(Lançamento) Audi RS6 Avant Performance: perua 0 km mais divertida do Brasil tem V8 de 630 cv

Enquanto comemora aniversário de 30 anos de Brasil, a Audi vem prometendo uma série de lançamentos e novidades na sua linha de produtos por aqui durante esse 2024, e começa com o pé direito apresentando a nova RS6 Avant Performance: a perua esportiva, mais do que consagrada mundo afora,  estreia um visual retocado, novas tecnologias, sem contar os bons cavalinhos de potência e quilinhos de torque extras na mecânica, como não poderia ser melhor em se tratando de uma station digna das pistas de competição.

Falando em station, esse é um segmento praticamente extinto em terras brasileiras, tanto que essa da Audi, de certa forma, nem tem mais concorrentes por aqui. Hoje, só há ela e duas SW da Porsche, Panamera Sport e Taycan Cross, que custam bem menos e focam na motorização híbrida e 100% elétrica, respectivamente. Por essas e outras, a Audi já aproveita o embalo para divulgar a RS6 Avant como um carro “cada vez mais exclusivo”. Não é para menos, já que chega custando R$1.213.990 e pode ficar até R$85 mil mais cara se o (felizardo) comprador optar por uma cor fosca especial.

Foto: Audi/divulgação

A perua estreia alguns retoques na dianteira e traseira, que a deixam mais próxima aos demais modelos da Audi, incluindo os elétricos. Na frente, além das amplas tomadas de ar, há faróis full LED matriciais com função de iluminação de curvas e lâmpadas especiais de laser, enquanto a lateral esbanja rodas aro 22 (quem comprar o bólido pode escolher entre três desenhos diferentes, entre cinza fosco e preto brilhante ou fosco) e os típicos paralamas alargados. A traseira fecha com as duas enormes saídas de escape ovais. O tal sistema de escape, aliás, foi redesenhado para melhor fluxo de gases e aumento do ronco nas acelerações.

E de acelerar essa perua da Audi entende. Até porque, quem a move é um V8 biturbo 4.0 TFSI (injeção direta estratificada), veterano dentre os esportivos da marca alemã, que, nessa nova linha da RS6 Avant, passa a ter turbocompressores maiores (assim, a pressão máxima sobe a 2,6 bar) e uma recalibração na eletrônica de motor e transmissão, buscando melhor desempenho. A potência subiu para nada menos que 630 cv (antes eram 600), enquanto o torque foi outro que cresceu substancialmente, passando de cerca de 81,5 para mais de 86,7 mkgf, isso já aos 2 mil rpm.

Foto: Audi/divulgação

Graças ao trabalho de uma transmissão automática convencional de oito velocidades, que entrega a força as quatro rodas graças a tração integral quattro, a SW consegue acelerar tanto quanto um superesportivo: são pífios 3,4 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h (0,2s mais rápido que as RS6 Avant anteriores), apenas 11,7 segundos para ir de 0 a 200 km/h (mesmo tempo de alguns hatches no 0 a 100) e velocidade máxima limitada eletronicamente em 280 km/h.

Faz parte do conjunto motriz da station ainda a tecnologia híbrida-leve, MHEV, composta por um sistema elétrico de 48V, além da união entre motor de arranque e alternador, que, juntos, trabalham como um pequeno gerador que reduz o esforço do V8tão durante a condução. Entre 55 e 160 km/h, em trechos planos ou descidas, a RS6 Avant pode trafegar com o motor a combustão totalmente desligado, apenas aproveitando a inércia e usando a força elétrica, que fica acumulada em um pequeno conjunto de baterias de íon-lítio. Há até uma espécie de regeneração de energia em frenagens e desacelerações.

Quem também passou por melhorias importantes foi o sistema de tração integral, recebendo um diferencial central mais leve e compacto, que, normalmente, distribui o torque com a proporção de 60/40 para o eixo dianteiro/traseiro, na ordem. Caso precise, automaticamente, essa proporção pode ficar em até 70/30 ou 15/85 (frente/traseira), sempre buscando a melhor aderência, estabilidade e segurança ao volante da perua esportiva. De quebra, suas rodas traseiras são dinâmicas, ou seja, podem esterçar em até 5º no sentido contrário ao das rodas da frente nas baixas velocidades, reduzindo o diâmetro de giro, ou no mesmo sentido nas altas velocidades, a fim de conseguir um melhor comportamento em curvas.

Está no pacote um sistema de suspensões a ar, que adapta a altura do solo de acordo com o estilo de condução, além de freios esportivos com pinças vermelhas, e um kit aerodinâmico composto por spoilers, saias laterais e aerofólio. Como alternativa aos (poucos) detalhes brilhantes e cromados em sua enorme carroceria de 5 metros de comprimento, quase 1,5 m de altura e folgados 2,93 m de distância entre-eixos, que proporcionam ótimo espaço interno mais 565 litros de porta-malas, a Audi oferece a pintura cinza fosca para capas de retrovisores, barras de teto, entradas de ar e molduras de janelas, por exemplo, como no carro das fotos de divulgação.

De série, a perua de mais de R$1,2 milhão ostenta multimídia de 10,1”, uma outra tela touch de 8,6” para os comandos de climatização e conforto, painel de instrumentos digital em versão com layout esportivo e vários mostradores, head-up display, acabamento interno em couro e camurça com detalhes em fibra de carbono, ar-condicionado automático digital quadri-zone, iluminação ambiente em LED personalizável, regulagens elétricas para bancos dianteiros e volante, piloto automático adaptativo (ACC), sistema Park Assist, carregador de celular por indução, sistema de som assinado pela Bang&Olufsen, câmeras 360º, teto-solar panorâmico e muito mais.

Foto: Audi/divulgação

A nova station Audi RS6 Avant Performance pode ser pintada de Cinza Nardo (Sólida); Azul Ascari, Branco Geleira, Prata Florete, Vermelho Granadina, Preto Mito (Metálicas); Cinza Daytona (Perolizada); e Preto Sebring (Efeito Cristal), sem contar as tonalidades especiais da linha RS e cores foscas.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.