Ford F-150: o que a picape mais vendida do mundo tem de melhor?

O mercado das picapes grandes é um dos que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. E, nesse importante segmento, um dos integrantes que mais tem feito sucesso é a Ford F-150. A consagradíssima 150 da Série F, líder absoluta de vendas no mundo das picapes (só em 2022, mais de 525 mil delas ganharam as ruas do mundo), é vendida no mercado nacional desde fevereiro, quando entrou em pré-venda em duas versões: Lariat, com aspecto mais esportivo e visual mais jovem, além da Platinum, refinada e luxuosa.

Desde então, o fenômeno F-150 já se consagra como a segunda picape mais vendida da categoria, isso sem falar no recorde da pré-venda: todas as 500 unidades do primeiro lote foram vendidas em menos de 1h10min! Um claro indício do sucesso da picapona da Ford não só no mundo, como também no Brasil. Motivos para isso não faltam, principalmente falando dessas duas versões vendidas no mercado nacional.

Sucesso da Série F inclui também o Brasil: hoje ela já é a segunda mais vendida da categoria (Foto: Ford/divulgação)

Além do design que transpira robustez, requinte e modernidade, com linhas inclusive inspiradoras para a Nova Ranger 2024, a F-150 já mostra suas virtudes por fora: seu porte é ideal para a categoria, tendo quase 6 metros de comprimento por 2,1 m de largura, o que permite espaço com muita folga para os cinco passageiros e comodidades de sedans de luxo. Todo esse porte generoso acaba se refletindo diretamente na caçamba, que, aliás, é a que tem maior volume da categoria: 1.370 litros, permitindo também que ela fique na liderança da capacidade de carga (até 728 kg na versão Lariat).

E, graças a mecânica forte, de alta capacidade e robusta, é possível fazer da F-150 um rebocador de respeito, afinal, a picapona campeã da Ford consegue puxar mais de 3,5 toneladas. Para se ter uma ideia, isso equivale a mais de quatro hatches de entrada, juntos!

Capacidade de reboque de 3,5 t, peso equivalente a quatro hatches subcompactos (Foto: Ford/divulgação)

Falando na mecânica da F-150, temos um time de sucesso formado pelo V8 de 90º Coyote de 5.0 litros e quatro comandos variáveis (dois para cada lado do “V”, melhorando sobremaneira o fluxo dos gases do motor), bloco e cabeçote inteiramente fundidos em alumínio (mais leves e eficientes), injeção de combustível com tecnologia dupla (direta para os momentos de alta performance e indireta no uso comum, entregando o melhor em termos de alimentação), isso sem falar na melhor potência e torque específico do segmento: são 405 cv e 56,7 mkgf, ou o equivalente a mais de 80 cv e 11 mkgf por litro do motor. Tudo graças a mais apurada engenharia e tecnologia empregada no V8. Show!

O V-8 da F-150 é o mesmo do esportivo Mustang, assim como o câmbio: bela dupla (Foto: Ford/divulgação)

Com toda essa força, capaz de mover a F-150 com tremenda rapidez (só o 0 a 100 km/h é cumprido em cerca de 7,0 segundos, surpreendentes levando em conta seu tamanho), a distribuição do torque pode ser feita para as quatro rodas e tem a opção de reduzida, sempre com foco nos terrenos mais difíceis e trechos off-road, locais que a caminhonete da Ford trafega sem problemas. Ainda faz parte do conjunto a eficiente transmissão automática de 10 marchas, mesma que equipa do esportivo Mustang.

A enorme capacidade do tanque (136 litros) somado às melhores médias de consumo da categoria fazem da F-150 uma picape eficiente (Foto: Ford/divulgação)

Com ela, a F-150 possui mais opções de velocidades da categoria, suavizando a condução e proporcionando menor consumo de gasolina. Ela, inclusive, é a que gasta menos combustível quando comparada com suas rivais, o que significa melhor alcance nos usos mais variados: são mais de 850 km no uso urbano (onde funciona o sistema Start&Stop nas paradas rápidas) e 1.150 km em rodovias (há a grade ativa, que pode se fechar nas maiores velocidades, diminuindo o arrasto aerodinâmico), seguindo as médias de consumo oficiais do INMETRO. É da F-150 também o tanque de maior capacidade, comportando nada menos que 136 litros.

Mais de 1.100 km de alcance rodoviário: com um tanque, é possível viajar com a F-150 de SP até o DF (Foto: Ford/divulgação)

E, apesar da brutalidade, robustez e tradição das grandes caminhonetes da Ford, a nova F-150 usa e abusa dos luxos e recursos tecnológicos, atraindo não só os compradores que buscam uma picape forte e capaz, bem como aqueles que não abrem mão dos mimos e refinamentos típicos de sedans executivos.

Mas ela não é só bruta e grande: também oferece luxo e requinte de sedãs executivos (Foto: Ford/divulgação)

Além das rodas aro 20 (cromadas na Platinum e escurecidas na Lariat) e faróis em LED com comutação alta automática, a consagrada Ford oferece teto-solar panorâmico, bancos/volante/pedaleira eletricamente ajustáveis, sistema de som assinado pela Bang&Olufsen com até 18 alto-falantes, tampa da caçamba com abertura/fechamento elétricos, câmera 360º, 24” de telas digitais multifunção incluindo painel de instrumentos e multimídia (12” de cada), freios a disco ventilados nas quatro rodas, bancos e detalhes internos em couro legítimo, conexão com smartphone via app FordPass, estrutura reforçada com 8 airbags e mais.

Interior moderno tem multimídia grande, painel de instrumentos digital, bancos em couro e ajustes elétricos para quase tudo (Foto: Ford/divulgação)

Apesar do seu tamanho, é possível guiar a F-150 com bastante facilidade e praticidade, isso porque, além dos sensores e radares que cuidam de todo o entorno da picape, ela traz de série importantes itens como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência, frenagem autônoma de emergência em marcha ré, assistente inteligente que auxilia a movimentação do volante em manobras de emergência (ao desviar de um obstáculo detectado pelo carro, por exemplo, a assistência elétrica da direção aplica força no volante para a rota ideal da manobra), frenagem automática em caso de risco de colisão em cruzamentos, alerta de saída de faixa com correção automática de trajetória, piloto automático adaptativo, monitor de ponto-cego que pode incluir reboques, entre outros.

Isso sem contar a já citada comutação automática do farol alto, controle automático do freio em descidas, controle eletrônico anticapotamento (função extra do ESP), controle inteligente de oscilação de reboque, além de ser uma das caminhonetes mais seguras do mundo, com nota máxima nos rígidos testes de colisão norte-americanos e aval do órgão oficial de segurança no trânsito dos EUA (NHTSA). Além de robusta, forte, potente, refinada e luxuosa, a F-150 oferece ainda uma alta rigidez torcional, graças a estrutura reforçada com aços especiais.

Por essas e outras fica claro o motivo do sucesso da picapona mais vendida do mundo, a Ford F-150, que vem repetindo o sucesso de vendas dos mercados mundiais também aqui no Brasil. Um fenômeno e tanto!

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Jornalista na área automobilística há 48 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e na Revista Motor Show por 24 anos, de onde foi diretor de redação de 2007 até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Ensino de Engenharia Paulista (IEEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e os Mil Quilômetros de Brasília em 2004, além de ter participado em competições de várias categorias do automobilismo brasileiro. Tem 67 anos, é casado e tem três filhos homens, de 20, 31 e 34 anos.