(Lançamento) Jeep Renegade 2023 chega de cara nova, coração diferente e conteúdos inéditos

O Renegade está novo…de novo. Ainda se mantendo na primeira geração, lançada em 2014, o SUV compacto da Jeep passa por sua segunda grande mudança no mercado nacional. Parte das novidades nós já adiantamos antes do lançamento, em uma matéria que você pode ler aqui, mas o modelo ganhou melhorias pra todos os lados: Mecânica, segurança, tecnologia, conforto e por aí vai. O objetivo, claro, é deixar o SUV queridinho do consumidor brasileiro ainda mais forte no ranking de vendas.

Renegade 2023 está mais seguro, completo, tecnológico e moderno (Foto: Jeep/divulgação)

Motor turboflex “onipresente”

Começando pelo principal, que vai embaixo do capô: A partir de agora não existe mais Renegade turbodiesel, e toda a gama de versões do modelo (composta pela Sport, Longitude, Série S e Trailhawk) é equipada sempre com o motor 1.3 turboflex (T270) herdado da prima Fiat Toro e do irmão maior Jeep Compass, além da tradicional transmissão automática Aisin de 6 marchas.

Novidade maior na mecânica, que agora sempre conta com motor 1.3 turboflex (Foto: Stellantis/divulgação)

Moderno e repleto de soluções tecnológicas em sua concepção, incluindo duplo comando variável, MultiAir e injeção direta de combustível, por exemplo, esse propulsor rende 180/185 cv e até 27,5 mkgf de torque (gasolina/etanol). Com ele, o Renegade se torna o SUV compacto mais potente do mercado nacional, desbancando finalmente a dupla Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008 equipadas com o 1.6 THP, enquanto empata em torque com o Renault Captur 1.3 TCe.

Segundo a fabricante, o novo Renegade 1.3 turboflex faz de 0 a 100 km/h em cerca de 8,8 segundos e atinge velocidade máxima de 208/210 km/h (gasolina/etanol, versão Sport 4×2). Em uma rápida comparação, com motor 1.8 E.TorQ, o Renegade levava 11 segundos para ir de 0 a 100 km/h, enquanto sua velocidade máxima não superava os 182 km/h. Um salto e tanto…

Renegade está mais rápido e ágil com motor turboflex (Foto: Jeep/divulgação)

Para não deixar órfãos os consumidores que andam no fora-de-estrada, a Jeep manteve a tração 4×4 com reduzida nas configurações mais caras do Renegade, Série S e Trailhawk, bem como as suspensões elevadas, transmissão automática de 9 marchas fornecida pela ZF, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, seletor de tipos de terrenos, controle eletrônico de descida, parachoques com maior ângulo de ataque/saída e visual mais aventureiro.

Novas tecnologias de série

Boa evolução nas modernidades de série (Foto: Jeep/divulgação)

O que faltava no Renegade eram mais tecnologias embarcadas, e nisso a Jeep investiu pesado: Desde a versão de entrada o modelo conta com faróis full-LED, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa ativo (que interfere sozinho na trajetória do carro), detector de fadiga, leitor de placas de sinalização, sistema Start&Stop, entre outros.

As configurações mais caras ainda podem trazer painel de instrumentos digital de 7”, carregador de celular sem fio, farol alto automático, Park Assist (estaciona sozinho), alerta de tráfego cruzado e monitor de ponto-cego. Destaque também para os 6 airbags presentes desde a versão mais barata, enquanto as mais caras ganham ainda uma sétima bolsa inflável para proteção do joelho do motorista em caso de colisão. Confira, mais abaixo, todos os itens de série, opcionais e preços de cada versão.

Foto: Jeep/divulgação

Mudanças visuais são as menores novidades

Um dos diferenciais do Renegade é seu design, e ele é o responsável por todo esse sucesso do modelo desde seu lançamento. Por isso não se mexe em time que está ganhando: Nessa linha 2023, a Jeep adicionou apenas um novo parachoque frontal, grade inédita e faróis modificados.

Visual básico foi mantido na frente (Foto: Jeep/divulgação)

Na lateral, as diferenças ficam por conta das novas rodas para todas as versões, enquanto a parte traseira ganhou também parachoque redesenhado e lanternas em LED menores. Seguindo o mesmo lema da parte externa, o interior do Novo Renegade se manteve praticamente inalterado, recebendo apenas o volante renovado (mesmo do Compass), instrumentação modernizada e novo console central para acomodar o carregador de celular sem fio. Mudanças bem discretas, daquelas que passam despercebidas pelos mais leigos.

…e traseira (Foto: Jeep/divulgação)

Vale lembrar que o Renegade continua praticamente o mesmo nas dimensões da carroceria (cerca de 4,25 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,71 m de altura e 2,57 m de entre-eixos), espaço interno (bom para quatro adultos e uma criança) e tamanho do porta-malas (até 385 litros), afinal ele foi apenas reestilizado, e não ganhou nova geração. Em compensação, os sistemas de direção, suspensão e freios passaram por melhorias diversas, sempre focando na dirigibilidade e conforto dos ocupantes.

O Renegade 2023 já está na rede de concessionárias Jeep e pode ser pintado em sete cores: Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz, Preto Carbon, Granite Crystal, Cinza Sting e Punk’N Orange, essa última exclusiva da Trailhawk. A garantia de três anos sem limite de quilometragem permanece, e os primeiros 1.000 compradores, segundo a marca, ganharão um kit composto por uma caixa de som, copo retrátil e corrente militar personalizada (dog tag).

Foto: Jeep/divulgação

Sport T270 4×2 – R$123.990

Itens de série: Seis airbags, controle de estabilidade e tração, Traction Control +, modo Sport, faróis Full LED, frenagem autônoma de emergência, alerta e assistente de manutenção de faixa, detector de fadiga, leitor automático de placas, três conectores USB (sendo um do tipo C), rodas de liga-leve de 17”, start-stop, bancos com forração exclusiva, câmbio automático de seis marchas, freio de estacionamento eletrônico, quadro de instrumentos com tela de TFT customizável, ar-condicionado, sistema multimídia de 7” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, piloto automático e limitador de velocidade ajustável.

Opcionais: Pack Exclusive (Rodas aro 18 e bancos em couro), sem valor divulgado.

Longitude T270 4×2 – R$138.990

Itens da Sport + borboletas para trocas de marcha no volante, sistema multimídia de 8,4” também com Android Auto e Apple Carplay sem fio, faróis de neblina em LED, quadro de instrumentos Full Digital com tela de 7”, carregador de celular sem fio, ar-condicionado automático digital de duas zonas, rodas de liga-leve de 18” e bancos em couro em preto.

Opcionais: Bancos em couro marrom, sem preço divulgado.

Série S T270 4×4 – R$163.290

Itens da Longitude + câmbio automático de nove marchas, tração 4×4 com bloqueio eletrônico de diferencial, seletor de terreno com quatro configurações, modo 4×4 Low, controle eletrônico de descida Hill Descent Control, sete airbags (incluindo um para o joelho do motorista), bancos em couro, abertura/fechamento do veículo e partida do motor sem chave, rodas de 19” de liga-leve, comutação automática do farol alto, assistente de estacionamento automático Park Assist, detector de tráfego traseiro e monitor de veículos no ponto cego.

Opcionais: Teto-solar panorâmico, sem preço divulgado.

Trailhawk T270 4×4 – R$163.290 (igual ao da Série S)

Itens da Série S + rodas exclusivas de 17” de liga-leve, pneus de uso misto exclusivos, suspensão elevada, proteções off-road para cardan, câmbio e tanque de combustível, selo Trail Rated, quadro de instrumentos digital de 7” com animação exclusiva, bancos em couro com costuras vermelhas, saídas laterais de ar-condicionado e contorno dos alto-falantes em vermelho e modo Rock (pedra) para o seletor de tipos de terreno.

Opcionais: Teto-solar panorâmico, sem preço divulgado.

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.