(Lançamento) Hyundai Tucson 2023 muda pouco enquanto a nova geração não vem

Meio esquecido, o Hyundai Tucson de terceira geração chega a linha 2023 com mudanças bem discretas. O SUV médio, rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Chevrolet Equinox e cia, é montado em Anápolis (GO) e vendido pela Caoa do Brasil, e não pela Hyundai de Piracicaba (SP). Seu preço chama a atenção por estar acima dos rivais: R$230 mil na versão de entrada GLS e R$250 mil na topo Limited.

Foto: Hyundai/divulgação

De novidades, o modelo passa a trazer novos parachoques dianteiros e traseiros, grade remodelada, rodas aro 18 com desenho inédito, além de faróis e lanternas com novos arranjos internos. A cabine também recebeu multimídia flutuante de 9”, carregador de celular sem fio, novo painel de instrumentos, acabamentos revistos e cabine em couro claro ou escuro. Freio de estacionamento eletromecânico, ar-condicionado digital automático dual zone e teto panorâmico permanecem.

Como curiosidade, vale falar que o Tucson brasileiro estava fora de linha desde o início de 2022, e agora volta à produção com mudanças mecânicas para se adequar ao Proconve L7. Além disso, já existe uma nova geração do SUV há três anos no exterior, a quarta. Essas melhorias, que chegam agora com a linha 2023, já existem nos EUA desde…2018! A expectativa é ter a quarta geração entre nós brasileiros só em 2025.

Foto: Hyundai/divulgação

Quem segue debaixo do capô é o 1.6 turbo a gasolina, com quatro cilindros e injeção direta. Apesar das recalibrações em prol das leis de emissão de poluentes, foram mantidos os 177 cv de potência e 27 mkgf de torque. A caixa automática também é a mesma: dupla embreagem com sete marchas. Com esse conjunto, o INMETRO divulga consumo de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, com gasolina, para o Tucson.

Foto: Hyundai/divulgação

Apesar do preço salgado, maior que o de praticamente todos os seus concorrentes (até alguns superiores como o Caoa-Chery Tiggo 8 e Jeep Commander Limited Flex), o Tucson de terceira geração, pelo projeto que já chega aos oito anos de idade, dispensa grandes tecnologias: os faróis em LED, por exemplo, só estão na versão mais cara, enquanto os instrumentos continuam analógicos nas duas versões.

Foto: Hyundai/divulgação

No mais, o carro continua com o bom porte de carroceria, 2,67 m de entre-eixos, mais de 510 litros de porta-malas, suspensões independentes nas quatro rodas e quatro freios a disco. Segundo a Caoa, o Tucson consegue ir de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, passando dos 200 km/h de máxima. A novidade já pode ser encontrada na rede de concessionárias.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.