Chevette S/R: Comercial de lançamento (vídeo)

Com bom acerto dinâmico, o Chevette nunca tinha tido uma versão esportiva: a GP foi a que chegou mais perto disso, mas seu motor 1.4 ganhava apenas 3 cv em relação as configurações normais (72 cv da GP contra 69 cv do restante da linha), o que acabou desapontando o público geral. Mas, no Salão do Automóvel de 1978, a Chevrolet colocou em seu estande um conceito de uma versão esportiva do Chevette chamada S/R (Sport/Racing), que tinha grandes chances de ir para as linhas de produção.

Oficialmente, o Chevette S/R só foi lançado dois anos depois, em 1980 já como linha 1981: ele vinha com pintura em dois tons, faróis de neblina, aerofólio e faixas decorativas para mostrar seu lado esportivo, mas, principalmente, trazia também o novo motor 1.6 do carro-conceito de 1978, que desenvolvia 80 cv, fazendo o pequeno de 898 kg chegar a cerca de 148 km/h de velocidade máxima (10 km/h a mais que as versões comuns), e fazer 0 a 100 km/h em aproximadamente 16 segundos (cerca de 3 segundos a menos que o restante da linha).

Apesar de tudo, essa versão esportiva teve vida curta: lançada no final de 1980, ela durou menos de três anos, saindo de linha em 1983 com a chegada do Monza (que depois também teve sua própria versão S/R).

Compartilhar:
Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.