Seres Motors é nova marca de SUVs e utilitários elétricos no Brasil

Vem aí mais uma marca de automóveis para o Brasil. Ela e seus produtos, todos elétricos. A Seres Motors nasceu nos EUA, mas logo se tornou uma marca de capital chinês, com investidas do Grupo DFSK (formado pela DongFeng e Sokon). Quem chega ao mercado nacional é a Seres Brasil LTDA., importadora criada por empresários brasileiros que pretendem fazer da marca um sucesso por aqui através dos SUVs Seres e utilitários DFSK, todos em variantes 100% elétricas.

Foto: Seres/divulgação

Quem chega primeiro são os SUVs Seres 3 e Seres 5 EVR, que terão suas vendas iniciadas em fevereiro. O primeiro, um compacto de porte do Renault Captur (cerca de 4,38 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura com 2,65 m de entre-eixos), é conhecido na China como Fengon E3 EV. Tem motor elétrico dianteiro de aproximadamente 165 cv de potência e 30,6 mkgf de torque imediato, além de baterias de fosfato de ferro-lítio de 53 kWh. O alcance é de até 400 km, enquanto a recarga em fontes de 7 kWh demora aproximadamente 8 horas. O porta-malas é bizarro de tão grande: 526 litros, segundo a importadora.

Foto: Seres/divulgação

Apesar do visual um tanto sem personalidade e até um interior que remete aos antigos Audi A3, é um carro completo e rápido: consegue cumprir a prova de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos. Tem equipamentos bons, como câmera 360º, multimídia de 10,2”, painel de instrumentos digital, seis airbags, seletor de modos de condução, freio de mão eletromecânico, carregador de celular sem fio, controle eletrônico de descidas, chave presencial e monitor de pressão dos pneus. Há ainda faróis em LED, bancos de couro e rodas aro 18.

Já o Seres 5 EVR é maior, mais moderno e ousado no visual coupé. Tem porte de um Audi Q5 Sportback, cravando os 4,70 m de comprimento com 1,93 m de largura e 1,62 m de altura, e, segundo a Seres, são 723 litros de porta-malas. Ele já tem até versões de acabamento definidas: Smart 2WD (tração dianteira) e Smart 4WD (tração integral), com enormes diferenças no trem de força. Enquanto o primeiro entrega 347 cv de potência e 52 mkgf de torque imediato, permitindo 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, o 4WD vem com poderosos 550 cv e 83 mkgf. Nesse caso, o 0 a 100 km/h é 2 segundos menor!

Foto: Seres/divulgação

O Seres 5 EVR é um EREV (Extended Range Electric Vehicle, ou Veículo Elétrico de Alcance Extendido), assim como o finado BMW i3. A versão de tração dianteira tem motor elétrico instalado no eixo da frente, enquanto a de tração integral tem um propulsor em cada eixo. As duas configurações, além de permitirem recarga em tomadas residenciais de 220V, eletropostos ou wallbox, contam com um pequeno motor 1.5 de quatro cilindros movido a gasolina que serve apenas para gerar energia e recarregar as baterias. Quem move o SUVzão são os motores elétricos: o 1.5 a gasolina é um puro gerador.

Foto: Seres/divulgação

No caso do modelo maior, existem itens de série como a gigantesca multimídia de 17”, bancos dianteiros elétricos e resfriados, função de massagem para os passageiros da frente, teto-solar panorâmico, luzes ambientes em LED personalizável, sistema de som premium assinado pela Huawei, tampa do porta-malas com abertura elétrica presencial, painel de instrumentos digital, maçanetas externas embutidas na carroceria, rodas de liga-leve aro 20, assistentes inteligentes de condução e mais. Dependendo da configuração, são três cores de acabamento para a cabine: preto, cinza claro ou vermelho.

Tanto o Seres 3 quanto o Seres 5 EVR contam com garantia de fábrica de 5 anos ou 120 mil km, o que ocorrer primeiro. As baterias tem cobertura a parte: 8 anos ou os mesmos 120 mil km. Um terceiro SUV, o Seres 7, está nos planos da empresa no Brasil para o futuro e deverá ser seu maior e mais refinado produto por aqui.

Foto: Seres/divulgação

Mas não só SUVs estão nos planos da Seres Brasil como importadora. A homologação e estratégia de lançamento também está sendo criada para um pequeno furgão e um caminhãozinho urbano, os dois totalmente elétricos. Na verdade são “reencarnações” daqueles veículos pequenos no estilo Effa, Chana, Rely e outras que venderam por aqui, mas com a inédita tecnologia da eletrificação automotiva. Pela propulsão, porte e proposta, devem inaugurar uma categoria de veículos no mercado nacional.

Foto: Seres/divulgação

O caminhãozinho é o EC31, que tem 4,75 m de comprimento por 1,67 m de largura, será vendido apenas na configuração baú, com compartimento de 6,7 m³ de volume e até 1.020 kg de capacidade de carga. O furgão, em formato de van, é mais curto (4,5 m), mas conserva boa capacidade de carga: 4,8 m³ de espaço e até 950 kg de peso. Os dois tem a mesma mecânica, composta por um motor elétrico que fornece força para as rodas traseiras, com 81 cv de potência e 20,4 mkgf de torque imediato. Os veículos são feitos pela DFSK chinesa.

Foto: Seres/divulgação

EC31 e EC35 trazem baterias com 41 kWh de capacidade e autonomia ao redor dos 300 km, isso nas condições ideais. No conteúdo de série, direção elétrica, ar-condicionado, freios ABS, faróis de neblina, ajuste elétrico do facho dos faróis, rádio AM/FM, seletor giratório da transmissão, vidros/travas/retrovisores elétricos, câmera de ré, tela multifuncional no painel de instrumentos (que curiosamente vem com um conta-giros) e repetidores de seta nas laterais. Chama a atenção a possível ausência de airbags, além do volante que lembra muito aquele usado pela linha VW nos anos 2010. A previsão é que os utilitários estejam à venda no primeiro trimestre de 2023.

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Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.