Ford Transit Chassi: versatilidade, praticidade e tecnologia trabalhando juntas

A Ford Transit vem colhendo os frutos das suas qualidades no mercado nacional: presente no Brasil desde 2021, atualmente ela figura como um dos veículos comerciais mais vendidos do nosso mercado, e foi a que mais cresceu em comercializações. Graças a uma estratégia de expansão da linha de comerciais da Ford, através da divisão Ford Pro, a Transit recebe a última palavra em versatilidade, personalização e praticidade com as versões Chassi com peso bruto total (PBT) de 3,5 toneladas, ou 4,7 toneladas.

Ideal para diversos tipos de aplicação, a Transit Chassi abre um leque de possibilidades para encarroçamento, adaptação e personalização, tudo para atender ao cliente da melhor forma possível. Dentre os diversos usos, ela pode ser convertida em um veículo de trabalho com caçamba de metal ou madeira, suportar baús de até 21 m³, passar por conversões para se tornar foodtruck, ou petshop móvel, comportar uma câmara frigorífica, receber o aparato para o uso como plataforma-guincho de carros e muito mais, sempre contando com a confiabilidade e robustez da Ford. Bacana!

O leque de personalizações, encarroçamentos e adaptações é bastante amplo (Foto: Ford/divulgação)

Prática, a Transit Furgão com PBT de 3,5 toneladas pode ainda ser conduzida por qualquer pessoa habilitada com CNH B, a mesma de carros de passeio, facilitando, por exemplo, a compra por empreendedores individuais e motoristas que já trabalham com veículos menores, como a Ford Ranger. Com mais de 1.400 kg de capacidade de carga, o utilitário de configuração base já oferece recursos pra lá de interessantes, como o rodado traseiro duplo, que, além de melhorar a distribuição de peso entre as rodas, auxilia na tração (traseira na Transit, inclusive) e permite acomodação de mais carga.

Ainda, graças ao balanço traseiro ajustável, a Ford Transit Furgão pode ter dois diferentes comprimentos: 6,1 m ou 6,6 m, dando ainda mais possibilidade de escolha e personalização ao cliente e suas necessidades: é possível optar por um veículo mais curto, facilitando o uso urbano e manobrabilidade, ou o mais longo, que privilegia a quantidade de carga e a demanda profissional. A versão de maior capacidade de carga, a com PBT de 4,7 toneladas (CNH C), oferece as mesmas virtudes e pode transportar mais de 2.600 kg, ou o equivalente a três carros subcompactos. Quem manda é o cliente.

Versão de maior capacidade de carga pode carregar o equivalente a três carros subcompactos! (Foto: Ford/divulgação)

De série, o robusto e econômico 2.0 16v turbodiesel EcoBlue, de concepção atual e recursos como o duplo comando de válvulas no cabeçote, sistema Common Rail, injeção direta, turbina de geometria variável e cabeçote em alumínio, rende bons 165 cv de potência e quase 40 mkgf de torque, força essa que vem cedo, a partir de 1.750 rpm. Junto das seis marchas bem escalonadas do câmbio manual, a condução da Transit Chassi é ágil, sem lentidão nem características que cansem o condutor. Fora que, pela alta tecnologia e poder da engenharia Ford, esse conjunto é um dos que garante a baixa emissão de gases poluentes da Transit.

Robustez e economia são encontrados na Transit Chassi também através do motor 2.0 16v EcoBlue, um turbodiesel dos mais modernos (Foto: Ford/divulgação)

Seu conjunto mecânico é dos mais refinados e modernos do segmento, contemplando ainda discos de freio nas quatro rodas, barra estabilizadora dianteira no sistema de suspensões, direção com assistência elétrica de peso progressivo, e, claro, o uso abundante de aços de ultra e alta resistência em sua construção, fazendo da Transit Chassi uma das mais seguras dentre suas rivais. Para se ter uma ideia, em testes do Euro NCap (instituição de segurança automotiva europeia), a van da Ford obteve nota máxima em segurança.

Dona do menor custo operacional e o preço básico mais baixo dentre as rivais, a Transit Furgão conta com as mesmas virtudes mecânicas e construtivas da Transit Minibus e Transit Furgão, como os serviços do FordPass (comandos e monitoramento remoto do veículo, alertas inteligentes de falhas, contato direto com a central de atendimento Ford, facilidade no agendamento de manutenções, contato com técnicos da concessionária mais próxima e mais), e o pós-venda dedicado, agilizando o fornecimento de peças e realização de serviços diversos.

Tecnologia também marca forte presença na linha Transit da Ford: multimídia com conexões Android Auto e Apple CarPlay, compatibilidade com a plataforma FordPass, comandos via app de smartphone e mais (Foto: Ford/divulgação)

E, para quem pensa que veículo de trabalho precisa ser enxuto, um engano: a Ford Transit Chassi traz recursos dignos de SUVs de luxo em sua lista de itens de série. Dentre os destaques, multimídia de 8”, conexões com Android Auto e Apple CarPlay, ar-condicionado, direção regulável em altura e profundidade, comandos de som no volante, seletor de modos de condução, travas e vidros elétricos, tomada USB, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo etc.

A segurança é outro destaque: cintos de três pontos para os três ocupantes da cabine, airbag duplo, freios ABS, ESP, controle de tração, Hill Holder, vetorizador de torque em curvas, controle eletrônico anticapotamento, sistema de estabilização da carroceria contra ventos laterais, controle de carga adaptativo, indicadores de direção laterais e mais.

Oferecida juntamente com as carrocerias Minibus e Furgão, ambas com diferentes configurações, a Nova Ford Transit Chassi prova que versatilidade, praticidade, segurança e tecnologia caminham em conjunto, mesmo quando falamos de um moderno veículo de trabalho.

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Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.