Como um encontro de carros da Hyundai no interior de SP foi parar no Guiness Book
A Hyundai é uma marca que adora valorizar e interagir com seus clientes, e sempre está comemorando o primeiro comprador daquele ou desse carro, isso quando não organiza enormes eventos só para proprietários e seus carros. Isso no mundo todo, praticamente. No Brasil, onde a marca chegou oficialmente em 2012, inclusive há exatos 10 anos, não é diferente. Para isso existe o Mega Encontro Nacional Hyundai, que teve a primeira edição realizada no final de 2021, e a segunda no último domingo, dia 23/10.
Bastante completo, o evento teve desde uma etapa da competição Copa Shell HB20 (que já conta com 40 carros no grid e 50 pilotos ativos), onde os participantes do evento puderam até interagir com as equipes da competição e dar uma volta rápida dentro dos carros na pista. Os Hyundai dos participantes tiveram chance de passar por uma inspeção gratuita, enquanto seus donos conheciam as novidades da marca, como o Creta N-Line e as tecnologias de segurança do Novo HB20 2023. Um dia de confraternização, experiências, diversão e serviços gratuitos para os fãs e entusiastas da marca.
Tudo aconteceu no famoso autódromo Vello Citta, em Mogi-Guaçu, interior de São Paulo. A surpresa veio com o número de inscrições, que superou as 1.500 pessoas. Por isso a fabricante coreana não demorou para chamar uma juíza, Camila Borenstain, do livro dos recordes, o Guiness World Records, para tentar bater um recorde oficial: o maior desfile registrado de veículos Hyundai. 270 carros, entre HB20 e derivados, Creta, i30, Veloster, IX35, Santa Fé, Azera, Sonata, Tucson, Elantra e outros, originais ou não, além de seus proprietários, estavam lá focados em bater a meta.
O Guiness exigiu alguns requisitos para comprovar o recorde: os carros precisavam estar juntos, e percorrerem pelo menos 3,2 km em fila única contínua. Os motoristas tiveram que ficar de olho também quanto ao espaçamento entre os carros: não poderiam ter aberturas muito grandes entre um e outro da fila, senão não seria um desfile propriamente dito. Velocidade e progressividade também foram controlados, tudo para garantir e comprovar o feito.
Deu certíssimo, já que a pista do autódromo paulista tem quase 3,5 km, então bastou uma volta completa para superar a distância mínima exigida. Os tais 270 carros deram a volta seguindo as normas e…pronto! O encontro nacional entrou para o famoso livro dos recordes, superando a antiga marca de 218 carros, batida em dezembro de 2014 em Nevada, nos Estados Unidos. É o único recorde atual do Guiness envolvendo a Hyundai brasileira.
Jan Telecki, diretor de marketing e comunicação da marca na América Latina, e Daniel Kelemen, diretor da ABRAHY (Associação Brasileira de Autorizadas Hyundai) e fundador da Copa HB20 receberam a placa reconhecendo e confirmando o recorde das mãos de Camila. No final, um encontro oficial de proprietários da fabricante, feito no interior de São Paulo, acabou indo parar em uma das publicações mais conhecidas do mundo, e de uma forma pra lá de interessante.