(Avaliação) Novo Audi A3 Sportback 2.0 TFSI honra as origens, mas vale R$300 mil?

Esse é o Audi A3 Sportback, mas também pode ser chamado de A3 hatch. Essa, inclusive, é a carroceria original do primeiro Audi A3 lá de 1996. A variante sedan demorou bastante tempo pra chegar ao mercado mundial, só na década de 2010, e, curiosamente, se tornou bem mais popular no Brasil. É muito mais fácil encontrar os A3 modernos de três volumes do que hatch pelas nossas ruas.

A3: hatch é pioneiro, mas o sedan das gerações atuais faz mais sucesso (Foto: Lucca Mendonça)

Mas a Sportback, que compartilha o nome com os SUVs coupé da marca, também tem seu lugar ao sol. Ela se diferencia pelo natural lado esportivo dos hatches e um visual aguçado, que lembra até os RS, ainda mais nessas cores vivas da carroceria. Além dessa Azul “sabonete” do carro das fotos, existe um azul marinho, vermelho metálico e até amarelo “mostarda”. Aposta ousada da Audi no mundo dos carros premium, que geralmente não sai do trivial preto/prata/branco.

Aposta ousada da Audi em investir nas cores chamativas para o A3 (Foto: Lucca Mendonça)

O toque final da pegada “sport” vem da baixa posição de guiar, cockpit que se encaixa em volta do motorista com comandos à mão, e a típica dinâmica bem ajustada de um carro alemão, com precisão ímpar de direção, freios e suspensões, que nesse caso são independentes nas quatro rodas.

O excelente motor 2.0 TFSI, turbo com injeção direta e duplo comando variável, é outro que pesa muito a favor nessa equação: rende saudáveis 204 cv de potência e 32,6 mkgf de torque máximo, ou seja, garante ótimos 7,2 kg/cv na relação peso/potência desse A3. Isso sem falar do câmbio, nesse caso automatizado de dupla-embreagem com 7 marchas (S-Tronic), responsável pelas trocas suaves e pique de sobra também pra acelerar.

Motor 2.0 turbo, casado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem, deixa o carro bem esperto (Foto: Lucca Mendonça)

Até pouco tempo atrás, antes da nova calibração exigida pelo Proconve L7, os A3 2022 tinham 190 cv, então fique de olho: mesmo sendo iguais no visual, do mesmo nível de acabamento e de ano-modelo idêntico, esses carros podem ser mais ou menos potentes. A preferência, claro, sempre vai para os recalibrados com 204 cv. Nem é pela potência (190 cv já são mais do que suficientes), mas sim por questões de mercado na hora da revenda.

Anda e para

Duas coisas que o A3 Sportback faz muito bem: andar e parar (Foto: Lucca Mendonça)

Essas são duas coisas que o A3 Sportback faz muito bem, seja pelo conjunto mecânico apurado, que garante acelerações vigorosas em qualquer um dos modos de condução (claro que no Dynamic, mais esportivo, as coisas “esquentam” ainda mais), ou pelos competentes freios a disco nas quatro rodas. Segundo dados oficiais, ele consegue ir de 0 a 100 km/h em cerca de 7,5 segundos e se aproxima dos 240 km/h de velocidade máxima.

Dentro das bonitas rodas aro 18 com pneus de perfil bem baixo, grandes discos de freio (Foto: Lucca Mendonça)

E não podemos falar de números sem contar um dos principais segredos do A3, tanto sedan quanto hatch: a economia de combustível. Pode ser pesado, com motor grande e custar caro, mas ele briga de igual pra igual com compactos populares na hora de poupar gasolina, único combustível que ele aceita.

Seja pelo Start&Stop “desligando” na cidade, sistema de roda-livre “banguelando” na estrada ou modo Efficiency ativado 100% do tempo, o compacto alemão fez bonito com 14,3 km/l no uso urbano e 20,2 km/l no rodoviário registrados no computador de bordo.

O visual sugere esportividade, mas ele gosta mesmo é de economia (Foto: Lucca Mendonça)

Apesar do belíssimo pacote formado pelos pneus de perfil baixo (225/40) e grandes rodas aro 18, que é muito lembrado na buraqueira brasileira, esse Audi anda macio, suave e silencioso quando comparado com os concorrentes. É, novamente, mérito da engenharia alemã, que preparou um bom ajuste de molas/amortecedores e bancos que acomodam bem o corpo.

Espaço interno não é o forte

Dadas as devidas proporções, o A3 é um carro de entrada e o mais compacto dentro da gama da Audi, ainda mais nessa carroceria hatch. Não podemos esperar nada surpreendente na sua cabine, que inclusive é muito caprichada nos materiais e tons de acabamento, mas tem suas limitações de espaço interno.

Painel e laterais de porta são bem acabados e trazem materiais de alta qualidade, mas o espaço é limitado (Foto: Lucca Mendonça)

As dimensões da própria carroceria não permitem muita “mágica”: são cerca de 4,3 m de comprimento, apenas 1,43 m de altura e o menor entre-eixos da categoria (2,64 m), o que deixa o habitáculo mais restrito pra quem tem maior estatura, principalmente atrás. Por causa da concepção e plataforma iguais a do A3 Sedan, o Sportback tem outros probleminhas comuns como caixas de ar altas, portas pequenas e, principalmente, um enorme túnel central.

Cabine com bons materiais e acabamento premium, mas espaço é razoável (Foto: Lucca Mendonça)

Ainda bem que bancos dianteiros e traseiros são naturalmente baixos, ajudando a acomodar esses passageiros grandinhos. Da mesma forma, o porta-malas comporta até 380 litros, mesma capacidade de um Fiat Pulse, por exemplo. De um jeito ou de outro, espaço interno não é o forte dele.

No caso do carro avaliado, com interior preto, a sensação de espaço é ainda menor (Foto: Lucca Mendonça)

Tudo isso junto: R$300 mil

Batendo tudo isso num “liquidificador imaginário” temos esse A3 Sportback das fotos, um carro bastante ágil, quase esportivo, com muita tecnologia e requinte a bordo, surpreendentemente econômico, confortável na medida do possível e de espaço interno razoável. O carro avaliado é o mais caro disponível, da versão Performance Black (R$279 mil) equipada com diversos opcionais que somam quase R$22 mil. No fim das contas, mais de R$300 mil.

No resumo, o A3 Sportback é um carro bastante ágil, com mecânica bem eficiente falando de desempenho e economia, requintado dentro do seu segmento e, na medida do possível, com agradável espaço interno (Foto: Lucca Mendonça)

Descendo um andar está a versão S-Line, com o motor 2.0 TFSI e câmbio S-Tronic, também recheada de equipamentos e com a opção de diversos itens extras, que sai por R$264 mil básica, sem opcionais.

Ainda assim, melhor que a concorrência

A surpresa vem agora: o A3 Sportback é a melhor compra dentre os hatches médios premium vendidos no Brasil. Os outros representantes, vendidos em versão única, são Mercedes-Benz A250 de R$333 mil, que já passou aqui pelo Carros&Garagem e ficou devendo muito em itens de série, e BMW 118i, tabelado em cerca de R$290 mil.

R$300 mil no preço final, mas ainda é mais barato que a concorrência (Foto: Lucca Mendonça)

Sem entrar nesse mérito do que um carro oferece e outro deixa de oferecer, o A3 Sportback Performance Black é o mais barato do trio, e de longe o mais feliz na relação custo X benefício. Mesmo equipado com tudo que tem direito (até mais que essa unidade azul testada), o Audi continua bem mais barato que o salgadíssimo A250, e não fica tão longe do 118i “básico”.

Barato? Não. Pagar R$300 mil em um A3 Sportback beira a bizarrice (assim como comprar qualquer 0 km nos dias atuais), mas, pra quem quer desembolsar isso em um hatch luxuoso, saiba que esse Audi é a melhor escolha dentro do seu seleto segmento.

Ficha técnica:

Concepção de motor: 1.984 cm³, gasolina, quatro cilindros, 16 válvulas (quatro por cilindro), turbo, injeção direta, duplo comando de válvulas, variador de fase na admissão e escape, bloco em ferro fundido e cabeçote em alumínio
Transmissão: automatizada de dupla embreagem com 7 velocidades, possibilidade de trocas manuais em paddle-shifts no volante
Potência: 204 cv a 6.000 rpm
Torque: 32,6 mkgf entre 1.500 e 4.200 rpm
Suspensão dianteira: independente, do tipo McPherson
Suspensão traseira: independente, do tipo multilink
Direção: tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica progressiva
Freios: discos ventilados nas quatro rodas
Pneus e rodas: Bridgestone Turanza T005, medidas 225/40. Rodas de liga-leve aro 18
Dimensões (comprimento/largura/altura/entre-eixos): 4,34 m/1,82 m/1,43 m/2,63 m
Porta-malas: 380 litros
Tanque de combustível: 50 litros
Peso em ordem de marcha: 1.485 kg
Aceleração 0 a 100 km/h: 7,4 segundos
Velocidade máxima: 248 km/h
Preço básico: R$278.990 (Carro avaliado: R$300.700)

Itens de série:

Espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis e aquecíveis, Espelho retrovisor interno antiofuscante automático borderless, Ar-condicionado digital automático com 2 zonas, Sistema de alarme antifurto, Tampa do compartimento de bagagem com abertura automática, Keyless entry/Go (Chave conforto presencial), Tomada de 12 volts e 2 portas USB para a área do banco traseiro, Audi virtual cockpit plus 12,3″, multimídia MMI Plus touchscreen 10″, Audi premium sound system, Audi smartphone interface, Audi Phone Box light, Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com a função Parking assist, Freio de estacionamento eletromecânico, Função Auto Hold, Controle de cruzeiro com limitador de velocidade, Câmera de ré, Audi Drive Select, Airbags frontais para motorista e passageiro, Airbags laterais dianteiros e sistema de airbag para cabeça, Cintos de segurança com sensor de afivelamento para todos os ocupantes, Sistema Start-Stop, Rodas de liga-leve aro 18 Audi Sport modelo Blade, Faróis full-LED, Teto-solar, Bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista

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Com 21 anos, está envolvido com o meio automotivo desde que se conhece por gente através do pai, Douglas Mendonça. Trabalha oficialmente com carros desde os 17 anos, tendo começado em 2019, mas bem antes disso já ajudava o pai com matérias e outros trabalhos envolvendo carros, veículos, motores, mecânica e por aí vai. No Carros&Garagem produz as avaliações, notícias, coberturas de lançamentos, novidades, segredos e outros, além de produzir fotos, manter a estética, cuidar da diagramação e ilustração de todo o conteúdo do site.