Hyundai HB20 ganha novas versões e quer ter carro pra todo tipo de público


O queridinho da Hyundai, HB20, chega com algumas novidades logo depois de comemorar o segundo lugar no ranking de carros mais vendidos do Brasil em julho de 2023. O coreano de Piracicaba (SP) não ganhou novo visual, nem tampouco equipamentos inéditos, mas sim quatro novas versões: Sense Plus, Limited Plus, Comfort Plus e Platinum Safety. Agora, no total, o hatch já conta com dez diferentes configurações: tem versão pra todo tipo de público.

Outra boa nova é que o compacto da Hyundai continua partindo de R$82.290, sem acréscimos, e mantém o mesmo preço em todo o restante da linha. O curioso é que a linha 2024 do HB20 já tinha sido lançada em abril, e essa nova gama chega mais como uma linha “2024 e meio”.
A Sense Plus, de R$82.890, tem motor 1.0 aspirado de 75/80 cv de potência e 9,4/10,2 mkgf de torque (gasolina/etanol) aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Posicionada logo acima da Sense (que custa só R$600 a menos), a nova Plus de entrada recebe retrovisores e maçanetas pintadas na cor do veículo, além de acabamento preto fosco envolvendo as janelas e entre as colunas, igual ao acabamento das versões mais caras.

A Limited Plus é baseada na já existente Limited, e acresce painel de instrumentos digital, chave presencial, partida do motor por botão, maçanetas externas cromadas e acabamento interno mais refinado. Vendida por R$91.090, a nova configuração custa só R$400 a mais que a Limited comum e conta com o mesmo trem de força da Sense. A meta da novidade é clara: combater rivais 1.0 completões como Peugeot 208 Style, Citroën C3 Feel Pack, Polo MPI e cia.

Outra é a Comfort Plus TGDI, feita com base na Comfort TGDI só que mais equipada: conta com câmera de ré, sensor crepuscular, volante regulável em altura e profundidade, entre outros. Seu preço é R$1 mil mais caro que o da Comfort comum: R$105.590. Elas já são movidas pelo motor 1.0 turboflex de três cilindros, que rende até 120 cv e 17,5 mkgf, somado ao câmbio automático de seis marchas.

A quarta e última configuração inédita é a Platinum Safety, que preenche uma grande lacuna até então existente entre a Platinum comum e a Platinum Plus, topo de linha. A novidade chega por R$113.290 (R$2,3 mil mais cara que a Platinum e R$6,2 mil mais em conta que a Platinum Plus), e engloba vários assistentes de condução da Plus, além de bancos em couro. Ele também é o turboflex com câmbio automático.

Chamado de SmartSense, o tal pacote de segurança da Safety é mais simples que o da Platinum Plus, mas ainda assim traz frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo, detector de fadiga do condutor e farol alto com comutação automática.