Entenda como funciona o sistema de escapamento
No ciclo de funcionamento de um motor de combustão interna, o sistema de escapamento é um dos itens que é fundamental para o funcionamento do motor, com importância relevante na potência, torque e consumo. Porém, é um dos itens menos cuidados pelos proprietários e, provavelmente, um dos mais modificados. Tão importante quanto o sistema de admissão, responsável pelo ar fresco que o motor respira, o sistema de escapamento direciona os resíduos da combustão e seus gases aquecidos para a parte traseira do carro, de maneira que as pessoas em seu interior não sintam o odor nem se contaminem com os gases tóxicos resultantes da combustão.
É intuitivo que quanto mais livre for a saída dos gases de escapamento, melhor será o rendimento do motor. Por isso, nos carros de competição, o sistema de escapamento fica restrito ao coletor, peça que coleta os gases queimados do cabeçote, reunindo-os em um único cano de descarga livre, sem restrições. Mas sabemos que em um carro de uso diário é absolutamente inviável a descarga do escapamento ser totalmente livre como em um carro de corridas: O ruído das cidades e estradas seria ensurdecedor, e a poluição gerada pelos escapes livres tornariam o gás expelido em um veneno que, em pouco tempo, poluiria completamente o ar que respiramos.
Por isso, além de um coletor muito bem elaborado, que facilite a saída dos gases queimados de dentro dos cilindros, o sistema ainda conta com catalisadores construído de cerâmica e metais nobres que, através de reações químicas, transformam boa parte dos gases nocivos ao ser humano em gases mais amenos que não nos fazem mal. Por isso, a eliminação dos catalisadores é algo que não deve ser feito jamais. Próprio do sistema de escapamento, sondas controlam os sistemas de injeção e ignição que, trabalhando em conjunto com os catalisadores, reduzem drasticamente a poluição do meio ambiente. Mas os gases resultantes desse processo químico são totalmente inofensivos? Não, os gases nocivos à saúde são reduzidos, mas não totalmente eliminados.
Por esse motivo, jamais um motor de um carro, por mais moderno que ele seja, pode funcionar em um ambiente fechado e sem ventilação. Essa prática pode, até mesmo, levar à morte as pessoas que estejam nesse ambiente fechado com o carro funcionando. Os modernos sistemas eletrônicos gestores da ignição e injeção, acompanhado dos seus sensores localizados no escapamento, não conseguem eliminar a totalidade dos gases tóxicos da combustão. E mesmo esse pequeno resíduo, quando em grande concentração, pode matar. Por isso, é importante o sistema de escapamento estar sempre em perfeitas condições de funcionamento, sem vazamentos, componentes danificados ou bloqueios. E, claro, na hora da manutenção sempre dê preferência aos sistemas originais, mesmo que o preço do paralelo seja mais atraente, principalmente os catalisadores e os silenciadores, pois eles têm a contrapressão ideal para aquela calibração do motor.