(Lançamento) BMW i4: sedan elétrico tem até versão Motorsport de 544 cv

A BMW Group queria ter cinco elétricos a venda no Brasil em 2022, e agora em novembro bateu sua meta. O quinto modelo movido a bateria da fabricante chega agora ao mercado nacional por R$497 mil iniciais, e se chama i4. Sedan médio um pouco maior que uma Série 3 (cerca de 7 cm), o modelo estreia no nosso mercado em duas versões, eDrive 40 e a esportiva M50, que custa R$597 mil, ou R$100 mil mais cara.

Foto: BMW/divulgação

Como diz a própria BMW, o i4 é um elétrico com design mesclando Série 3, Série 4 e M3, mas em uma carroceria no estilo Grand Coupe, que tem até tampa do porta-malas integrada ao vidro traseiro. Para efeito de comparação, é uma espécie de “Audi A5 elétrico da BMW”, e vem diretamente da sede da marca em Munique, na Alemanha.

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A primeira versão, eDrive 40, tem foco na eficiência energética e motor elétrico dianteiro. O conjunto entrega ótimos 340 cv de potência e mais de 43 mkgf de torque imediato, responsáveis por levar a novidade de 0 a 100 km/h em pouco menos de 6 segundos e bater os 190 km/h de velocidade máxima, limitada eletronicamente. As baterias estão instaladas no assoalho, com 80,7 kWh de capacidade, o que garante 590 km de alcance, ciclo WLTP, para essa versão mais “recatada”.

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A M50 é digna da família Motorsport, grife esportiva da BMW. Tem dois motores, um para cada eixo, e nada menos que 544 cv de potência. O torque imediato passa dos 81 mkgf, assombroso para um sedan desse porte, permitindo acelerações de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Aqui a velocidade máxima tem limitador mais brando, e chega aos 225 km/h. Pelo conjunto esportivo, o i4 M50 tem alcance limitado a até 510 km, ainda alto graças ao bom coeficiente de arrasto.

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Além disso, a M50 conta com um simulador de som de motor no modo de condução mais esportivo, permitindo ainda mais emoção ao volante. A função de Sport Boost, que entrega total força do powertrain elétrico por dez segundos, também é de série na versão mais apimentada.

A recarga, além da regeneração de energia durante a condução, é feita via eletropostos ou wallbox particular, e as duas versões tem tecnologia para permitir cargas extremamente rápidas de até 350 kW. Com força máxima, 80% da carga das baterias do i4 são recarregados em apenas 19 minutos. Inclusos no preço do carro estão um Wallbox de 22 kW instalado, além do cabo chamado Flexible Fast Charger, que é padrão com 1,8 kW mas expansível para até 11 kW (por preço adicional, claro).

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Seu interior é bem parecido com o da Série 3, inclusive com a grande tela englobando painel de instrumentos digital (12,3”) e multimídia (14,9”). Dentre as funcionalidades do sistema, estão chamada de emergência inteligente, navegação com atualizações em tempo real, portal de notícias, informações climáticas, diversos aplicativos para download e conexão com o app My BMW, que permite comandar várias funções do carro pelo celular.

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Outros itens como comandos de voz, Alexa integrada, faróis full-LED adaptativos, Park Assist e Reversing Assist, ar-condicionado automático digital trizone, pacote de assistentes de condução completo, sistema de som Harman Kardon de 17 alto-falantes e 464 Watts de potência e função de trilhas sonoras ambientes personalizáveis também são destaques na novidade elétrica.

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A BMW oferece dois anos de garantia sem limite de quilometragem para o i4, wallbox particular e cabo de recarga. Por enquanto, apenas a versão “mansa” eDrive 40 está disponível na rede de concessionárias da marca pelo país, e pode ser pintada em dez cores: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Laranja Sunset, Azul Tanzanite, Verde Sanremo, Cinza Brooklyn, Cinza Dravit, Azul Portimão e Vermelho Aventurini. Já seu interior é personalizável em seis opções de tons e detalhes. Enquanto isso, a fabricante não deu data para a disponibilização da M50 por aqui, mas garantiu que ela virá em breve.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.