(Lançamento) Linha Toyota Yaris 2023 traz novo visual e melhorias a partir de R$92 mil

Os compactos premium da Toyota, Yaris hatch e Yaris sedan, chegaram à linha 2023 em pleno janeiro de 2022. Adiantada, a fabricante japonesa preparou um novo visual para os modelos, bem como maior conteúdo de série para todas as versões e mudanças nas opções mecânicas. Os modelos, feitos em Sorocaba (SP), concorrem com outros queridinhos de mercado como Chevrolet Onix e Onix Plus, Hyundai HB20 e HB20S, VW Polo e Virtus, Fiat Argo e Cronos, Honda City e City Sedan, entre outros.

Foto: Toyota/divulgação

As maiores mudanças visuais na dupla Yaris/Yaris Sedan estão focadas na dianteira, que recebeu novo parachoque, grade, faróis e capô. Apesar de outros detalhes externos renovados, como por exemplo as rodas de liga-leve, nenhum dos dois modelos passou por retoques na parte traseira ou no interior, mantendo o design de 2018, ano em que estrearam no Brasil.

Agora os dois carros estão disponíveis nas versões XL (R$92.190 na carroceria hatch e R$96.390 na sedan), XS (R$101.490 na carroceria hatch e R$104.990 na sedan) e XLS (R$112.690 na carroceria hatch e R$116.990 na sedan), que perderam os sobrenomes Live, Plus ou Connect. Quem também saiu de cena foi o hatch aventureiro Yaris X-Way: mesmo que ele surfasse na onda do sucesso dos crossovers, seus números de venda sempre ficaram abaixo do esperado pela Toyota.

Foto: Toyota/divulgação

Na lista de novos equipamentos, o que mais chama a atenção é a adoção de luzes diurnas em LED, alerta para uso do cinto de segurança no banco traseiro e 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista) de série para todas as versões. Os investimentos na segurança não param por aí: As versões mais caras, XS e XLS, agora contam com alerta de colisão com assistente de frenagem (diferente do sistema de frenagem autônoma de emergência, já que apenas amplia a força de frenagem do motorista), e o importante alerta de saída de faixa.

Motor 1.3 e câmbio manual ficam de fora

Foto: Toyota/divulgação

O Yaris sempre compartilhou sua mecânica com o irmão menor Etios, que saiu de linha recentemente. Isso inclui os motores 1.3 16v, 1.5 16v e a transmissão manual de 5 marchas. Mas como boa parte da produção do conjunto composto pelo câmbio manual e motor 1.3 era destinada ao Etios, não valia mais a pena oferecê-lo no Yaris.

Agora, a linha Yaris é movida apenas com o motor 1.5 16v de 105/110 cv de potência e 14,3/14,9 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado a já conhecida transmissão automática do tipo continuamente variável (CVT) que simula 7 velocidades. Junto com o Honda City e City Sedan, os compactos da Toyota são um dos poucos modelos que nadam contra a maré dos motores superalimentados.

Foto: Toyota/divulgação

As novidades já estão sendo distribuídas para a rede de concessionárias da Toyota do Brasil, e podem ser pintadas nas cores Vermelho Polar (exclusiva da carroceria hatch), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito, Azul Titan e Branco Lunar. Mantendo o padrão de toda sua gama de modelos, a fabricante japonesa dá garantia de 5 anos ou 150 mil km para o Yaris hatch e Yaris Sedan.

Confira abaixo mais fotos, lista de itens de série e ficha técnica dos dois modelos:

 

Compartilhar:
Tem 20 anos, cursa Publicidade e Propaganda, é filho do jornalista Douglas Mendonça, e desde que se conhece por gente, convive com carros e está envolvido no mundo automobilístico. Aprendeu a ler nas revistas automotivas, cresceu frequentando oficinas, corridas, encontros e eventos com o pai, e daí veio sua maior paixão: os carros. Lucca se tornou o braço direito do pai após sua perda de visão em 2012, ajudando na produção de matérias, reportagens, avaliações e textos sobre carros. No Carros & Garagem, é responsável pela cobertura de eventos de lançamento de novos veículos, e produz avaliações, fotos e comparativos de modelos. Os carros estão até nos seus hobbies: Possui um acervo com centenas de manuais do proprietário de veículos diversos, além de colecionar revistas, folders, catálogos e por aí vai.