(Lançamento) Linha Toyota Yaris 2023 traz novo visual e melhorias a partir de R$92 mil

Os compactos premium da Toyota, Yaris hatch e Yaris sedan, chegaram à linha 2023 em pleno janeiro de 2022. Adiantada, a fabricante japonesa preparou um novo visual para os modelos, bem como maior conteúdo de série para todas as versões e mudanças nas opções mecânicas. Os modelos, feitos em Sorocaba (SP), concorrem com outros queridinhos de mercado como Chevrolet Onix e Onix Plus, Hyundai HB20 e HB20S, VW Polo e Virtus, Fiat Argo e Cronos, Honda City e City Sedan, entre outros.

Foto: Toyota/divulgação

As maiores mudanças visuais na dupla Yaris/Yaris Sedan estão focadas na dianteira, que recebeu novo parachoque, grade, faróis e capô. Apesar de outros detalhes externos renovados, como por exemplo as rodas de liga-leve, nenhum dos dois modelos passou por retoques na parte traseira ou no interior, mantendo o design de 2018, ano em que estrearam no Brasil.

Agora os dois carros estão disponíveis nas versões XL (R$92.190 na carroceria hatch e R$96.390 na sedan), XS (R$101.490 na carroceria hatch e R$104.990 na sedan) e XLS (R$112.690 na carroceria hatch e R$116.990 na sedan), que perderam os sobrenomes Live, Plus ou Connect. Quem também saiu de cena foi o hatch aventureiro Yaris X-Way: mesmo que ele surfasse na onda do sucesso dos crossovers, seus números de venda sempre ficaram abaixo do esperado pela Toyota.

Foto: Toyota/divulgação

Na lista de novos equipamentos, o que mais chama a atenção é a adoção de luzes diurnas em LED, alerta para uso do cinto de segurança no banco traseiro e 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelhos para o motorista) de série para todas as versões. Os investimentos na segurança não param por aí: As versões mais caras, XS e XLS, agora contam com alerta de colisão com assistente de frenagem (diferente do sistema de frenagem autônoma de emergência, já que apenas amplia a força de frenagem do motorista), e o importante alerta de saída de faixa.

Motor 1.3 e câmbio manual ficam de fora

Foto: Toyota/divulgação

O Yaris sempre compartilhou sua mecânica com o irmão menor Etios, que saiu de linha recentemente. Isso inclui os motores 1.3 16v, 1.5 16v e a transmissão manual de 5 marchas. Mas como boa parte da produção do conjunto composto pelo câmbio manual e motor 1.3 era destinada ao Etios, não valia mais a pena oferecê-lo no Yaris.

Agora, a linha Yaris é movida apenas com o motor 1.5 16v de 105/110 cv de potência e 14,3/14,9 mkgf de torque (gasolina/etanol), acoplado a já conhecida transmissão automática do tipo continuamente variável (CVT) que simula 7 velocidades. Junto com o Honda City e City Sedan, os compactos da Toyota são um dos poucos modelos que nadam contra a maré dos motores superalimentados.

Foto: Toyota/divulgação

As novidades já estão sendo distribuídas para a rede de concessionárias da Toyota do Brasil, e podem ser pintadas nas cores Vermelho Polar (exclusiva da carroceria hatch), Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto Infinito, Azul Titan e Branco Lunar. Mantendo o padrão de toda sua gama de modelos, a fabricante japonesa dá garantia de 5 anos ou 150 mil km para o Yaris hatch e Yaris Sedan.

Confira abaixo mais fotos, lista de itens de série e ficha técnica dos dois modelos:

 

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.