(Lançamento) Hyundai Tucson 2023 muda pouco enquanto a nova geração não vem


Meio esquecido, o Hyundai Tucson de terceira geração chega a linha 2023 com mudanças bem discretas. O SUV médio, rival de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Chevrolet Equinox e cia, é montado em Anápolis (GO) e vendido pela Caoa do Brasil, e não pela Hyundai de Piracicaba (SP). Seu preço chama a atenção por estar acima dos rivais: R$230 mil na versão de entrada GLS e R$250 mil na topo Limited.

De novidades, o modelo passa a trazer novos parachoques dianteiros e traseiros, grade remodelada, rodas aro 18 com desenho inédito, além de faróis e lanternas com novos arranjos internos. A cabine também recebeu multimídia flutuante de 9”, carregador de celular sem fio, novo painel de instrumentos, acabamentos revistos e cabine em couro claro ou escuro. Freio de estacionamento eletromecânico, ar-condicionado digital automático dual zone e teto panorâmico permanecem.
Como curiosidade, vale falar que o Tucson brasileiro estava fora de linha desde o início de 2022, e agora volta à produção com mudanças mecânicas para se adequar ao Proconve L7. Além disso, já existe uma nova geração do SUV há três anos no exterior, a quarta. Essas melhorias, que chegam agora com a linha 2023, já existem nos EUA desde…2018! A expectativa é ter a quarta geração entre nós brasileiros só em 2025.

Quem segue debaixo do capô é o 1.6 turbo a gasolina, com quatro cilindros e injeção direta. Apesar das recalibrações em prol das leis de emissão de poluentes, foram mantidos os 177 cv de potência e 27 mkgf de torque. A caixa automática também é a mesma: dupla embreagem com sete marchas. Com esse conjunto, o INMETRO divulga consumo de 10,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, com gasolina, para o Tucson.

Apesar do preço salgado, maior que o de praticamente todos os seus concorrentes (até alguns superiores como o Caoa-Chery Tiggo 8 e Jeep Commander Limited Flex), o Tucson de terceira geração, pelo projeto que já chega aos oito anos de idade, dispensa grandes tecnologias: os faróis em LED, por exemplo, só estão na versão mais cara, enquanto os instrumentos continuam analógicos nas duas versões.

No mais, o carro continua com o bom porte de carroceria, 2,67 m de entre-eixos, mais de 510 litros de porta-malas, suspensões independentes nas quatro rodas e quatro freios a disco. Segundo a Caoa, o Tucson consegue ir de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, passando dos 200 km/h de máxima. A novidade já pode ser encontrada na rede de concessionárias.