Grancar Futura X Chevrolet Lumina APV: Comparativo de época

Totalmente nacional, a Grancar Futura foi apresentada ao público em maio de 1990. Feita pela concessionária Ford Grancar em parceria com o projetista Toni Bianco, ela utilizava inicialmente o motor 1.8 de 98 cv e câmbio manual de 5 marchas (ambos emprestados do Ford Del Rey). A partir do ano seguinte, 1991, o modelo passou a ser equipado com o propulsor VW AP 2.0 de 116 cv.

Nesse peculiar comparativo publicado na Revista Quatro Rodas na edição 374, de setembro de 1991, a Futura enfrentava sua única concorrente da época: a americana Chevrolet Lumina APV. A van nacional surpreendeu por obter números de desempenho bem próximos ao de sua concorrente, além de possuir maior espaço interno.

Essa van fora-de-série acabou sucumbindo já no final de 1991, devido ao crescimento do mercado de importados e pela acusação de plágio da Renault e sua minivan Espace, o que rendeu problemas para a Grancar aqui no Brasil. Após cerca de 1 ano e meio de produção, a Futura teve apenas 159 unidades fabricadas.

O texto é de Heymar Lopes Nunes e as fotos são de Marcelo Sacco. Confira:

Compartilhar:
Tem 20 anos, atualmente cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Um gearhead legítimo, Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com mais de 300 manuais do proprietário de veículos diversos, incluindo antigos e modernos, além de colecionar revistas, folders, catálogos, e vários outros materiais automotivos.