Audi volta a produzir no Brasil: Q3 e Q3 Sportback são os primeiros

Depois de cerca de um ano e meio de hiato, as linhas de produção da Audi no Brasil voltam à ativa. A planta é a mesma de São José dos Pinhais, no Paraná, que é dividida com a VW (o SUV compacto T-Cross também sai de lá), e recebeu investimentos de cerca de R$100 milhões para ser modernizada e capacitada para a produção de Q3 e Q3 Sportback, inicialmente. O Audi A3 Sportback e A3 Sedan também deverão ser nacionalizados no futuro.

Foto: Audi/divulgação

A dupla de SUVs, tanto o Q3 convencional quanto o Sportback, passam a ser produzidos por aqui apenas com motor 2.0 TFSI, o EA-888, de 231 cv e 34,6 mkgf de torque, além do câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic com oito velocidades e tração integral Quattro. Os Q3 1.4 TFSI, que vinham importados da Hungria, por enquanto saem de cena.

Foto: Audi/divulgação

Os dois modelos são feitos em um sistema chamado SKD (Semi Knock Down, mais evoluído que o CKD – Completed Knock Down). As peças e componentes, já parcialmente montados, vem de navio da Europa, são montados e finalizados no Paraná. Os novos Audi nacionais são vendidos em três versões: Prestige (exclusiva da carroceria convencional), Performance e Performance Black. A capacidade máxima de montagem da fábrica é de 4 mil carros/ano, com produção em dois turnos.

Foto: Audi/divulgação

Passado memorável

Inaugurada em 1999, a fábrica da Audi no Brasil estreou suas linhas com o hatch A3, que se manteve em produção ao lado do seu primo VW Golf até 2006. Depois de nove anos parada, as linhas brasileiras retomaram a produção do A3 Sedan, seguido da nacionalização do Q3 (ainda de primeira geração) em 2016.

Foto: Audi/divulgação

O Q3 de primeira geração saiu de linha em 2019, seguido do A3 Sedan de primeira geração que se despediu no final do ano seguinte. Dali em diante, foram cerca de 1 ano e seis meses até a atual retomada com esses novos Q3 e Q3 Sportback.

Compartilhar:
Com 22 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.