Grancar Futura X Chevrolet Lumina APV: Comparativo de época

Totalmente nacional, a Grancar Futura foi apresentada ao público em maio de 1990. Feita pela concessionária Ford Grancar em parceria com o projetista Toni Bianco, ela utilizava inicialmente o motor 1.8 de 98 cv e câmbio manual de 5 marchas (ambos emprestados do Ford Del Rey). A partir do ano seguinte, 1991, o modelo passou a ser equipado com o propulsor VW AP 2.0 de 116 cv.

Nesse peculiar comparativo publicado na Revista Quatro Rodas na edição 374, de setembro de 1991, a Futura enfrentava sua única concorrente da época: a americana Chevrolet Lumina APV. A van nacional surpreendeu por obter números de desempenho bem próximos ao de sua concorrente, além de possuir maior espaço interno.

Essa van fora-de-série acabou sucumbindo já no final de 1991, devido ao crescimento do mercado de importados e pela acusação de plágio da Renault e sua minivan Espace, o que rendeu problemas para a Grancar aqui no Brasil. Após cerca de 1 ano e meio de produção, a Futura teve apenas 159 unidades fabricadas.

O texto é de Heymar Lopes Nunes e as fotos são de Marcelo Sacco. Confira:

Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.