroch: 4,72 m de comprimento e 1,80 m de largura, mas mostra uma caçamba bem generosa, de 874 litros. Ainda não foram divulgados números sobre sua capacidade de carga, mas a Chevrolet adiantou que será quase metade do próprio peso do carro.

Foto: Chevrolet/divulgação

Aliás, é na caçamba que fica um dos principais atrativos da picape. Chamado de Multi Flex, o compartimento aposta em uma proteção maior contra poeira e água (a Chevrolet diz ser a melhor do segmento nesse quesito), e pode ser montada com inúmeros opcionais ou acessórios. Dentre eles há capota marítima, divisores de carga, baús organizadores e até uma capota rígida com comandos elétricos.

Foto: Chevrolet/divulgação

Por fora ela aposta no design robusto, inclusive com detalhes em preto brilhante na versão Premier, e estreia, logo depois do Bolt, a nova identidade visual da Chevrolet mundial: luzes frontais bipartidas e grade generosa. Nas versões mais caras há rodas aro 17. O interior, como já havíamos adiantado, traz muito do Tracker RS chinês, mas também se aproxima dos nossos Tracker e Onix, como volante, instrumentos, bancos, laterais de porta e mais.

Foto: Chevrolet/divulgação

Mecanicamente ela é um Tracker Premier, já que compartilha com o SUV o motor 1.2 turboflex de três cilindros e 12 válvulas. Na Montana, apesar de calibrações exclusivas, temos os mesmos 132/133 cv de potência e 19,4/21,4 mkgf de torque (gasolina/etanol). Há opções de câmbio manual ou automático, ambos com seis velocidades, dependendo da versão. Freios, direção e suspensões foram readequados e recalibrados, mas mantém a concepção: discos na dianteira e tambores na traseira, assistência elétrica progressiva e McPherson/eixo de torção, respectivamente. Sua base é a GEM.

Foto: Chevrolet/divulgação

Na lista de equipamentos mais recheada há seis airbags, faróis full LED com regulagem elétrica de altura, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, chave presencial, ar-condicionado automático digital, tampa da caçamba com aliviador de peso, carregador de celular sem fio, volante regulável em altura e profundidade, sistema concierge OnStar, internet 4G a bordo, bancos em couro ecológico, alerta de ponto-cego, multimídia de 8” etc. Estribos laterais, diferentes tipos de Santo Antônio, extensor de parachoques e faróis de neblina em LED e subwoofer JBL são alguns dos opcionais.

Além do espaço interno que a GM tanto ressalta por ser o maior da categoria, especialmente para pernas e cabeça dos cinco ocupantes, a Nova Montana prova ser econômica, como adiantaram os números do INMETRO: 11,1 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina e 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. É a mais econômica dentre as picapes flex automáticas do mercado nacional. Com câmbio manual de seis marchas há destaque para os números de aceleração, ainda não divulgados.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.