Ford Maverick Hybrid une duas avançadas tecnologias com consumo surpreendente

A nova picape Ford Maverick Hybrid, sem dúvidas, reúne as qualidades de uma verdadeira Raça Forte. Luxo, sofisticação, design atraente e robustez são algumas das virtudes dessa nova versão da Maverick para o mercado brasileiro, que agora se associou a alta tecnologia da motorização híbrida. Uma tendência de performance, desempenho, baixa emissão de poluentes e consumo reduzido, que se une com um alcance irrestrito de combustíveis fósseis e energia elétrica.

Maverick Hybrid une propulsão a combustão com a elétrica em um conjunto para lá de eficiente (Foto: Ford/divulgação)

Uma solução praticamente perfeita para a distribuição energética do país, que tem postos de combustíveis em quaisquer regiões. Com a ajuda do motor elétrico dianteiro, da energia gerada pela regeneração dos freios, mais o gerador que abastece os sistemas elétricos e eletrônicos da picape, a eficiência energética beira o extraordinário quando consideramos o porte, peso e categoria da Ford Maverick Hybrid.

Alcance beira os 900 km quando a picape é usada na cidade (Foto: Ford/divulgação)

No consumo urbano, por exemplo, seguindo-se as medições oficiais do INMETRO, são até 15,7 km rodados para cada litro de gasolina. No uso rodoviário, quando o powertrain elétrico é menos demandado, ainda são 13,6 km/l, número superior ao de hatches compactos com motor 1.6. Com índices tão baixos no consumo de combustível (e emissão de poluentes), graças a tecnologia, a Maverick Hybrid beira ainda os 900 km de alcance no uso urbano, ou 775 km de autonomia rodoviária.

Esses resultados surpreendentes para uma picape cabine dupla de 1.700 kg, são frutos da pura tecnologia híbrida, tanto que praticamente nenhuma alteração visual foi feita na carroceria ou no design visando menor arrasto aerodinâmico e, consequentemente, redução de consumo. Esteticamente, a mudança mais nítida fica por conta das rodas de 18”, calçadas com pneus de baixo atrito, além da grade dianteira inteligente que pode abrir ou fechar dependendo das necessidades de resfriamento do motor.

Motor Duratec 25 trabalha no ciclo Atkinson: vantagens (Foto: Ford/divulgação)

A tecnologia da nova Ford Maverick Hybrid, que, inclusive, é pioneira sendo a primeira picape híbrida vendida no mercado nacional, é composta por um motor de 4 cilindros, 2.5 litros, todo confeccionado em alumínio, com 16 válvulas (sendo quatro para cada cilindro) e dois eixos comandos de válvulas variáveis, que permitem ao propulsor a operação no ciclo Atkinson. Ele é capaz de entregar 165 cv de potência e 21,4 mkgf de torque a 4.000 rpm.

Explico: esse ciclo foi criado para, nas baixas e médias rotações, não acontecer cruzamento entre as válvulas de admissão e escape, ou seja, elas não ficam abertas ao mesmo tempo, gerando perdas de combustível ou retorno de gases de escape pela admissão. Assim, o 2.5 atinge os menores índices de consumo e as respostas mais ágeis ao comando do acelerador. Uma tecnologia implantada no motor Duratec 2.5 pela engenharia da Ford.

Conjunto propulsor da picape híbrida opera focado no baixo consumo, mas o desempenho é outro ponto que surpreende (Foto: Ford/divulgação)

O câmbio nela utilizado é um automático e-CVT, dedicado aos carros híbridos da marca, que possui em suas entranhas o gerador que alimenta o conjunto de baterias de 1,1 kWh (bastante compacto e pesando apenas 27 kg) e todo o sistema elétrico do carro. No mesmo conjunto, acoplado a transmissão, está o motor elétrico de tração, fornecendo outros 128 cv e 23,9 mkgf de torque.

Esse moderno e compacto conjunto, de motor a combustão somado ao elétrico e gerador, acionam as rodas dianteiras motrizes, e dão a Maverick Hybrid o desempenho similar ao de um carro esportivo, com acelerações rápidas e muita agilidade comprovada pelos 8,7 segundos no 0 a 100 km/h.

Pacote de equipamentos é bastante completo, assim como o da Lariat FX4 (Foto: Ford/divulgação)

O baixo consumo, alto desempenho e grandes tecnologias não privaram a nova picape da Ford de luxos e requintes: a Maverick Hybrid é bastante completa, com faróis e lanternas em LED, faróis com acendimento automático e função de comutação automática da luz alta, ar-condicionado digital automático de duas zonas, bancos forrados em material premium e ajustes elétricos para o banco do motorista.

Não para por aí: volante multifuncional em couro com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos exclusivo com tela de 6,5”, multimídia de 8” com conexões Apple CarPlay/Android Auto, freio de mão eletromecânico com função Auto Hold, janela da caçamba com abertura/fechamento elétricos, assistente inteligente de frenagem, 7 airbags, freios a disco nas quatro rodas, conexão com app FordPass e outros.

Bancos são forrados em material premium e o motorista tem ao seu dispor ajustes elétricos (Foto: Ford/divulgação)

A praticidade, um dos pilares para uma picape, é destaque na Maverick Hybrid: sua caçamba de 943 litros tem cerca de 1,35 m², e, de fábrica, já vem revestida em material resistente que protege a lataria. Há, ainda, na própria caçamba, iluminação própria, 8 pontos de fixação de carga, fixação para divisórias, além de compartimentos laterais exclusivos, perfeitos para objetos menores e mais frágeis. Outro bônus é um compartimento abaixo do assento traseiro, que acomoda muito bem as compras de uma ida ao supermercado, por exemplo.

943 litros na caçamba e praticidade para transportar cargas (Foto: Ford/divulgação)

Além de uma lista com mais de 10 acessórios oficiais para personalização da nova picape híbrida, a Ford oferece a opção de blindagem do veículo sem alteração na garantia de fábrica, prezando a segurança de quem pretende usar a picape nos grandes centros urbanos. Já disponível para venda online e na rede de concessionárias Ford, a Maverick Hybrid tem preço divulgado de R$244.890.

São mais de 10 acessórios originais para personalizar a nova picape híbrida, além da possibilidade de blindagem certificada pela Ford (Foto: Ford/divulgação)
Compartilhar:
Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.